domingo, 29 de agosto de 2010

Segunda Divisão Grupo 3 - Velo Clube


A Associação Esportiva Velo Clube, de Rio Claro, a Cidade Azul, é um dos clubes mais tradicionais do estado, e no último dia 28, completou 100 anos de existência. O nome vem da idéia original que os criadores tiveram quando criaram o clube; dedicar-se ao ciclismo. O futebol só seria modalidade da associação a partir de 20.
5 anos depois, o Velo seria Campeão do Interior, e no ano seguinte, seria vice-campeão paulista pela APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos, entidade que organizava um campeonato estadual à parte da FPF). Em 48, começaria a história de rivalidade com o Rio Claro Esporte Clube (tanto que o mascote do Velo, o Galo Vermelho, foi adotado para contrariar o galo Azul do Rio Claro). Em 78, o clube seria vice campeão da Série A2, com direiro a uma invasão de 10,000 torcedores na casa do adversário. Mas nem toda essa empolgação, e nem toda a preparação que o time fez evitou o rebaixamento.

É o que se diz na cidade, enquanto o Velo nunca sobe, o Rio Claro sobe e faz feio. O Velo ficaria nessa de sobe e desce, até agora. Assim como o Corinthians, o clube montou um time que brigasse pelo acesso. Passou com segurança pela 1ª fase, e possui a melhor campanha da 2ª fase, com 15 pontos em 5 jogos. Para realizar essa campanha, o Velo começou a preparação bem cedo, e contratou o experiente técnico João Vallim. E faz de seu estádio, o Benito Agnelo Castelano, o popular Benitão, e seus 8, 198 lugares.

Os velistas sonham em retornar para as divisões superiores e encontar o Rio Claro, para quem sabe, repetirem os históricos 11 x 2 (provavelmente o maior placar de um clássico de todos os tempos) de 1983.

Nenhum comentário:

Postar um comentário