segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Voltou



Vários clubes estão voltando a ativa esse ano, EC São Bernardo-SP, Grêmio Novorizontino-SP, Grêmio Maringá-PR, entre outros. Mas um dos clubes mais importantes do Nordeste voltou recentemente. Trata-se do Esporte Clube Ypiranga, 3ª força da Bahia, com 10 Campeonatos Baianos (17, 18, 20, 21, 25, 28, 29, 32, 39 e 51), 1 Copa do Nordeste (51), 8 Torneios Início (19, 22, 29, 33, 47, 56, 59 e 63) e 2 Estaduais da 2ª Divisão (83 e 90) e seu último título foi a Copa do Brasil Juvenil (07).

O clube, considerado "O Mais Querido", foi fundado em 1906, e até hoje manda seus jogos no Estádio Deputado Galdino Leite, mais conhecido como Vila Canária, e num caso curioso, o seu maior rival, o Galícia Esporte Clube (clube da colônia espanhola) manda seus jogos lá, devido à alguns problemas com seu estádio, o Santiago de Compostela, além de um punhado de outros clubes, que usufruem dos 4,000 lugares do aprazível estádio.
O Ypiranga era considerado o verdadeiro time do povo (o Bahia só seria fundado em 1930), pois ao contrário do Vitória, que era um clube de regatas, logo, elitista. O Ypiranga foi fundado (e era dirigido) por pessoas das classes marginalizadas, o povão mesmo, e colocava no campo e na arquibancada pessoas da clase trabalhadora. Foi um dos primeiros times do Nordeste, senão o primeiro, a aceitar jogadores negros. Mas o clube passou por momento difíceis nos 3 anos (em 2007, só disputou campeonatos de base) em que ficou parado, sua sede, abandonada, estava praticamente destruída. O time voltou em 2010, na 2ª Divisão Baiana, mas foi mal, conquistando apenas 4 pontos em 8 jogos. Mas o ano não foi de todo o ruim. o Canário venceu em casa o rival Galícia, 2 x 1, no "Clássico de Ouro", ainda que tenha sido derrotado quando o mando era dos espanhóis, 3 x 2.


Popó, o craque do povo



E um dos baianos mais ilustres, Jorge Amado, era torcedor fanático do time, tanto que dizia que “outros clubes do futebol baiano podem ser mais ricos, mais prósperos, mais badalados pela imprensa, donos até de maior torcida e de maior número de títulos recentes. Nenhum de gloriosa tradição quanto o E.C. Ypiranga, o time de Popó, antigamente poderoso, milionário, invencível, supercampeão… O Ypiranga pode perder a vontade por que já ganhou demais, já deu muita alegria aos seus fiéis torcedores. Se o visitante tiver de escolher um clube de futebol, escolha o Ypiranga…”. Se um dia formos para a Bahia, seguiremos o conselho dele...

Nenhum comentário:

Postar um comentário