Bem, acabamos de ver dois jogos da Copa do Mundo de 2010 (África do Sul 1 x 1 México e Uruguai 0 x 0 França), mas o que poucos sabem é que existe outra Copa, bem mais alternativa, se assim podemos dizer.
Trata-se da Copa do Mundo VIVA, organizada pela N. F. Board, que congrega os países que não são membros da FIFA.A instituição teve origem em 2003, em Liège, na Bélgica, onde permanece até hoje.A instituição está tendo um sucesso notável, já que uma infinidade de países, protetorados, regiões autonômas e territórios com as mais diversas situações políticas estão pedindo ingresso.
A edição de 2010 ocorreu entre 31 de maio e 6 de junho, na Ilha de Gozo, comunidade autonôma da Ilha e Malta, no Mediterrâneo, Gozo que também é conhecida como a Ilha de Calypso, em alusão a Odisséia.O grande campeão foi o time da Padania, região do Vale do Pó, numa disputadissima final contra o time do Curdistão Iraquiano, 1 x 0, gol de Mosti.O torneio contou com a participação de 6 equipes, a da casa, as duas finalistas, mais as seleções da Provença (no sudoeste da França), da Occitânia (no sul da França), das Duas Sicílias (na parte italiana do Mediterrâneo).
O evento não tem uma cronologia definida, pois ocorreu em 2006, 08, 09, 10, mas estipulou-se 2 anos de intervalo, sendo que a próxima será em 2012, no Curdistão.
Agora veremos um breve histórico do evento;
Occitânia 2006
Final: Lapônia (Terra oficial do Papai Noel) 21 x 1 Mônaco
Terceiro Lugar: Occitânia 3 x 0 Camarões do Sul
Padania 2008
Final: Padania 2 x 0 Seleção dos Povos Aramaícos Sírios
Terceiro Lugar: Curdistão Iraquiano 0 x 3 Lapônia
Padania 2009
Final: Padania 2 x 0 Curdistão Iraquiano
Terceiro Lugar: Provença 4 x 4 Lapônia (4 x 5 penâltis)
Lapônia 2008 (feminino)
Final: Lapônia 11 x 1 Curdistão Iraquiano
Não cosegui informaçõs sobre o certame de 2010
Bem, é isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário