sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sobre possíveis entreveros na Série B


A Série C desse ano teve alguns resultados finais surpreendentes. Enquanto muitos esperavam o Paysandu, este caiu em plena Curuzu ante o Salgueiro, que ficou com o acesso. Pior foi o Fortaleza, que durou pouco na competição, ficando na 1ª fase. O acesso do Críciuma foi escorado pelo bom planejamento, mas fundamentalmente, pelo apoio de sua torcida. Apoio que não faltou ao campeão, o ABC de Natal, que conquistou o primeiro título a nível nacional do futebol potiguar. Título que foi conquistado ante o surpreendente Ituiutaba, equipe do interior de Minas Gerais, que contrariou a todos os prognósticos e subiu.

E novamente o Ituiutaba surpreende, só que de maneira preocupante. A equipe manda seus jogos no estádio da Fazendinha, com capacidade para 3, 840 espectadores sentados, e os números que encontramos sobre sua capacidade vão de 5,000 a 8,000. Nas fases finais da Série C, mandou seus jogos em Uberaba. Com a felicidade do acesso, um detalhe foi ignorado. O estádio da cidade passava longe da exigência da CBF para a Série B; 10,000 lugares para pessoas sentadas. Com isso, surgiram vários boatos. O primeiro, e mais improvável, é que o time desistiria da vaga. O segundo, mais sólido, é a mudança de cidade. "Mas o estádio não pode ser ampliado?" você nos indaga. Sim, pode, tanto que o senador Hélio Costa (PMDB) disponibilzou R$ 585 mil para a cidade, através de ofício enviado ao vereador André Vilela. Em relação a esse dinheiro, nada foi feito, mas existem relatos de outras verbas que foram enviadas para esse fim, mas que foram recusadas por motivos políticos, sobretudo pelas autoridades municipais serem de partidos opostos aos dos membros das diversas câmaras federais que se envolveram.

Várias cidades já se disponibilizaram para receber o time, e o nome de Varginha está muito forte. Vários meios de comunicação locais tentaram entrar em contato com a direção do clube, mas ninguém conseguiu falar com eles.

A questão trancende esse ponto. Mesmo se o Ituiuaba não subisse, não poderia jogar a Série C, pois a exigência de lugares sentados foi para 5,000, e isso estava estipulado desde 2007. Nessa Série B vimos médias de públicos baixíssimas, e cremos que 10,000 lugares é uma exigência um tanto quanto exagerada para a competição.

Qualquer novidade, vocês saberão. Mas torcemos que o time possa disputar a Série B, em Ituiutaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário