sábado, 17 de setembro de 2011

Non League Day

Não conseguimos traduzir isso, mas podemos falar a idéia, que se não é brilhante, é algo muito próximo disso. Na Inglaterra, existemespantosas 23 Divisões, que vão das profissionais de âmbito nacional às amadoras de âmbito regional porém, e estas últimas são as famosas "non-league". Nessas divisões, proliferam clubes que são controlados pela torcida, pois afinal de contas, os custos são relativamente baixos, mas caso venha uma verba a mais, ninguém vai negar. Então, numa eventualidade, veio uma idéia.

No último jogo entre Inglaterra e Bulgária, em Sofia, pelas eliminatórias da Euro, todas as partidas entre clubes foram suspensas, exceto daqueles que estão nas divisões semi-profissionais e amadoras. Nisso, um sujeito chamado James Doe, torcedor do Queens Park Rangers, da Premier League, decidiu ver uma partida no estádio do seu clube local; o Harrow Borough FC, que está na 1ª Divisão da Ishtiman League, que cobre a cidade de Londres e o Sudeste da Inglaterra.

A idéia pegou, e em todos os dias em que não há jogos dos profissionais, os torcedores vão ver os times de sua localidade. E isso é bom por uma série de motivos; por mais baixo que seja o nível técnico dos times, uma partida no estádio sempre é legal, e além disso, tais clubes precisam de dinheiro. As entradas variam de divisão para divisão, variando de 3,50 à 15 libras, bem mais em conta do que as 40 ou 60 cobradas num jogo da Premier League. Além disso, tais clubes mantêm times infantis e juvenis, dando uma chance para aqueles que não puderam ingressar na base de um time grande ou que não podem pagar por uma escolinha. Outro ponto é que não poucos clubes das divisões inferiores desaparecem por falta de verba, e que 50 ou 100 pessoas a mais no estádio é uma bela de uma ajuda. A iniciativa ganhou força, e hoje é nacionalmente reconhecida

Seria uma boa idéia aplicar isso no Brasil. Os jogos das Séries A2, A3 e B Paulista ocorrem em horários que não conflitam com a maioria dos jogos das Divisões Nacionais, sejam A, B ou C. As médias de público da Série B Paulista demonstram isso. Poucos clubes conseguem ultrapassar a base dos 1,000 pagantes.

Deixaremos o site oficial do Non League Day, avisando que é apenas em inglês, mas pra quem quiser dar uma olhada, é válido. Finalizamos esse post com uma frase que os ingleses usaram no site deles; apoie o time de sua cidade.

http://www.nonleagueday.co.uk/

Nenhum comentário:

Postar um comentário