domingo, 1 de janeiro de 2012

Guia da Segunda Divisão Paulista - Palestra de São Bernardo...e Feliz 2012



Ano novo, vida nova, e o futebol vai voltar, logo, veremos a nova edição da maior competição do Brasil; a Segunda Divisão Paulista. E com ela, o já tradicional Guia da Competição. Ano passado, conseguimos tratar de quase todos os clubes (com exceção dos clubes-empresas). Pra começar, abordaremos o Palestra de São Bernardo.

Tradicional equipe do ABC Paulista, o Palestra espera 2012 seja muito, mas muito melhor mesmo, que 2011. No ano passado, a equipe fez uma campanha pífia, sendo o saco de pancadas do seu grupo, conquistando apenas 4 pontos em 14 jogos, e ficaria em último, se o Nacional não tivesse perdido 3 pontos por uma punição. Um indício de uma leva melhora foi visto no Paulista sub-20 da 2ª Divisão, quando o clube passou da 1ª fase, mas foi eliminado pelo maior rival, o EC São Bernardo. Mas deve-se ressaltar que a campanha do sub-20 foi muito mais de superação e vontade do que por qualidade técnica, e que essa competição é bem mais curta que a Segundona. Assim sendo, o clube teve muito tempo para se preparar, tanto que ainda em agosto passado passou a realizar peneiras, visando montar categorias sub-20, sub-17 e sub-15.

Mas de um ano que pouco prometia, o Palestra agora atrai muitas expectativas. O clube firmou uma parceria com o Brescia, da Itália. A diretoria ainda não especificou os detalhes dessa parceria, mas o que sabe até o momento é de que ela prevê um intercâmbio de atletas. Além disso, o clube pretende construir um CT no bairro em que está situado, o Ferrazópolis. Esportivamente, o clube participou de um torneio de pré-temporada, em Camanducaia-MG. As outras equipes eram o Real Madrid de Ibertioga-MG, o Pouso Alegre, além da Seleção de Camanducaia. A intenção, além de se preparar, era pescar algum reforço. O time profissional foi eliminado nas semi-finais do torneio, enquanto o sub-20 chegou na final, se foi campeão ou não, não sabemos, por quê a informação parece ser inexistente. Seja como for, o diretor técnico Flávio Alves e o técnico Daniel Vieira. Vieira é jovem, possui cerca de 30, e chegou a defender as categorias de base do Palestra, assim como também defendeu o rival EC São Bernardo, porém, não jogou muito tempo, devido a uma lesão crônica, que o fez se preparar para ser treinador. O treinador chegou no Palestra em 2010, e em 2011 assumiu o cargo após a saída de Lombardi Jr e Gersinho Leite, fato que o próprio Vieira admite ter colaborado para a péssima campanha.

Mas como já dissemos, são planos, e até o momento, não existem maiores informações dessa parceria com o Brescia. Além disso, muito pode estar sendo feito no esportivo, mas não estamos vendo muita coisa direcionada ao torcedor e ao morador de São Bernardo. Vale lembrar que em uma pesquisa passada, foi apontado que no ABC, o Palestra só possui menos torcedores e simpatizantes que o Santo André. Logo, potencial não falta. Agora é mobilizá-lo, para alcançar o acesso para a A3...

2 comentários:

  1. Matheus, o Palestra fez nesse fim de ano também dois jogos diante de Corinthians e SPFC e foi bem nos dois, embora tenha sido derrotado. O que pouco importa, pois o desnível técnico das divisões é grande.
    Quanto aos jogos em MG, no jogo em que o Palestra foi derrotado nos penaltis, o clube foi extremamente prejudicado pela arbitragem. Por conta disso e das baixas condições mínimas de jogo é que o Alviverde sequer retornou a Minas para o fim do torneio. Qto a parceria com o Brescia, a informação está correta. A intenção é fazer intercâmbio de atletas e criar escolinhas 'Palestra/Brescia'. O Ct não precisará ser construído, pois ele já existe. Falta apenas ser melhor equipado.

    Vamos torcer por um ano bem melhor!

    Leandro Giudici

    ResponderExcluir
  2. Opa, muito obrigado pelo adendo. Procurei notícias sobre esse torneio, mas foram bem difíceis de se encontrar. De todo jeito, parece que 2011 realmente ficou para trás, que é o que muita gente espera. Que em 2012 o clube consiga montar um time que honre sua tradição. Até mais parceiro.

    ResponderExcluir