quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Sobre Submarinos


Quando uma pessoa vai no estádio, ela tem certeza de que verá, e ouvirá, várias coisas, e uma delas é música. O estádio é um dos ambientes mais musicais da terra; não importa se o jogo for em Bebedouro ou Astana, a torcida sempre cantará, isso quando não estiver xingando o juiz ou o adversário (e em alguns casos, o próprio time). A maioria dos cânticos são criados pelos próprios torcedores, mas como vivemos em uma sociedade globalizada, em que as informações circulam com uma rapidez espantosa, algumas músicas que tocam, ou tocaram, em rádios, programas e sabe Deus onde mais, são usadas pela torcida como base para seus temas. Mas os casos em que uma torcida adota para si uma música são raros. Podemos falar do Liverpool com "You Will Never Walk Alone" ou o St. Pauli com "Hells Bells", e ainda mais raros quando uma torcida adota o nome de uma música como apelido para o clube. Nesse último caso, sinceramente, conhecemos apenas o Villarreal, que é chamado pela torcida de "Submarino Amarillo". Até aí, todos que acompanham futebol sabem que o clube é conhecido assim, mas temos certeza de que poucos conhecem a origem dessa alcunha. Para isso, teremos de abordar um pouco da história do clube.

O Villarreal não é um clube tido como grande. Títulos, títulos mesmo, o clube possui apenas 3; um Espanhol da 3ª Divisão e duas Copas Intertoto, o que não é lá grandis coisa. O Villarreal é da cidade homônima, que também não é muito grande, possuindo apenas 51 mil habitantes. Dito isso, é fácil imaginar o clima de euforia que toma a cidade quando o clube fica perto de conquistar algo, como nas ocasiões em que foi vice-campeão espanhol em 2008 e chegou nas semi-finais da Liga dos Campeões em 2006. Foi justamente esse clima de euforia que lhe rendeu o apelido. O título da 3ª Divisão veio em 1970. Nisso, ouvindo uma certa música nas rádios, os torcedores do clube logo fizeram a alusão "subir de divisão = emergir, como um submarino". Até aí, nada demais, afinal, "Yellow Submarine" era um sucesso dos Beatles, e de todo jeito, a alusão foi feliz. Mas o apelido do clube não foi baseado na música dos Beatles, pelo menos não diretamente. O apelido veio da música "Submarino Amarillo", do grupo espanhol Los Mustangs, que nada mais é que uma versão em espanhol do tema dos Beatles.


Seja como for, os torcedores se identificaram muito com esse apelido, ao ponto de render alguns episódios no mínimo curiosos. Por exemplo, os rivais históricos do Villarreal são Castelón e Valencia, mas estranhamente, seu maior rival é o Cádiz. Em um primeiro momento, é algo estranho, pois os clubes não são de regiões próximas, e nem jogaram muitas vezes, então, por quê seriam rivais? Bem, lá vai; na década de 80, o Cádiz viveu uma fase meio “iô-iô”, subindo e descendo de divisões, e por ter o uniforme amarelo, a torcida também o apelidou de Submarino Amarillo. Isso foi suficiente para dar origem à rivalidade, e os dois lados possuem seus argumentos; os torcedores do Villarreal afirmam que começaram a usar o apelido antes, já os do Cádiz dizem que pelo seu clube ter sido fundado 15 anos antes do Villarreal, seu time é o verdadeiro Submarino.

Outro episódio um tanto quanto bizarro foi quando um grupo de habitantes da cidade fez uma petição para o Ministério da Defesa; ceder um submarino desativado para colocá-lo na praça central da cidade, não sem antes pintá-lo de amarelo. Essa é uma das poucas vezes em que, infelizmente, o bom senso imperou, e o Ministério negou o pedido, o julgando como absurdo. Bem, é isso, ficamos por aqui, qualquer adendo ou crítica, fiquem a vontade. Até mais amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário