domingo, 8 de agosto de 2010

Isto no existe

O futebol constantemente nos mostra que a única coisa/força infinita reconhecida pela física é estupidez humana, potencializada pela falta do que fazer...mas quem está reclamando?
Imprensa é imprensa em qualquer lugar do mundo, e sempre é sensacionalista, mas algumas quebram barreiras. Recentemente, o Villareal, um bom clube espanhol, sofreu um quilingue de Néstor "Colibrí" Coratella. O que acontece, uma companhia de desocupados criou o perfil no Facebook do Néstor aí, afirmando que era um jogador do Danúbio, e que o Villareal havia comprado a promessa por exatos 3 milhões de euros (eu não tenho no teclado aquele símbolo do euro). Só que nunca houve negociação, sequer havia jogador, e a imprensa espanhola caiu!!!Sério, acreditaram que o Submarino Amarelo contratou um jogador inexistente.
Um dia, só para conferir, um jornalista ligou para Montevideú, para saber mais sobre a transação.A diretoria do Danúbio ficou surpresa, e respondeu de maneira bem humorada, dizendo "esse jogador não existe. É uma brincadeira muito bem feita na internet. O que fizeram foi pegar fotos do site do Danubio e publicá-las. Quem dera pudéssemos ter vendido um jogador nesse valor, quando o Villarreal acaba de comprar o veterano Marchena por uma cifra muito menor". Mas mais achicalhação estava por vir. Os fanfarrões parabenizaram o jornal que havia desvendado a história, e esperam que todos tenham se divertido tanto quanto eles. Ai, ai, não sei se os Chicos Langs da vida se divertiram tanto quanto eles, mas nós gostamos.
Mas ainda pior do que isso foi o que aconteceu com o CSKA de Sofia, na Búlgaria.A diretoria viu na internet lances de quatro jogadores da base de outro time do Leste, e resolveu entrar em contato com os empresários destes, já que o número de contato aparecia no vídeo.Era tudo uma farsa de uns fanfarrões, que de fato conversaram com a direção do clube, e marcaram um teste. Sério, marcar um teste sem sequer conversar com a direção do outro clube é muita estupidez. Chegado o dia do teste, os atletas obviamente não apareceram, e a direção do CSKA ligou para o outro clube, e ouviu que tais jogadores não existiam. Vocês sabem o que sacanear o maior clube da Búlgaria? É algo que não tem preço. É algo para ser passado de gereção em geração na família. É algo que o impedirá de pisar na Búlgaria por toda a eternidade.
Pode parecer que será uma sessão do "Folclore Futebolístico", e tem tudo para ser uma, mas o que está envolvido nela transcende o escracho.
Mas isso reflete uma coisa. Os clubes europeus, inclusive os dos centros menores, com maior poderio financeiro, estão tratando de recrutar jogadores do resto do mundo, de preferência bem jovens. Levam os melhores para lá, e deixam os "de pior qualidade" para os mercados locais. Fazem isso de preferência em regiões com sérios problemas socias, como desiguladade e violência. Vendem uma promessa de vida melhor, baseada nas dos craques mais famosos do mundo, sendo mais fácil tirá-los de lá, para depois lucrarem com eles. É só analisar, o Barcelona tem um centro de treinamento no Japão e nos E.U.A.? Não. E nos países africanos com sérios problemas sociais? Depois das últimas Copas, será que existem pessoas que acreditam que jogadores de uma região "A" são melhores do que os oriundos da região "B"? Alguém acredita em missão humanitária?
Quem pensar em exploração capitalista, ou até mesmo num tipo de tráfico humano, não será nenhum absurdo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário