sábado, 19 de janeiro de 2013

Guia da Segunda Divisão Paulista 2013 - Grêmio Mauaense


O Grêmio Mauaense partirá para a Segunda Divisão com mudanças profundas em relação aos anos anteriores, basicamente, a parceria com o São Bernardo FC chegou ao fim, e o clube terá de caminhar com as próprias pernas, ou quase isso, mas antes do Guia em si, algumas informações;


Nome; Grêmio Esportivo Mauaense

Fundação; 15/12/1981

Estádio; Pedro Benedetti (capacidade 8,567 de torcedores)

Cidade; Mauá (417,568 habitantes)


Títulos; Série A3 (85) e Segunda Divisão (2003)


Antes de falarmos do 2013, forçosamente teremos de falar dos anos anteriores. O Grêmio, assim como a maior parte dos clubes das divisões de acesso, brigava para manter as contas em dia, ou pelo menos para negociar o pagamento, e esse cenário só se agravou com o rebaixamento para Segunda Divisão, em 2007. Logo após o descenso, uma série de parceiros largaram o projeto, pois na 4º Divisão a perspectiva de lucro não é das maiores, e a prefeitura não parecia muito disposta a apoiar o time. O clube conseguiu se manter de maneira autônoma por 3 anos, mas em 2010 a situação chegou a um ponto insustentável, e o licenciamento não era algo improvável.

Nesse ano, outro clube do ABC, o São Bernardo FC, ofereceu um projeto de parceria, em que este praticamente administraria o departamento profissional do Grêmio, que iria competir com jogadores pertencentes ao SBFC, mas que não estivessem nos planos imediatos da “matriz”. Até mesmo a comissão técnica seria do São Bernardo, o que tornava o Mauaense uma espécie de São Bernardo B, o que naquele momento, era a única alternativa para o clube de Mauá ter um time em campo. Isso por quê a situação estava tão difícil que para manter as categorias de base, o clube teve de firmar uma parceria com uma empresa, a FACAVI (Formação de Atletas com Amor, Virtude e Interação).

Nesse período, o Grêmio não brigou em momento algum pelo acesso, ainda que tenham sido feitas campanhas relativamente boas. Era comum o São Bernardo integrar um dos atletas que estavam em Mauá após, ou até mesmo durante, as competições. No campeonato do ano passado, o Grêmio fazia uma boa campanha, chegando a 3ª fase, mas a partir da 2ª fase o time sofreu um desmanche por conta da parceria, o que contribuiu para que a campanha não fosse melhor. Em paralelo à tudo isso, nas categorias de base, os resultados foram expressivos, como no Paulistas sub-20, em que por 2 anos seguidos atingiu-se a semifinal, só sendo eliminado pelos campeões daqueles anos (EC São Bernardo em 2011 e Osasco FC no ano passado). Ainda em 2012, foi decidido que a parceria entre o Mauaense e o São Bernardo não continuaria, e era pouco provável que a Locomotiva assumisse de maneira autônoma o futebol. Nesse quadro, quem ocupou esse espaço foi a outra parceira da agremiação, a FACAVI.

O primeiro passo para 2013 se deu ainda em 2012, com o sub-20 da Segunda Divisão, na campanha mencionada no parágrafo anterior. Se a base daquele time for mantida, uma boa campanha pode se concretizar, mas para almejar o acesso, o Grêmio terá que se reforçar, e superar alguns problemas, com os quais convive há alguns anos. Uma das maiores dificuldades da equipe é comum para muitas outras do campeonato; a falta de apoio da cidade. Ano passado, Grêmio teve uma média de 60 pagantes por jogo, uma das menores de toda a competição. Na avaliação dos torcedores e da diretoria, faltava divulgação, pois os mauaenses não sabiam os dias dos jogos, e até há quem não saiba que Mauá possui um time. A diretoria promete mudar esse cenário, tentando realizar alguma divulgação, como faixas em avenidas movimentadas, o que já é um começo.

Das cidades do Grande ABC que possuem times profissionais, apenas Mauá e Diadema nunca frequentaram a elite, e os torcedores do Grêmio Mauaense esperam que 2013 seja o começo da jornada até o escalão mais alto do futebol estadual.

Um comentário:

  1. Esqueci de mencionar que a diretoria está fazendo o possível pra segurar Anderson Gindre, artilheiro da equipe no sub-20. Até o momento, é um dos jogadores de mais destaque no time.

    ResponderExcluir