segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Chelsea de Ialomita


Por esse apelido, poucos saberam a qual clube ele cabe. Se dissermos que esse clube é o FC Unirea Voluntari Urziceni, ou simplesmente Unirea. Pelo nome poucos devem conhecer. Bem, esse clube foi campeão romeno em 2008-09 e vice na temporada seguinte, participando da Liga dos Campeões da UEFA, tendo como destaque uma vitória por 4 x 1 sobre o Rangers em Glasgow. Ficou em 3º no grupo, indo para a Copa da UEFA (atual Liga Europa), sendo eliminado pelo Liverpool, não sem engrossar o caldo.

Bem, o Unirea desapareceu. O clube estava afundado em dividas, e como na Europa as coisas são mais rigorosas, o clube não pôde manter a licença na Federação Romena. O valor da dívida é 1, 5 milhões de euros (já dissemos que não possuimos o símbolo do euro em nosso teclado), o que no mundo do futebol pode não parecer muito. Mas se levarmos em consideração que a Romênia não é um país dos ricos na Europa, uma dívida dessas ganha em proporção.

Fundado em 1955, o clube nunca obteve muito destaque, tendo como maior glória um vice campeonato da 3ª Divisão, em 1987-88. Até que em 2002, Dumitru Bucşaru, um dos homens mais ricos do país, se envolve com o time, prometendo torná-lo grande em pouco tempo. De fato, a promessa foi cumprida, pois em 6 anos, o clube saiu da 3º Divisão romena e chegou a Liga dos Campeões, tudo isso com um ótimo trabalho do técnico Dan Petrescu e do diretor de futebol Mihai Stoica, que apesar de contarem com aporte financeiro, montaram um elenco bom e barato, composto de jogadores que não aproveitados em times maiores, veteranos que ainda queriam provar algo, e estrangeiros contratados de maneira cirúrgica (o goleiro, o lituano Giedrius Arlauskis, chegou por apenas 150 mil euros, e hoje, no Rubin Kazan, seu passe está estipulado em 2 milhões). Petrescu, para incentivar os jogadores, os comparou a lobos, o que rendeu a alcunha de Lupii din Bărăgan (Lobos de Bărăgan). A ascensão foi tão meteórica que Petrescu, ex-jogador do Chelsea, apelidou o clube de Chelsea de Ialomita. O clube antes era conhecido apenas como Ialomitei.

Tudo ia bem até que o clube não conseguiu ir para Liga dos Campeões 2010-11, sendo eliminado pelo Zenit, da Rússia. Isso bastou para que Bucsaru deixasse de investir do clube, mesmo tendo ganho algo em torno de 20 milhões de euros nesse período. Sem dinheiro, os jogadores começaram a sair ou ser negociados, o que deu ainda mais lucro para o empresário, ao ponto do Unirea jogar o segundo turno da temporada 2011-12 com jogadores emprestados dos times B de Steua e Dinamo, ambos de Bucareste. Com esse elenco, o clube foi rebaixado, e Bucsaru se recusou a filiá-lo para a 2ª Divisão esse ano.

O clube não poderia jogar com a já referida dívida, mas se tivesse se filiado, estaria licenciado, ou seja, qualquer um que quissesse tocar o barco poderia fazê-lo. Mas como Bucsaru não o fez, o clube foi banido das competiçõs no país para a próxima temporada, o que quer dizer que ou esperam a punição acabar, ou montam um outro clube.

E cremos ser muito difícil a população de Urziceni reerguer o clube. Não por falta de vontade, mas Urziceni é uma cidade pequena, a menor que teve um time na fase de grupos da Liga dos Campeões, com cerca de 17 mil habitantes. O próprio prefeito afirmou que tocar o Unirea apenas com os recursos da cidade tomaria de 2 a 3 vezes o orçamento anual da cidade. E assim, uma história que começou em 1955 está no seu capítulo mais negro.

A situação do Unirea, infelizmente, não é algo incomum. Quantos clubes definham, ou pior, desaparecem, devido a interferência de pessoas inescrupulosas, que só querem tirar dinheiro do clube, não importando com o que isso acarretará no futuro. Promessas de ascensão rápida, de estar entre os grandes em pouco tempo, sim, são sedutoras, especialmente se o clube estiver numa situação dificil, e é fácil falar que os clubes devam recursar essas ofertas. Momentos desesperadores requerem atitudes desesperadas, mas será que realmente valem a pena? Seja como for, desejamos que um dia, o Unirea volte, e se for pra brihlar na 1ª Divisão e na Europa, melhor, mas se voltar apenas para representar a cidade de Urziceni no estádio Tineretului...

Nenhum comentário:

Postar um comentário