sábado, 26 de fevereiro de 2011

Mussi Volanti

No futebol, vemos vários casos de equipes que adotam "gracejos" que lhe foram destinados por zuera, depreciação, preconceito, e por aí vai. Foi com o Palmeiras (porco), com o Naútico (timbu), entre outros (se bem que alguns continuam sendo depreciativos, e provavelmente não serão adotados, como bambi para o São Paulo ou bananas de pijamas para o Avaí).

Isso ocorre em todo o mundo. Mas tem um em especial que muito nos agrada. Na Itália, como em qualquer outro país, vemos muitas rivalidade regionais, nem tão famosas como as que vemos de maneira mais corriqueira, mas nem por isso são menos importantes ou menos disputados. Resumindo, é o famoso clássico.

Vamos para Verona, cidade conhecida por sua grande quantidade de teatros, óperas e construções romanas. Verona tem dois times; Hellas e Chievo. O primeiro foi fundado por alunos de um colégio de elite, tanto que colocaram o nome do time de "Hellas", a palavra que em grego quer dizer "Grécia", em homenagem ao classicismo e tudo quanto é coisa desse genêro. Já o Chievo foi fundado por pessoas do povoado de mesmo nome, um Amandaba italiano, com apenas 2,800 pessoas, que tinha como principal parceiro a Padaria Paluani, que era tão importante que o nome da padoca fazia parte do nome oficial do time (Paluani Chievo).


Nenhum dos dois impressionavam muito fora dos limites regionais, se bem que o Hellas frequentemente disputava a Serie A e foi pra 3 finais da Copa da Itália, enquanto o Chievo amargava as divisões inferiores. A situação piorou para o Chievo nos anos 80, quando anabolizado por um grande patrocínio, Hellas conquistou o Campeonato Italiano na temporada 84/85. Desde os anos 50, quando o Hellas subiu pela primeira vez para a Serie A, sempre diziam que "burros poderiam voar antes do Chievo subir para a Serie A".
Ao contrário dos clubes citados no começo do post, que logo depois de receberem esses insultos começaram a vencer campeonatos, os torcedores do Chievo ficaram mais de 40 anos ouvindo isso, sem poder argumentar, pois o time não ajudava. Mas uma reviravolta se armava...

Quando o dinheiro acabou, isso lá pela década de 90 , o Hellas começou a perder força, e a partir dos anos 2000, começou a cair de vez. Por sua vez, o Chievo, que nunca teve dinheiro, começou a apostar num planejamento a longo prazo, e finalmente, em 2001/02, o Chievo sobe para a Serie A! A primeira coisa que fizeram? Fizeram um grande bandeirão, contendo um burro com asas. E na temporada 2002/03, o Hellas foi rebaixado, e os torcedores do Chievo responderam prontamente; fizeram um bandeirão ainda maior. Atualmente, o Chievo faz campanhas seguras na Serie A, e o Hellas pena na Serie C. Além disso, o Chievo tem um merchandising mundial com essa história, e é adotado por uma série de estrangeiros que visitam a cidade. Um dia, haveremos de conseguir uma bonequinho desses aí...
(ps: o título do post simplesmente quer dizer Burros Voadores no dialeto de Verona)

Nenhum comentário:

Postar um comentário