quarta-feira, 20 de julho de 2011

Segunda Divisão Paulista 2011 - Grupo 2 - Guariba

Antes de tudo, podemos dizer que por muito pouco o Guariba não ficou de fora do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2011. O time passava por grandes dificuldades financeiras, e o licenciamento era uma realidade, o que seria muito doído, já que o clube voltou em 2006, depois de 11 anos de pausa. Mas um grupo de torcedores, que assumiram a direção do clube em 2009, se mobilizou, trabalhando para que isso não acontecesse. Muito foi feito na base do voluntariado, como quando a presidente do clube, Vanessa Evangelista (primeira mulher a presidir o clube), ajudou a pintar os muros do estádio, ou quando o clube organizou uma quermesse para arrecadar uma verba.

O orçamento, de maneira apertada, foi estipulado em R$25 mil mensais , então, qualquer troco será de grande valia. Mas como o otimismo de que 2011 será melhor que 2010 (quando o clube ficou na 2ª fase) é o que impera na cidade, o trabalho de procurar apoio foi mais fácil do que de costume. A prefeitura ajudará com transporte e alimentação, além de ceder estádio municipal Domingos Baldan. Além disso, muitos comerciantes da cidade estão procurando apoiar o clube. No entanto, a média de pagantes não é das mais animadoras; uma média de 183 pagantes em 5 jogos (lembrando que a FPF só contabiliza os pagantes, então se o Guariba estabelecer uma gratuidade ou algo parecido, o público alvo dessa medida não é contabilizado).

Mas mesmo com tamanha determinação, a preparação do time teve alguns problemas. O primeiro foram as fortes chuvas de começo de ano, que impediram os treinos. Também houve uma troca de técnico antes mesmo do campeonato começar; Wilson Carrasco deixou o clube amigavelmente e Rogério Delgado assumiu. Outro problema foi que o time não conseguiu marcar amistosos para testar jogadores, então teve de apelar para atletas já conhecidos e que estavam em atividade no período. Isso tudo em março.

Com tudo resolvido, e com um tempo relativamente longo antes da estréia, os trabalhos para acertar tudo foram intensos, para que tudo saísse bem na estréia. Mas não foi o que aconteceu; derrota em casa para o Olé Brasil (0 x 2), com um time que parecia não se encontrar em campo. E o próximo jogo seria o clássico contra o Jaboticabal, na casa do rival, logo, o empate em 0 x 0 não foi visto como um mal resultado. Mas derrota para a Matonense em Matão (2 x 1) quase pôs tudo a perder pros lados do Guariba, que teve calma para repensar algumas coisas. Com a mesma comissão técnica e mais alguns reforços, a Cobra Canavieria não perdeu mais, colecionando 6 vitórias e 1 empate, com destaque para a goleada de 7 x 1 sobre o Américo Brasiliense na casa do rival. Uma amostra do bom futebol praticado pelo Guariba foi a vitória por 3 x 0 contra o Sertãozinho, equipe que foi rebaixada na Série A2 desse ano.




Com isso, o Guariba já está classificado para a próxima fase, o que levanta uma questão. Ano passado, aconteceu a mesma coisa; o Guariba foi muito bem num grupo extremamente desequilibrado, com uma diferença colossal entre alguns times. Chegando na fase seguinte, o clube ficou pelo caminho. A diretoria e os jogadores remanescentes do ano passado dizem ter aprendido a lição, e a torcida do Guariba espera que isso realmente tenha acontecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário