segunda-feira, 30 de abril de 2012
Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 2 - Taquaritinga
domingo, 29 de abril de 2012
Sobre o Palestra
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Dia do Goleiro
domingo, 22 de abril de 2012
Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 7 - Grêmio Mauaense
domingo, 15 de abril de 2012
Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 02 - Jaboticabal
O Jaboticabal vêm passando por um momento conturbado, com dívidas e desempenhos esportivos aquém do esperado. No final do ano passado, para impedir que o estádio fosse vendido para saldar dividas, o Conselho de Defesa do Patrimònio Histórico e Cultural de Jaboticabal, definiu que o estádio Dr. Robert Todd Locke fosse tombado pelo patrimônio histórico. Mas essa definição não é definitiva, e empresários interessados na compra do terreno, visando utilizá-lo para fins imobiliários, prometem recorrer dessa decisão.
No retorno ao profissionalismo, o O Tigre de Athenas foi bem recebido pela cidade. A média de público foi a 8ª melhor, com aproximadamente 507 pessoas por jogo. Mas haviam partidas que foram vistas por mais de 1000 pessoas. Já foi confirmado que a diretoria venderá de maneira antecipada todos os ingressos dos jogos da primeira fase, a um valor aproximado de R$150, valor que inclui uma camisa do clube. A promessa é de que as mesmas médias se repitam esse ano.
A diretoria está com o pensamento de aprender com a experiência. Renovou com a maior parte dos patrocinadores de 2011. Os investidores terão papel importante, assim como a arrecadação em jogos e outras atividades. O clube também contará com apoio da prefeitura, que ajudará com a manutenção do estádio e com as despesas da equipe nos jogos fora de casa. Já dentro das quatro linhas, procurando melhorar o desempenho visto no ano passado, a diretoria resolveu dar um passo mais ousado, mantendo apenas cinco atletas que defenderam o time em 2011, caso de Matão, Vladimir e William. O restante do plantel será composto majoritariamente de atletas contratados de fora, que serão comandados pelo técnico Rodrigo Fonseca, que também estava no Esquadrão de Aço ano passado, mas como diretor.
É difícil saber o que esperar do Jaboticabal esse ano. Um bom parâmetro serão os amistosos contra a Votuporanguense, dias 21/04 e 29/04, o primeiro em Jaboticabal e o segundo em Votuporanga. Se o projeto de reconstrução do clube continuar nessa toada, podemos ver o JA bem em alguns anos, mas dizer que esse projeto está suficientemente forte para levar o clube para a A3 2013 pode soar como exagero.
Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 1 - Tanabi
domingo, 8 de abril de 2012
Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 6 - ECUS
Por conta de alguns clubes ausentes, houve uma reformulação nos grupos, e assim ficaremos privados de ver o "Clássico dos Gêmeos". Para os que ainda não sabem, ou não se lembram, o União Suzano AC era o único representante da cidade no profissionalismo, mas uma dissidência na diretoria causou uma divisão, e dessa divisão surgiu o EC União Suzano.
Sobre a competição, a diretoria estava pretendendo se prepara a partir de fevereiro, mas alguns passos ainda não foram dados. Sendo assim, vamos abordá-los. A diretoria manterá parte do plantel do ano passado, algo em torno de 10 atletas, somados com alguns jogadores da base e reforços vindos de fora. Para os diretores, o número ideal fica entre 25 e 29 jogadores. Até aí, as coisas se não estão no rumo ideal, não estão em situação catastrófica, pois ainda resta cerca de 1 mês para a estreia do time. Porém, os diretores ainda não definiram quem será o técnico. Afirma-se que a escolha do treinador dependerá da parceria, mas o nome de Carlos Chudi, popularmente conhecido como Carlão, é alvo de especulações em Suzano. De todo o jeito, é necessário que esse ponto seja decidido o quanto antes.
Na esfera administrativa e econômica, o clube procura patrocinadores e parceiros, para não ter que depender exclusivamente do apoio da prefeitura, para evitar uma possível acumulação de dívidas. Lembrando que no ano passado, o clube passou por problemas financeiros em determinado ponto da competição, e quando esses problemas foram atenuados, o time melhorou o desempenho. Na edição passada, o Leão do Colorado, fez uma campanha relativamente boa, ainda na 1ª fase tenha passado aos trancos e barrancos, com o pior ataque entre todos os classificados, com 12 gols marcados em 14 jogos (o Tupã também fez 12 gols, mas em 12 jogos, o que torna a situação um pouco menos pior...e cremos que essa última frase não está gramaticalmente correta, mas não conseguimos pensar em nada melhor), e junto com o Tupã, passou com saldo negativo de gols (-3). Na 2ª fase o desempenho foi melhor, quando terminou atrás do Barretos, com os mesmos 12 pontos do líder (perdendo apenas nos critérios de desempate), com o dobro de pontos do Palmeirinha, 3ª colocado da chave.
Com essas marcas, a equipe avançou até a 3ª fase, onde enfrentou Portuguesa Santista, Olímpia e Independente de Limeira, times que desde o começo do campeonato eram tidos como postulantes ao acesso. Foi aí que o ECUS falhou, ao não conseguir fazer frente a essas equipes, somando apenas 1 ponto em 6 jogos, marcando 3 gols e sofrendo 10.
Agora fazendo uma comparação com o rival USAC, há um campo em que o ECUS está perdendo; em marketing. Enquanto os rivais criaram um site e elaboraram um programa de sócio-torcedor, não encontramos nenhum similar da parte do ECUS, que ano passado teve uma média 116 pagantes, menos da metade que o maior rival levou aos estádios. Lembrando que se não encontramos, não quer dizer que não existe, pedimos, e ficaríamos gratos se alguém trouxesse dados novos ao debate
O ECUS ficará no Grupo 6, junto com Manthiqueira, Joseense, União Mogi, Altético Mogi e Jacareí. Esse é um dos grupos em que achamos não ser possível apontar um favorito, mas podemos dizer que caso o clube não tome rumos, podemos dizer que a equipe possivelmente não repetirá a campanha de 2011.terça-feira, 3 de abril de 2012
Segunda Divisão Paulista - Grupo 5 - USAC
Para tentar quebrar essa escrita, a diretoria está trabalhando em várias direções, e tal esforço está gerando muito otimismo na cidade. Foi lançado um projeto chamado "União Suzano 2016", que promete trabalhar no sentido de levar o clube para a Série A1 do Paulista. A diretoria afirma que o projeto é de longo prazo, e mesmo que haja um insucesso em um primeiro momento, a mentalidade continuará a mesma.
Para tanto, foi elaborado um programa de sócio - torcedor, que tem como meta elevar a média de pagantes do time, que ano passado foi de 261 pessoas (lembrando que sobre média de público, e muito mais, confiram o blog rbrito1984.blogspot.com). Até um site foi inaugurado, o que pode não parecer grande coisa, mas poucos são os clubes da 4ª Divisão que possuem uma página oficial. Isso nos leva a crer que montar um site deve ser uma tarefa dificílima, e que deve possuir um péssimo custo benefício. Seja como for, desejamos boa sorte a essa iniciativa tão arriscada, que podemos dizer que apesar de não ser um primor, a página nos deu informações úteis, facilitando o nosso trabalho de pesquisa, e provavelmente, a vida do torcedor e simpatizante, além é claro dos possíveis anunciantes.
Sobre o planejamento esportivo, o Javali fará a conhecida mescla de jogadores jovens com atletas experientes (alguns sendo experientes até demais). O clube acertou como o ala Pavão, com passagem pelo São Paulo nos idos dos anos 90, quando chegou a ganhar a Bola de Prata da Placar. Mas o destaque será a presença do atacante Luís Antônio, mais conhecido como Muller, que havia parado de jogar e vinha trabalhando como comentarista. Com 46 anos, possivelmente será o atleta mais velho da competição, e terá o desafio de conciliar seus dois empregos, o de jogador e o de comentarista.
Sobre essas contratações, de fato elas terão uma grande repercussão midiática, mas é bom ressaltar que ambos pararam de jogar a muito tempo, (especialmente Pavão, que encerrou a carreira a 10 anos atrás!). Certamente eles se preparam para a competição, e jogar futebol é que nem andar de bicicleta, mas ainda assim são contratações arriscadas...se bem que em alguns momentos é válido arriscar, então, por quê não? Completam o elenco atletas oriundos da base, e existe a possibilidade de ser firmada uma parceria com o São Caetano, que prevê o empréstimo de jogadores que não serão aproveitados a curto prazo pela equipe do ABC.
Quem comandará o time será Edinho Poá, que era o técnico das categorias de base, e que além disso, é bombeiro do USAC; sempre que há problemas naquelas bandas, Poá é chamado, e essa será sua quinta passagem pelo clube. Isso por quê Café, o antigo técnico, ficou cerca de um mês em Suzano antes de migrar para o União Mogi, em uma das transações mais estranhas de todos os tempos, pois o USAC diz que ele foi para Mogi, mas o pessoal de lá diz que não. O que importa é que Edinho comandará a equipe, que como irá contar com muitos jogadores que foram formados por ele, possivelmente terá um entrosamento e um padrão de jogo. Agora é pensar em quem substituirá Poá nas categorias de base.
O União Suzano disputou vários amistosos, tendo como destaque jogos contra Ituano e São Caetano, ambos da 1ª Divisão. Ainda que o Javali das Palmeiras tenha perdido por 3 x 2 para o Ituano e por 4 x 0 para o São Caetano, o desempenho do 11 suzanense foi considerado satisfatório. Ainda sobre a preparação da equipe, houveram vitórias contra times amadores ou de empresários, além de uma partida contra um rival de divisão, o São Vicente, que venceu o USAC por 2 x 0, em um jogo marcado por experimentos dos dois lados.
Muito está sendo investido no timee, para que o acesso para a Série A3 possa se concretizar. As despesas do clube em toda a competição girarão em torno de R$360 mil. Assim sendo, pela primeira vez em muitos anos, haverá otimismo em um dos lados de Suzano, e todos esperam que os projetos apresentados possam se concretizar.
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Efemérides de abril
domingo, 1 de abril de 2012
Futebol Alternativo
Para os que não conheçem, esse é um programa que divulga o que não é divulgado pela mídia, a realidade do futebol que só os torcedores e apaixonados pelo jogo conhecem. Na companhia de Matheus Trunk, Emanuel Colombari e Sérgio Oliveira, posso dizer que o programa foi muito bom. Aí vai o link dele. Ah, e antes de encerrar, já digo que mais importante do que ver essa edição, é que se acompanhe o programa sempre que for possível, e ainda mais importante que isso, que se apoie o time de sua região. No mais, é isso, e vejam essa participação quando puderem, quiserem ou quando não tiverem o que fazer. Sem mais, fico por aqui...por enquanto.
http://vimeo.com/39161542