domingo, 17 de junho de 2012

Balanços e Perspectivas - Segunda Divisão Paulista 2012

A primeira fase da Segunda Divisão Paulista está próxima do fim, e por questões de agenda, não conseguimos abordar todas as equipes do torneio. Faremos um registro histórico dos times que ainda não falamos e que foram eliminados, e continuaremos com o Guia em relação às equipes que avançarem. Por hora, faremos um balanço do momento, dando nossas opiniões sobre os desempenhos das equipes, se elas decepcionaram, se cumpriram suas expectativas, ou se as superaram. Outros dados serão considerados como as médias de público pagante (vistas só no blog Rbrito1984). Bem, sem mais conversa, vamos aos negócios;

Grupo 1

1º Votuporanguense (21 pontos) - 2º Tanabi (10 pts) - 3º Fernandópolis (9 pts) - 4º Grêmio Prudente (8 pts) - 5º Tupã - (8 pts) - AE Araçatuba (4 pts).


Votuporanguense

"Depois de anos batendo na trave, será que agora vai?" Essa era a pergunta que todo torcedor do Votuporanguense fazia antes do campeonato. O desempenho visto até o momento responde essa pergunta da melhor maneira possível. Único com uma campanha 100%, o CAV vem jogando bem, vencendo com autoridade, com a melhor defesa (4 gols sofridos) e o melhor ataque (11 marcados) do grupo. Além disso, o clube possui uma das melhores médias de pagantes do campeonato, com aproximadamente 2,000 pessoas por jogo. Agora é só não oscilar muito, fenômeno que vêm perseguindo a equipe nas últimas temporadas. A equipe já está classificada, não podendo perder o 1º lugar. Acreditamos que nos próximos jogos irá de time misto ou reserva, o que pode dar uma chance aos adversários que ainda brigam pela classificação.

Próximos adversários

Tanabi (em casa), Grêmio Prudente (fora) e AEA (em casa)



Tanabi

Daí pra baixo, o equilíbrio é a marca do grupo. O 2º colocado, Tanabi, surpreende, tendo em vista a campanha do ano passado, em que ficou na 1ª fase. O principal reforço, Túlio Maravilha, pouco atuou, e tendo marcado os 8 gols prometidos (todos em amistosos - paradoxalmente, em jogos oficiais, Túlio deu  3 assistências para gols; 1 vista e confirmada, outras 2 ouvidas e passíveis de desconfiança), voltou pro Botafogo. Apesar de toda a exposição que a passagem de Túlio trouxe, os cerca de 25 mil habitantes da cidade não se empolgaram muito, e o TEC está na modesta 19ª posição no ranking de média de público (263 expectadores por partida). A briga com o Fernandópolis e com o Tupã é acirrada, e pontos em casa não podem ser perdidos, como nas derrotas para Tupã e Votuporanguense, ambas por 1 x 0 (hoje, dia 17/06, o clube recebe o Grêmio Prudente, e a partir daí todos terão 7 jogos - uma vitória deixa o clube bem na briga pela 2ª colocação*). Os próximos 3 jogos serão importantíssimos para as pretensões do Tanabi, pois além de um CAV possivelmente relaxado, os dois últimos será contra rivais diretos. Se passar de fase, o TEC terá de melhorar, especialmente seu desempenho em casa, pois se em uma eventual 2ª fase cair em um grupo com adversários mais consistentes, fatalmente ficará pelo caminho.

Próximos adversários

Votuporanguense (fora), Fernandópolis (em casa) e Tupã (fora)



Fernandópolis

Outro que perdeu 2 em casa foi o Fernandópolis, 0 x 1 pro Votuporanguense na 1ª rodada e 1 x 3 pro Tanabi. Destaque negativo pra 2º partida contra o CAV, no "jogo" de 12 expulsões. Assim como o Tanabi, o Fefeçê também obteve bons resultados fora de casa, sobretudo os 3 x 0 sobre o Tupã, em um daqueles famosos jogos de 6 pontos. Entretanto, a equipe perdeu pontos importantes na derrota de 2 x 0 para o Araçatuba, que ainda que tenha sido fora de casa, tendo em vista o futebol apresentado pelo Canarinho na competição, foram sim pontos perdidos. O ataque com 10 gols pode até passar boa impressão, mas vale lembrar que até a vitória contra o AEA, era o 2º pior, com apenas 6 gols marcados. Só as próximas rodadas dirão se o resultado contra o Araçatuba foi um dia feliz ou se representa uma melhora real do time.

Próximos adversários

Tupã (em casa), Tanabi (fora) e Grêmio Prudente (em casa)



Grêmio Prudente

Empatado em número de pontos com o Fernandópolis, vêm o Grêmio Prudente. Esse Grêmio Prudente estreou esse ano, procurando se firmar (coisa que está difícil de acontecer na cidade nos últimos anos). Contando com uma boa estrutura e com um planejamento consistente, todos sonham com uma grande campanha, até com o acesso. É sabido que o 1º ano é mais um período de experiências do que de resultados efetivos. Porém, a chance de se classificar é palpável, mas para isso, o time tem de começar a apresentar um bom desempenho em casa; mesmo contando com uma boa média de público - 753 pagantes em partidas no Prudentão - o clube não venceu nenhuma partida em seus domínios. As únicas vitórias foram diante de uma periclitante AEA e do Tanabi (*adendo; depois do fechamento desse post, o Grêmio Prudente superou o Tanabi por 3 x 2, embolando de vez o grupo. A pontuação já estava atualizada, pois a FPF colocou a classificação, mas estranhamente, ainda não tinha informado o resultado do jogo). Esse último resultado pode embalar o time para os últimos 3 jogos, que possuem um cenário bem favorável.

Próximos adversários

AEA (em casa), Votuporanguense (em casa) e Fernandópolis (fora)



Tupã

Logo atrás vêm o Tupã, que também não apresenta um bom desempenho em casa, com apenas 1 vitória, sobre o AEA, por 4 x 2; no mais, foram 2 derrotas e 1 empate. Acompanhando a tendência do grupo, os melhores resultados foram obtidos fora de casa, no caso uma vitória contra o Tanabi e um empate com o Grêmio Prudente. Ainda que a equipe possa passar de fase, a menos que melhore, e muito, provavelmente não irá muito longe, pois se o ataque está na média dos concorrentes, com 9 marcados, possui a 2ª pior defesa do grupo, com 11 gols sofridos. Os próximos jogos serão fundamentais. Obter um bom resultado em Fernandópolis é essencial, vencer o AEA se não é obrigação, é quase isso, pra chegar na última rodada com certo conforto. A briga será pelo 3º lugar, lembrando que apenas os 3 melhores 4º colocados irão pra próxima fase, e depender desse quesito é extremamente arriscado.

Próximos adversários

Fernandópolis (fora), AEA (fora) e Tanabi (em casa)



AE Araçatuba

Por último, mas não menos importante, o Araçatuba. Voltando ao profissionalismo depois de 6 anos afastado, o AEA voltou, contando com uma parceria com a WPSB, empresa de Waldir Peres, que como goleiro defendeu a seleção, mas que como empresário ainda não vingou. Depois de desentendimentos, a empresa largou o projeto a menos de 1 mês antes do campeonato, o que complicou a já nada fácil situação do "estreante". Resultado; apenas 1 vitória (a já referida contra o Fernandópolis) e 1 empate (1 x 1 em casa contra o Tanabi). A média de 561 pessoas por jogo deixa certo otimismo para o sub-20 da Segunda Divisão no 2º semestre e para a Segundona 2013; os 14 gols sofridos nesses 7 jogos mostram que só uma revolução no clube o leva pra 2ª fase. Mesmo com 2 partidas seguidas em casa, não vemos a equipe como postulante à classificação.

Próximos adversários

Grêmio Prudente (fora), Tupã (em casa) e Votuporanguense (fora)

Um comentário:

  1. Parabéns pelos comentários e a bela explanação feita no grupo 01 onde figura a nossa querida AEA (canarinho). Pena que esse campeonato não fizemos uma boa campanha, mas estamos acreditando que dias melhores virão.]
    Valeu.

    ResponderExcluir