quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Campeões

Final de ano no futebol brasileiro é época de comemoração de títulos. A Portuguesa já comemorou o seu da Série B, enquanto Corinthians e Vasco ainda brigam pelo da Série A. Mas outras competições se encerraram recentemente. Falaremos de duas; a Copa Paulista e a Série D.

Na Copa Paulista, um feito inédito; um bi-campeonato. O Paulista de Jundiaí repetiu a dose, superando o Comercial de Ribeirão Preto; vitória da equipe jundiaiense por 2 x 0 em casa, no Jaime Cintra, e derrota por 2 x 1 no Santa Cruz. Não tivemos a oportunidade de ver a partida de Jundiaí, mas o jogo em Ribeirão Preto foi atípico para uma final; um jogo corrido, com muitas chances, naturalmente tenso, mas longe de ser violento. Indo além do jogo, pensando em 2012, cremos que as equipes podem manter um certo otimismo. O Paulista está estabelecido, e ainda que esteja longe da situação vista há alguns anos, quando venceu a Copa do Brasil e disputava o acesso para a Série A do Brasileiro, está longe também de entrar numa draga, como o Marília, por exemplo. Mas se o clube já esteve nesse patamar, então há pontencial para retornar, só resta explorá-lo. Sobre o Comercial, ainda que tenha subido para a Série A2 de uma maneira controversa (houve um acordo entre as empresas que geriam os clubes, a Manoel Leão S/A no Votoraty e a Lacerda Sports no Comercial. O Comercial na A3 e o Votoraty na A2. O acordo institui a dissolução do Votoraty, abrindo uma vaga na Série A2 de 2011, e como o Comercial ficou em 5º na A3 de 2010, a vaga foi para a equipe de Ribeirão Preto) o clube chegou na A1 no Campo. A finalíssima teve um bom público, e se o Comercial receber o mesmo apoio que recebeu da cidade, pode aspirar mais do que simplesmente permanecer na Série A1.

Já na Série D, o Tupi surpreendeu a muitos, conquistano o título, com duas vitórias em cima do Santa Cruz, 1 x 0 em Minas e 2 x 0 no Recife. Desses dois jogos, não tivemos oportunidade ver nenhum. Seja como for, essa partida quer dizer algumas coisas. Começando pelos não finalistas; a muito tempo não víamos um clube do Mato Grosso tendo acessos. O Cuiabá pode não ter a tradição de um Operário ou Mixto, mas com certeza é melhor estruturado, e apesar dessa estrutura bastar para o Estadual, ainda não sabemos se ela permite sonhos maiores. Por sua vez, o Oeste é o "rei do acesso" do futebol paulista, resta saber se o será no futebol brasileiro. O clube está buscando isso, mas é necessário mais apoio, pois ainda que uma média de cerca de 1,500 torcedores não seja ruim, não é lá muito expressiva numa Série B.

Agora, os finalistas. O Santa Cruz é um gigante, que sofreu com más administrações, e caso os atuais dirigentes tenham um mínimo de competência, o clube volta pra Série A e volta bem, honrando sua tradição, o que é algo que todos queremos ver. Quanto ao Tupi, podemos dizer que não é algo restrito a Juiz de Fora. Estamos vendo vários clubes mineiros nas principais divisões do futebol brasileiro, em 2012, teremos 3 na Série B; América, Boa/Ituiutaba (ou Ituiutaba/Boa, joguem o link http://futebolinteriorano.blogspot.com/2011/10/enquanto-isso-nas-minas-gerais.html e ) e Ipatinga, e com Tupi na Série C, com uma boa média de público, aproximadamente 4,500 (como sabem, para média de público, e muito mais, é só ir no rbrito1984.blogspot.com). Mas ainda tem que ser provado se isso é uma tendência ou se é um fenômeno passageiro.

De todo o jeito, foram competições interessantes, dignas de uma cobertura maior por parte da mídia. Não temos dúvida de que não só a imprensa pernambucana, mas a nacional, deu importância à conquista do Santa Cruz, afinal, 2011 pode ser o começo do despertar de um gigante. Mas e o grande campeão da Série D, o Tupi-MG? Se recebeu alguma atenção, foi mínima, longe da importância da competição. E a Copa Paulista, que é o segundo torneio mais importante do estado, continua relegado pela imprensa. Com toda a certeza, cobertura midíatica é importante, mas o mais importante é a presença do torcedor, que é quem constrói a história do clube, e temos certeza de que essas conquistas, ainda que não tenham muitas fotos ou vídeos, estão na memória dos torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário