quinta-feira, 21 de julho de 2011

Segunda Divisão Paulista 2011 - Grupo 4 - Cotia




O Cotia FC é o clube mais novo da Segunda Divisão Paulista, sendo fundado no final de 2010. Era o retorno de Cotia para o futebol profissinal, depois de 17 anos de ausência. Seu último representante tinha sido o Central Brasileira. A origem do Cotia, como não foi muito divulgada, cerca muita conufsão. Muitos acham que o clube foi resultado de uma mudança de cidade. Bem, foi mais ou menos isso. O que aconteceu foi que os diretores do Cotia entraram em um acordo com a diretoria do Campo Limpo Paulista. O Campo Limpo estava parado a 2 anos, e não tinha planos de voltar, com isso, o Cotia passou a usar o registro do Campo Limpo, assim evitando os pesados gastos que a FPF estipula para filiar um clube. O único gasto foi com a transferência da sede, cerca de R$250,00, que foi arcado pela diretoria.

O Cotia conta com o apoio da prefeitura, que apoiou todo o processo de formação do clube, ajudando com a questão do estádio municipal Euclides de Almeida. Por sua vez, a diretoria do clube fomentará as suas categorias base através de escolinhas voltadas para toda a população espalhadas pela a cidade.

O time é comandado pelo técnico Antônio Ortega, que começou a preparação relativamente tarde, mas que conseguiu junto dos atletas estabelecer um padrão de jogo que se destaca pelo ataque, e logo na estréia a equipe venceu o Sumaré na casa do rival por 3 x 2, de virada. Até o momento, depois 12 jogos, o Cotia possui 5 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, e possui o 3º melhor ataque do grupo, com 23 gols marcados. Mas um dado preocupante é que sua defesa é uma das piores, tendo sofrido 21 gols.


O Grupo 4 é dominado pelo pelo Desportivo Brasil, que possui 28 pontos. No mais, a diferença do Cotia, o 2º (19 pontos), para o Atibai, o 6º (14), é de 5 pontos, e ainda faltam 2 jogos. Em relação ao saldo de gol, dos times que brigam com o Cotia pela vaga, apenas o Capivariano, 5º colocado (17 pontos), possui saldo melhor (8 de saldo contra 2 do Cotia). No mais, Sumaré e Primavera, 3 º e 4º, respectivamente, possuem saldo igual ao do Cotia. O Atibai 6º colocado com 14 pontos, possui -8 de saldo.



Sobre o público, o Cotia possui a 15ª melhor média entre os 45 clubes participantes, mas não é lá muito expressiva; média de 290 pagantes em 6 jogos no estádio Euclides de Almeida. A meta de todos é o acesso para a A3, mas os próprios dirigentes do clube afirmam que o mais importante e solidificar as bases do clube, evitando construí-lo sobre um castelo de areia, e que se o acesso vier, bom, se não, é aproveitar o que foi visto de bom e se preparar para 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário