sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Faça você mesmo

Todos aqueles que acompanham as divisões inferiores do futebol profissional sabem que muitas são as dificuldades para se manter um clube. E no meio de tantas dificuldades, muitos clubes se tornam "ciganos", ou seja, vão aos lugares onde sua sobrevivência vai ser garantida, não importando se a "nova casa" fique a milhares de quilômetros do lugar em que foram fundados, além é claro, longe de sua torcida. E pra ser mais exato, falamos assim para ser gentis, pois em não poucos casos, a busca pela sobrevivência vira uma busca por lucro mesmo.

Foi exatamente isso que ocorreu com o AFC Wimbledon, da Inglaterra. Explicando o caso; o Wimbledon não era um grande clube, mas como todo time, tinha sua base de torcedores, e representava sua comunidade, num canto de Londres (cidade que junto de Buenos Aires e Montevideo, deve ter o maior número de clubes. Se não nos enganamos, Londres deve ter uns 14 clubes, só nas principais divisões. Se alguém souber o número certo, favor, postar nos comentários, isso se desejarem...bem, voltemos ao cerne da questão). Fundado em 1889, o clube só se tornou elegível na Football League (os campeonatos inteiramente profissionais. Abaixo disso, há o semi-profissionalismo e o amadorismo, o que ajuda a explicar as cerca de 23 Divisões existentes na Inglaterra) em 1977-78, e em apenas 9 anos, atinge a elite do futebol inglês. E a maior glória da equipe chegaria nesse período; o título da FA Cup, ganho em cima do Liverpool, na temporada 87-88, que corou a geração que ficaria conhecida como Crazy Gang, nome dado devido às brincadeiras sem muita noção praticadas pelo elenco, além do estilo de jogo extremamente simples e feio, que tornou Vinnie Jones ídolo por lá (coloque esse nome na seção de arquivo do blog que você verá uma matéria sobre o figura). Infelizmente, devido ao banimento que a UEFA impôs aos clubes ingleses devido ao Desastre de Heysel (quando um grande grupo de torcedores do Liverpool foram para cima de torcedores da Juventus de Turim, causando uma grande confusão, que tragicamente, resultou na morte de várias pessoas), não pudemos ver a Crazy Gang em torneios europeus. O clube ficaria na elite até 2000, com uma média de público, cerca de 17,000.

E assim a vida seguia. Mas um pouco longe dali, mais especificamente, há 90 km, na cidade de Milton Keynes. Milton Keynes foi elevada ao nível de cidade em 1967, o que para os padrões ingleses, é uma cidade nova. A cidade possuia um projeto bacana, que incluia várias coisas, mas ainda faltava algo; um time de futebol, pois até estádio já tinha. A diretoria do Wimbledon procurava um estádio maior, e a cidade procurava um clube = acordo entre as partes, que se deu em 2002, quando o clube não estava brigando pela volta à elite. Só que esse acordo ignorou os torcedores, que (não sem razão) ficaram extremamente nervosos por terem de viajar 90 km para ver seu time, que logo depois, nem poderiam chamar de "seu", já que de Wimbledon ia para Milton Keynes Dons.
Nisso, os próprios torcedores decidiram fundar um novo-velho clube, que carregaria as mesmas características do Wimbledon, mais especificamente, AFC Wimbledon. Os torcedores estavam decididos a resgatar a história do clube, tanto que entraram em um processo para reaver a taça da FA Cup conquistada pelo clube. Depois de uma longa batalha judicial, os torcedores acabaram vencendo a queda de braço, e além de reaverem a taça, conseguiram que o Milton Keynes não usasse nenhuma menção histórica anterior à 2004, quando foi fundado. Muito disso também se deve ao constrangimento causado à FA (The Football Association, a Federação Inglesa), que depois de permitir essa mudança, se tornou muito mais rigorosa nesse quesito.

O "novo" Wimbledon conseguiu um sucesso esportivo notável. Em 9 anos de existência, o clube saiu da 9ª Divisão para a 4ª, com direito a uma série de 78 jogos invictos, e nessa temporada, o clube briga pela classificação nos play-offs. Claro que existem controvérsias e dificuldades, inerentes ao futebol profissional. O Dons Trust, organização dos torcedores que gere o clube, vendeu parte de suas ações para comprar um campo, que será dividido com o Kingstonian, o que gerou uma dívida, que todos esperam gerir e pagar, sem prejuízos ao clube, mas como todos sabem, tudo que envolve endividamento é perigoso e controverso.

De todo o jeito, torcemos para que o modelo dê certo, provando que os torcedores podem sim, gerir seu clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário