segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Segunda Divisão Paulista 2011

E chegamos na última fase do maior torneio profissional do Brasil! Depois de uma 3ª fase cheia de emoções, chegou a hora da decisão, quem vai disputar a Série A3 em 2012? Nessa fase, todos os prognósticos caem por terra, não há mais racionalidade, é pura e simplesmente futebol. Os dois primeiros de cada grupo subirão para a Série A3. Quem subirá? Quem ficará pelo caminho? São perguntas sem resposta, pois a única certeza dessa fase do certame são os bons jogos, que recomendamos a todos que tiveram a chance presenciar.

E aí vão os grupos;

Grupo 16

Capivariano
Portuguesa Santista
Barretos
Olímpia

Grupo 17

Votuporanguense
Guaçuano
Primeira Camisa
Independente

Theyab Awana


Theyab Awana, certamente, você não leitor, não consegue associar esse nome a nenhuma figura. Bem, Awana ficou famoso a pouco tempo por um feito singular no futebol; fazer um gol de penâlti com o calcanhar, algo que cremos ser inédito no futebol.

Mas infelizmente, num acidente de carro, depois de um treino com a seleção nacional dos Emirados Árabes Unidos. Seu irmão, de apenas 13 anos, também não resistiu e acabou falecendo no hospital.

Em memória de Awana, deixamos aqui o lance único que ele nos proporcionou;

http://www.youtube.com/watch?v=xcSY-MVE6ZU&feature=player_embedded

domingo, 18 de setembro de 2011

Casa


Acreditamos que todos os torcedores encaram os estádios de seus clubes não só como campos de futebol, mas como uma casa, que agrega uma série de pessoas em torno de algo comum; o time. Mas em alguns casos, esse conceito de casa vai um pouco além, como o sr. Spenny Larham pode comprovar.

Larham pode ser considerado um cidadão comum, usual, mas sua paixão pelo Wisbech Town, clube da 9ª Divisão Inglesa. Larham morava no centro de Cambridshire com seus 2 filhos. "Morava". O Wisbech possui um estádio modesto, mas que atende as necessidades do clube; o Fenland Stadium. Pois muito bem, o Fenland possui incluída uma casinha, na qual morava o zelador-segurança. Quando o imóvel ficou vago, Larham não pensou duas vezes; deixou sua casa no centro para fixar residência para esse verdadeiro flat.

Muitos acham isso uma sandice, mas confesamos; sentimos uma ponta de inveja da família Larham...

Para quem quiser conhecer melhor o Fenmen (o apelido do clube, aí vai o site oficial deles: http://www.wisbechtown.co.uk/

sábado, 17 de setembro de 2011

Ceares


Mais um clube de controle popular surge na Espanha; trata-se do Union Club Ceares, da região das Astúrias. Fundado em 1946, ano passado o clube se tornou de "accionado popular", adotando o lema de "contra o futebol moderno". Nesse quadro de crise econômica, uma iniciativa coletiva é algo bem mais sensato do que iniciativas megalomaníacas. Lembrando que no futebol espanhol, Barcelona e Real Madrid ficam com a maior parte e os outros clubes com o resto.

Mas até o momento, os Ciares não estão com muita sorte; 4 jogos e 4 derrotas. Mas acreditamos que eles não vão se abater. Torceremos por eles, e não ao futebol moderno.

vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=euvowAtP3d0

site oficial: http://www.ucceares.com/

Non League Day

Não conseguimos traduzir isso, mas podemos falar a idéia, que se não é brilhante, é algo muito próximo disso. Na Inglaterra, existemespantosas 23 Divisões, que vão das profissionais de âmbito nacional às amadoras de âmbito regional porém, e estas últimas são as famosas "non-league". Nessas divisões, proliferam clubes que são controlados pela torcida, pois afinal de contas, os custos são relativamente baixos, mas caso venha uma verba a mais, ninguém vai negar. Então, numa eventualidade, veio uma idéia.

No último jogo entre Inglaterra e Bulgária, em Sofia, pelas eliminatórias da Euro, todas as partidas entre clubes foram suspensas, exceto daqueles que estão nas divisões semi-profissionais e amadoras. Nisso, um sujeito chamado James Doe, torcedor do Queens Park Rangers, da Premier League, decidiu ver uma partida no estádio do seu clube local; o Harrow Borough FC, que está na 1ª Divisão da Ishtiman League, que cobre a cidade de Londres e o Sudeste da Inglaterra.

A idéia pegou, e em todos os dias em que não há jogos dos profissionais, os torcedores vão ver os times de sua localidade. E isso é bom por uma série de motivos; por mais baixo que seja o nível técnico dos times, uma partida no estádio sempre é legal, e além disso, tais clubes precisam de dinheiro. As entradas variam de divisão para divisão, variando de 3,50 à 15 libras, bem mais em conta do que as 40 ou 60 cobradas num jogo da Premier League. Além disso, tais clubes mantêm times infantis e juvenis, dando uma chance para aqueles que não puderam ingressar na base de um time grande ou que não podem pagar por uma escolinha. Outro ponto é que não poucos clubes das divisões inferiores desaparecem por falta de verba, e que 50 ou 100 pessoas a mais no estádio é uma bela de uma ajuda. A iniciativa ganhou força, e hoje é nacionalmente reconhecida

Seria uma boa idéia aplicar isso no Brasil. Os jogos das Séries A2, A3 e B Paulista ocorrem em horários que não conflitam com a maioria dos jogos das Divisões Nacionais, sejam A, B ou C. As médias de público da Série B Paulista demonstram isso. Poucos clubes conseguem ultrapassar a base dos 1,000 pagantes.

Deixaremos o site oficial do Non League Day, avisando que é apenas em inglês, mas pra quem quiser dar uma olhada, é válido. Finalizamos esse post com uma frase que os ingleses usaram no site deles; apoie o time de sua cidade.

http://www.nonleagueday.co.uk/

Só a Título de Esclarecimento

Os leitores assíduos do blog (sim, existem alguns milhares deles) estão percebendo que as atualizações estão ficando mais escassas. Bem, viemos aqui falar que o panorama continuará assim. Estamos entupidos de trabalho, tanto o convencional (que é de segunda à sábado) como também em outros projetos (que muito em breve vocês verão). Assim sendo, tentaremos então usar de conteúdo exclusivo, algo que vá além de notícias (não que estas vão ser abandonadas, jamais serão), mas coisas que definitivamente, poucas pessoas sabem. Temos pouco tempo para pesquisa, então, precisaremos de mais tempo para preparar o conteúdo, logo, as atualizações ficarão um pouco esporádicas, mas creio que serão umas 2 ou 3, 4 com sorte, por semana, sobretudo nos finais dela. Hoje por exemplo, é sábado, e estamos trabalhando nisso.

Esse é um comunicado visando atender os leitores que por 2 anos investem (ou perdem, dependendo do ponto de vista) tempo nesse blog, e que por isso, devemos tratá-los com respeito, com mais do que respeito até. Não é relaxo nosso essa demora, e sim, falta de uma agenda mais relaxada. Como diria o grande Barão de Itararé, tudo seria fácil se não fossem as dificuldades.

Assim sendo, ao trabalho!

domingo, 11 de setembro de 2011

Igualdade

Ultimamente, o Oriente Médio está passando por uma grande tensão. Estamos vendo a Primavera Árabe, que proporcionou a queda de regimes quase vitálicios na Tunísia, Egito, além de questões complicadas na Síria e no Bharain, além da questão complicadíssima na Líbia. Não temos muita autoridade para falar disso, afinal não é nossa especialidade, e falar sobre a região com pouco conhecimento da causa é coisa da revista Veja.

Assim sendo, falemos do que sabemos. Na Arábia Saudita, um dos maiores aliados do governo dos EUA, está havendo toda uma mobilização pelo futebol feminino, que tem uma das principais figuras a jogadora Rami Abdallah. Muitas autoridades religiosas condenam Abdallah estar espalhando comportamentos pouco recomendados para as mulheres, pois ao ver dessas autoridades, o esporte pode atrapalhar as mulheres a conseguirem um casamento, além de não ser apropriado mulheres praticarem atividades tidas como exclusivamente masculinas, como praticar esportes ou dirigir. Por sua vez, Abdallah diz que não possui nenhuma intenção de contrariar fundamentos religiosos ou qualquer coisa que vá nessa direção. E tem como maior objetivo fomentar o futebol feminino saudita, visando formar uma seleção para representar o país, sua tradição e sua fé. Para isso, procura convencer as autoridades sauditas que não é uma questão banal, mas uma questão de saúde, pois o esporte pode colaborar para isso. A atleta também apela para a FIFA, que ao nosso ver, possui uma política não muito inclusiva (a discussão do hijab e da exclusão da seleção do Irã demonstram um pouco isso)

Desejamos que não só as mulheres, mas a população saudita como um todo, possa conseguir conquistar direitos básicos, e que façam valer esses direitos. A luta está difícil, mas quem disse que seria fácil? Damos o nosso apoio a todas essas causas.

11/09


Essa data é fatídica. Além do evento envolvendo as Torres Gêmeas em 2001, em que milhares de pessoas morreram como consequência da política imperialista dos EUA, que conseguiu atrair o ódio de vários povos para esse país, e para pessoas que nada tem a ver com o Imperialismo Ianque. Essa data também representa um fato triste na América Latina; o Golpe Militar que tirou um presidente democraticamente eleito, Salvador Allende, por um governo militar encabeçado pelo general Pinochet, numa das ditaduras mais sangrentas que temos notícia. Tal ato foi orquestrado pela elite chilena, descontente com muitas medidas do governo Allende, e contaram com a ajuda do governo dos EUA.

Esse episódio deixou marcas profundas no Chile, e até hoje, elas podem ser sentidas. Hoje, uma organizada da Universidad de Chile organizará um evento, nessa data, que apersar dos pesares, é acima de tudo, uma data de luta, de luta contra qualquer coisa que avacalhe a humanidade, por interesses de alguns poucos.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Maringá

Bem, a muito tempo atrás, num post muito distante, abordamos a volta do Grêmio Maringá (poderíamos pescar esse post, mas você, leitor, pode ir lá no pesquisar e ver o que escrevemos sobre o assunto, nisso, pode ver alguma outra coisa...). Tudo bem, tudo legal, e até gostaríamos de abordar mais o futebol das divisões inferiores paranaenses, mas se só com muito esforço fazemos o esforço aqui em São Paulo, o que dizer de outros estados?

Mas o foco aqui é outro. Muitos sabem que fazer futebol no interior do Paraná é difícil, e que aos montes, equipes se licenciam ou se profissionalisam. Mas o que se passa em Maringá? Bem, vamos lá. O Grêmio Esportivo Maringá retornou. Até aí, tudo certo, tudo normal. Mas agora, um pouco de história ; o Gremio Maringa foi fundado em 1961, obteve várias conquistas, mas por motivos fincanceiros, o clube passava por várias pendengas. Na era dos empresários, quando um grupo comprava e não se dava bem, vendia para outro grupo que mudava o nome do time, mas era uma mudança superficial. Nisso, os torcedores contam umas 5 mudanças; o primeiro foi o Gremio Esportivo Maringá (1961-63), houve uma mudança em 1964-71, mas o clube conservou o nome, mas mudou o distintivo. Não podemos falar muito, pois é difícil achar informações detalhadas do passado do futebol do interior paranaense, mas sabemos que não foi aquela "mudaaança", mas mudou...quem sabe um dia quando formos para Maringá. A mudança pra valer mesmo viria em 75, sob o comando de Enio Pholman, um presidente de um clube amador da cidade, com o Grêmio de Esportes Maringá, que por questões jurídicas, não poderia usar o já consagrado nome, e como nos referimos no começo da postagem, essa foi (e está sendo) a tônica de toda a confusão. E esse Grêmio duraria até 96

Mas em 98, um grupo de ex-atletas do clube resolvem reativar o clube, surgindo então o Gremio Maringá - GEM. Em finais de 2002, depois de acumular muitas divídas, a diretoria vende os direitos do clube para um empresário, Aurélio Almeida, compra o time, e a agremiação mais uma vez troca de nome, tornando-se Gremio Maringá S/C . Mas já em 2004 esse clube deixa de existir. e o quinto, e até o momento último, é Gremio de Esportes Maringá que ficou parado de 2005 a 2009, mas voltou ano passado. A figura de Aurélio Almeida merece um pouco mais de espaço. Empresário do futebol, possui experiência como jogador, tendo passagens por Inter de Porto Alegre e Colo Colo, além de ter sido técnico de algumas seleções do Caribe, como Belize. Como empresário, se envolveu com clubes como o Império Toledo e o Real Brasil. Tais clubes não duraram muito tempo, com alegações de várias faclatruas de Almeida. Antes de qualquer coisa; não fazemos juízo de valores, não por imparcialidade, mas por desconhecimento. Uma coisa é ler, outra é ver pessoalmente, e como já dissemos, nunca estivemos em Maringá, então, estamos usando mais fontes do que de costume.

Em 2010, o Sociedade Esportiva Alvorada Club, até então um clube amador, decide se profissionalizar, e adivinhem, resolveu usar o nome de Grêmio Maringá. Só que eles colocaram um "Metropolitano" no meio. Nisso, Aurélio Almeida volta pra Maringá, "resgatando" o time que ele mesmo faliu alguns anos atrás. Ironia do destino, o Metropolitano consegue o título, e disputa a Série D, enquanto o Grêmio ficou em último no campeonato, depois do próprio Almeida ter assumido o comando técnido do time.

O mais estranho da questão é que Enio Pholman alega ter os direitos de usar o nome do time que Almeida diz ter comprado. Ou seja; possivelmente teremos 3 times quase clones na mesma cidade. E como fica a imprensa? E como fica a torcida? Geralmente, nesse tipo de caso, sempre dizemos que vamos procurar obter a resposta e colocar aqui, mas esse caso é tão confuso e pitoresco que mesmo com muito esforço, não saberemos se conseguiremos faze isso, não com muita agilidade, pelo menos. Seja como for, isso é um dos fatores que explica o crescimento do número de torcedores de clubes da capital paranaense, e até da paulistana, no norte do Paraná...

sábado, 3 de setembro de 2011

Segunda Divisão Paulista 2011

Cá estamos nós, abordando novamente a Série B Paulista. Já estamos a caminho de elaborar um material sobre a 3ª fase da competição, mas não o faremos antes de elaborar algo sobre a 2ª fase. Pretendemos mostrar como foi a classificação dos clubes, e se eles surprenderam, decepcionaram, ou cumpriram as expectativas. O critério para fazermos essas afirmações serão o planejamento inicial e o desempenho na 1ª fase. Assim sendo, começemos;


Grupo 7

1º Capivariano----16 pts ----5 vitótias----1 empate----0 derrota----13 gp e 4 gc

2º Guaçuano------10 pts----3 vitórias----1 empate----2 derrotas----11 gp e 6 gc

3º Bandeirante----6 pts-----2 vitórias----0 empate----4 derrotas----6 gp e 12 gc

4º Guariba--------3 pts-----1 vitória-----0 empate----5 derrotas----7 gp e 15 gc

Um grupo a princípio equilibrado, mas que levando em consideração a 1ª fase, poderíamos dizer que o Bandeirante de Birigui faria melhor, e que o Capivariano, que começou bem, mas depois decaiu um pouco, conseguindo a vaga na bacia das almas, ficaria pelo caminho. O Guaçuano passou num grupo com 6 times brigando por 4 vagas, que tinha o CAL Bariri e o São Judas, duas das piores equipes do certame, e sobre o Guariba, esperava-se que ficasse na 1ª fase, pois o clube lutou para não se licenciar, mas conseguiu superar, e muito bem, diga-se de passagem, Olé Brasil, Olímpia e Jaboticabal, mas suspeitávamos que não teria folêgo para a 2ª fase.

Bem, e o que podemos dizer? O Bandeirante decepcionou, com direito a uma acachapante derrota por 5 x 0 ante o Capivariano, em Birigui ainda por cima. As duas únicas vitórias da equipe foram contra o Guariba em casa e contra o Guaçuno, surpreendemente, em Mogi Guaçu. Sobre o Guariba, sua única vitória foi contra o própria Bandeirante, em casa, por 4 x 2. Quanto à Guaçuano e Capivariano, o primeiro tem que se preocupar um pouco (só um pouco, não é pra dar o sinal vermelho ainda) que suas únicas derrotas foram em casa (além da já citada ante o Bandeirante, o clube ainda perdeu pro Capivariano por 1 x 0), e em relação ao Capivariano, apesar desse desempenho dar moral pra próxima fase, o clube já deu mostras que é ocilante.


Grupo 8

1º Barretos-----12 pontos-----4 vitórias-----2 empates----0 derrota----8 gols pró e 3 contra

2º ECUS-----12 pontos-----4 vitórias-----2 empates-----0 derrota-----7 gols pró e 5 contra

3º Palmeirinha-----6 pontos-----2 vitórias-----0 empate-----4 derrotas-----5 gols pró e 6 contra

4º Cotia-----6 pontos-----2 vitórias-----0 empate----4 derrotas-----7 gols pró e 13 contra


O Barretos não claudicou e repetiu o espetacular desempenho da 1ª fase. Os únicos pesares foram 2 derrotas (ECUS e Palmeirinha, ambas fora de casa e ambas por 1 x 0) que impediram o clube de passar para a 3ª fase ainda invicto, coisa rara nessa divisão. Se continuar nesse ritmo, briga pelo acesso. Na 1ª fase, o ECUS foi outro que passou na bacia das almas, apenas 1 ponto a frente do 5º colocado, o que gerou muita alegria em um lado da cidade, pois o eliminado foi o maior rival União Suzano, sem excluir também o Joseense, que ficou a apenas 2 pontos. O Palmeirinha passou no mesmo grupo que o Guaçuano, então só precisou ser melhor que os dois últimos colocados, não dando pra avaliar muita coisa. E o Cotia, se não foi brilhante como o Barretos, não pirigou como o ECUS, e foi num grupo mais equilibrado que o do Palmeirinha, o que já é um grande feito para uma equipe que estreava na competição

Nossos prognósticos eram Barretos em 1º, e o resto brigasse pala 2ª vaga, com leve vantagem para o Cotia. Porém o que se viu foi um crescimento do ECUS, com um desempenho seguro, sendo o 1º time a vencer o Barretos em 2011. O clube nunca foi tido como um favorito ao acesso, e ainda não é, mas caso consiga sobreviver na 3ª fase, por quê não ir ao acesso? Por sua vez, Palmeirinha e Cotia ficaram pelo caminho. O que minou as chances do Palmeirinha foram as derrota em casa para o ECUS (0 x 1) e Barretos (1 x 2), respecitavemente, e não terem conquistado conquistado sequer um ponto fora.


Grupo 9

1º Independente-----10 pontos-----2 vitórias-----4 empates-----0 derrota----11 gols pró e 6 contra

2º Primeira Camisa----9 pontos----2 vitórias----3 empates-----1 derrota-----7 gols pró e 2 contra

3º Guarujá-----7 pontos-----2 vitórias-----1 empate-----3 derrotas-----9 gols pró e 14 contra

4º Sumaré----4 pontos-----0 vitória-----4 empates-----2 derrotas-----6 gols pró e 9 contra


Dois postulantes se não ao acesso, a boas campanhas, e outros 2 times brigadores. Essa foi a tônica desse grupo. O Independente contou com um investimento fora do comum para a competição, e qualquer coisa que não seja o acesso será encarado como prejuízo. O Primeira Camisa está mais preocupado em formar (e vender) atletas do que pelo acesso em si, mas para fazer negócio, o clube tem de ser reconhecido. O Guarujá, contra todos os prognósticos, superou Grêmio Mauaense e Jabaquara, mesmo em seu retorno ao profissionalismo, e os seus 2 rivais contavam com mais recursos, parcerias e estruturas melhores (muito se reclamou do estádio do Guarujá,o Antônio Fernandes), porém, acreditávamos que o clube atingiu o limite, e que deveria adquirir experiência para o próximo ano. Já o Sumaré fez grande campanha na 1ª fase, sendo superado apenas pelo Desportivo Brasil, e ficando a frente de Cotia e Capivariano, o que se não o credenciava ao acesso, pelo menos a uma campanha boa.

Podemos dizer que dos nossos prognósticos sobre os grupos, nos saímos bem nesse aqui. O Independente passou, muito devido às 2 vitórias sobre o Guarujá (1 x 2 fora e 5 x 0 em Limeira). No mais, empatou todos os outros jogos, o que mostra que se o clube consegue ir bem fora, têm de se impor mais em casa, o que pode fazer falta mais adiante. Pelo menos é o único clube que ainda está invicto na competição. Podemos dizer o mesmo do Primeira Camisa. As 2 vitórias foram fora de casa (1 x 2 Guarujá e 0 x 2 Sumaré), mas o clube perdeu do Guarujá por 3 x 2 em casa. Se fosse num mata-mata, o clube perderia a vaga para um time notadamente inferior. O Gurujá, repetimos, fez o que pode, e se não fosse a derrota de 5 x 0 ante o Independente, seria uma campanha ainda mais digna. O Sumaré apresentou um desempenho muito abaixo do visto na 1ª fase, e foi outro que não soube se impor em casa, não vencendo sequer um jogo. As únicas derrotas foram nas duas últimas rodadas, quando o clube ainda tinha alguma chance, mas perdeu de 4 x 3 do Guarujá fora e de 2 x 0 para o Primeira Camisa em casa.

Grupo 10

1º Jacareí-----10 pontos-----3 vitórias-----1 empate-----2 derrotas-----14 gols pró e 11 contra

2º Desportivo Brasil-----10 pontos-----3 vitórias-----1 empate----2 derrotas-----9 gols pró e 6 contra

3º Tupã-----7 pontos-----2 vitórias-----1 empate-----3 derrotas-----8 gols pró e 10 contra

4º São Bernardo-----7 pontos-----2 vitórias-----1 empate-----3 derrotas-----7 gols pró e 11 contra

Talvez um dos grupos mais equilibrados de toda a competição. A definição da classificação só se deu na última rodada, com todo um leque de opções possíveis. Todos os clubes fizeram campanhas seguras na 1ª fase, e estavam apresentando um bom nível, o que dificultava qualquer prognóstico ou palpite. No caso dos eliminados Tupã e São Bernardo, bastou um mau resultado em casa (o Tupã empatou em casa com o próprio São Bernado em 1 x 1, e este perdeu pro Jacareí na estréia por 1 x 2 . Sobre os classificados, estes conseguiram uma pequena vantagem pelo melhor desempenho fora (o Desportivo Brasil venceu o Jacareí fora por 2 x 3, e o JAC, como já citamos, venceu o ECSB na estréia). Resumindo, foi o Grupo da Morte da competição, e se estes clubes tivessem caído em outras chaves, brigariam não só pela classificação, mas também pelo acesso, por tudo o que mostraram na competição.

Sim, colocamos Desportivo Brasil e Jacareí pela disputa do acesso. O primeiro por contar com uma estrutura muito boa (afinal, é um clube empresa que busca negociar atletas), e o segundo pelo que vem mostrando, logo em seu primeiro ano como autônomo, sem parceiria com empresários.

Grupo 11

1º Fernandópolis-----14 pontos-----4 vitórias-----2 empates-----0 derrota-----11 gols pró e 1 contra

2º Olímpia-----9 pontos-----2 vitórias-----3 empates-----1 derrota-----6 gols pró e 6 contra

3º São Vicente-----6 pontos-----1 vitória-----3 empates-----2 derrotas-----7 gols pró e 8 contra

4º Guarulhos-----2 ponto-----0 vitória-----2 empates-----4 derrotas-----4 gols pró e 13 contra

Sober esse grupo, o mais surpreendente foi a péssima campanha do Guarulhos e a ótima campanha do Fernandópolis. Na 1ª fase, o Guarulhos arrebentou, e o Fernandópolis, se não veio pela Bacia das Almas, em momento algum demonstrou que poderia apresentar esse desempenho. O São Vicente fez o que pôde, e se passar da 1ª fase era a meta, o que viria depois seria lucro, e o Olímpia fez um investimento relativamente alto para a competição.Na 1ª fase, o Guarulhos foi o líder invicto, marcando 27 gols em 14 jogos. Tal desempenho o credenciava a postulante na briga pelo acesso, mas o que se viu na 2ª fase foram as derrotas, tanto fora como em casa (sendo a pior um 1 x 4 contra o São Vicente). O São Vicente, por sua vez, superou Guarujá, além dos teoricamente mais preparados Grêmio Mauense e Jabaquara, e os certamente menos preparados Nacional e Palestra, mas como já dissemos, uma classificação para a 3ª fase seria um lucro imenso. O Olímpia, apesar do investimento, não mostrou a que veio, só superando o Jaboticabal na 1ª fase pelo saldo de gols (7 a 4, respectivamente. Na 1ª fase, o ataque do Olímpia só não foi pior que o da Matonense, que marcou apenas 7 gols). E o Fêfêçê fez uma boa campanha na 1ª fase, pois seu grupo, o 01, foi um dos mais equilibrados (apenas 3 pontos separaram o 1º na classificação, o Bandeirante , que fez 20 pontos, do 4º, o Tupã).

Não colocamos Fernadópolis e Olímpia na 3ª fase, mas agora que lá chegaram, podemos dizer que brigarão pelo acesso? Dependendo do grupo que cairem (e que já foram definidos, mas abordaremos no final do post)...

Grupo 12

1º Portuguesa Santista-----11 pontos-----3 vitórias-----2 empates----1 derrota-----9 gols pró e 7 contra

2º Votuporanguense-----10 pontos-----3 vitórias-----1 empate-----2 derrotas-----6 gols pró e 5 contra

3º Brasílis-----8 pontos-----2 vitórias-----2 empates-----2 derrotas-----6 gols pró e 6 contra

4º Olé Brasil-----4 pontos-----1 vitória-----1 empate----4 derrotas-----5 gols pró e 12 contra

Nesse grupo, ocorreu mais ou menos o que previmos. Pelas campanhas na 1ª fase, Portuguesa Santista e Votuporanguense eram favoritos, com Brasilis e Olé Brasil correriam por fora. De fato, as duas equipes que imaginávamos que se classificariam o fizeram, mas com mais dificuldades do que esperamos. Muito pelo bom desempenho do Brasílis, diga-se. Mas no caso da Briosa, a tempos que a diretoria faz questão de atrapalhar o ambiente do clube. A Santista foi muito bem na 1ª fase, no difícil Grupo 06, sob o comando do técnico Douglas Neves. Mas por interferência da diretoria no trabalho de Neves, este optou por sair, e quase que a Portuguesa perde a vaga. Ao que parece, o negócio girou em torno de um jogador que é filho do dono da empresa parceira da Portuguesa, que estava contundido na 1ª fase, mas quando voltou de contusão, fez birra pra jogar, o técnico não gostou (com razão) e pediu o boné. A Briosa não tem sorte com parcerias (é só pesquisar sobre um tal de Israel de Jesus para entenderem), e desejamos que possa se livrar dos empresários inescrupolosos.

Sobre o Brasílis na 1ª fase, este passou no Grupo 03, o do CAL Bariri e do São Judas, logo, não deu pra avaliar muita coisa. A Votuporanguense passou no duro Grupo 01, o mesmo do Fernandópolis. Só o Olé Brasil ficou muito abaixo do esperado, apresentando um futebol bem pior do que o que foi visto na 1ª fase, quando foi superado apenas por Barretos e o surpreendente Guariba

Assim sendo, achamos que o Votuporanguense disputará o acesso, assim como a Portuguesa Santista, desde que a paz volte (e as interferências esdrúxulas da parceira acabem) no Ulrico Mursa.

Ainda hoje colocaremos os grupos da 3ª fase, e nossas expectativas sobre eles

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tentamos...

...Mas não conseguimos. É sobre o último post, sobre o filme O Outro Chelsea; Uma História de Donetsk. Nós colocamos o link do site, pois não conseguimos encontrar links separados. Não colocamos o link pois imaginamos que ninguém (a não ser nós) seria tonto de esperar 1 hora e pouco pra carregar o link, mais 1:30 pra ver um filme com legendas apenas em inglês. Mas um amigo nosso, que é praticamente um consultor do blog, disse que não havia problema, então lá vai;

http://www.youtube.com/watch?v=ctbmFJ-nE14

Bom proveito amigos