domingo, 27 de maio de 2012

Copa Caribenha 2012


Em tempos de Eurocopa, muito se fala nesse torneio, afinal, reúne algumas das melhores seleções do mundo. Mas época de Euro também é época de competições menos chamativas, se assim podemos dizer, e esse é o caso da Copa Caribenha. Como já deve dar para perceber pelo nome, essa competição reúne as equipes do Caribe, região que está sob a administração futebolística da CONCACAF. Poucas são as seleções de tradição da região, a maioria delas faz parte do segundo escalão pra baixo do futebol da América do Norte, mas nem por isso é um torneio menos interessante que a Euro ou a Copa da Ásia. Essa é uma oportunidade de ver (pra quem conseguir) diversas realidades e estilos de jogo, é algo simplesmente único. O certame dá vaga para a Copa Ouro, que é o torneio de elite da CONCACAF.


Tentamos falar dos favoritos, ou equipes com algum destaque, e esperamos que tenha ficado razoavelmente bom, mas sabemos que não está próximo do ideal. Assim sendo pedimos que os especialistas em futebol caribenho de plantão comentem e participem, afinal, venhamos e convenhamos, não é muito fácil encontrar informações sobre essa competição. Sem mais delongas, aproveitem;

Grupo A
Bahamas
Bermuda
Ilhas Cayman
Haiti

Grupo B
Ilhas Virgens Britânica
República Dominicana
Porto Rico
Ilhas Virgens Americanas

Grupo C
Curação
Guiana
Santa Lúcia
São Vicente e Granadinas

Grupo D
Martinica
Guiana Frances
Montserrat

Grupo E
Aruba
Barnados
Dominica
Suriname

Grupo F
Anguilla
São Martin
São Cristovão e Neves
Trinidad e Tobago;

Como já dissemos, será muito difícil falar de cada uma dessas equipes, mas isso não nos desencorajará, e tentaremos fazer o melhor possível. Lembrando que a competição começará apenas em agosto, o que nos dará muito tempo para pesquisarmos, pensando em falar sobre cada um dos participantes, ou pelo menos do maior número possível.

Os favoritos são Trinidad e Tobago e Jamaica. Os dois países são os maiores vencedores da competição, com 8 e 5 conquistas, respectivamente. A Jamaica está passando por um processo de renovação, comandada por Theodore Withmore desde 2009. Withmore era meio-campista e barman, e representou o país na Copa da França. Vários jogadores atuam no futebol europeu, com destaque para o zagueiro  Claude Davies, do Crawley Town, da 3ª Divisão inglesa. Davies é o jogador do atual elenco jamaicano que mais tem partidas pela seleção, com 66. Destaque também para o atacante Ricardo Fuller, do Stoke City, da Premier League. Esse processo de renovação, ainda que não tenha garantido a classificação para a Copa de 2010, deu ao menos o título da edição de 2010 da Copa Caribenha. Sobre os jogadores da nova geração, muito se espera de Nigel Neita, que com 18 anos faz parte da academia de jovens do Arsenal.

Sobre Trinidad e Tobago, a seleção também passa por um processo de renovação, pois em sua última glória, a participação na Copa do Mundo de 2006, o time contava com vários veterano, caso de Dwigth Yorke e Stern John, que por anos foram as referências do time. Mas esse processo está sendo difícil. O time foi eliminado na 2ª fase da Copa Caribenha, ficando atrás de Jamaica e Granada. Em 2010, o time ficou fora da Copa do Mundo, e novamente foi eliminado na 2ª fase do certame caribenho, dessa vez atrás de Cuba e novamente de Granada. Outro réves foi a eliminação nas eliminatórias para a Copa de 2014. O time ficou em segundo em seu grupo, com 12 pontos, atrás da surpreendente Guiana, em uma briga pau a pau, com a vantagem de apenas 1 ponto do líder, sem falar na participação de Bermuda, que conquistou 10 pontos. Assim como os jamaicanos, os Soca Warriors também possuem jogadores atuando fora do país, sobretudo na Europa, sendo Kenwyne Jones, companheiro do jamaicano Fuller no Stoke City, uma das esperanças do treinador Hudson Charles.

Dessas duas seleções pra baixo, as restantes ou venceram apenas 1 edição da competição ou fizeram campanhas de destaque. Pra ser mais específico, apenas 4 seleções conquistaram a Copa Caribenha; as já citadas Jamaica e Trinidad e Tobago, e Martinica e Haiti. Martinica é um caso único no futebol; o país é uma possessão francesa, logo, não pode ser filiada à FIFA, o que a impede de participar de eliminatórias para a Copa do Mundo. Para a FIFA, atletas que nasceram na ilha podem representar a seleção francesa. Porém, para a CONCACAF, atletas que chegaram a representar a França nos últimos 5 anos não podem representar Martinica nas competições organizadas pela entidade. Les Martinino conquistaram a Copa do Caribe em 93, mas a última grande campanha foi um 3° lugar em 2010, ano em que conquistaram a alternativíssima Coupe de L’Outre-Mer, competição que reúne as possessões ultramarinas da França. De lá pra cá, a seleção pouco atuou, o que não a credencia a realizar um bom papel nessa edição do torneio, ainda que possuam jogadores de algum destaque, como os meias Rodrigue César e Gaëtan Sidney, que jogam respectivamente no Istres e no Nancy, ambos da 2ª Divisão Francesa.

Sobre o Haiti, podemos dizer que é uma seleção extremamente tradicional na região. Os haitianos venceram a competição em 2007, e ainda colecionam o vice em 2001 e dois terceiros lugares seguidos, em 98 e 99. Além disso, a seleção haitiana já participou da Copa do Mundo, chegando a estar derrotando a Itália, mesmo que por alguns minutos apenas. Uma boa campanha na Copa Caribenha talvez apague a frustralção pela eliminação das eliminatórias para a Copa do Brasil, em que a equipe, com 13 pontos, ficou 2 atrpas de Antigua e Barbuda. Mas não podemos ignorar que o país está em uma situação difícil, e futebol talvez não seja a prioridade do país. Tanto é assim que infelizmente cerca de 30 pessoas que eram integrantes da seleção, entre jogadores e assistentes, faleceram no terremoto que atingiu o país em 2010. O técnico do Haiti é o brasileiro Edson Tavares, que não é muito conhecido por aqui por ter trabalhado a maior parte de sua carreira na Ásia. Sinal da globalização, existem diversos haitianos jogando fora do país, espalhados pelo mundo, ao contrário do que poderia se supor, que apenas o futebol francês acolhessem jogadores haitianos. Pra se ter ideia, há 2 jogadores do país no futebol argentino; o capitão Judelin Aveska, zagueiro do Independiente Rivadavia e o jovem atacante Sony Norde, do Boca Juniors, que está por empréstimo no Estudiantes de Altamira, do México.

Depois dessa fase de grupos, haverá uma outra, com 3 grupos, e os cabeça de chave desses grupos são as seleções melhor ranqueadas; no caso Cuba, Granada e Guadalupe. A ordem dos grupos será essa;


Grupo G


Granada
Líder do Grupo A
Líder do grupo B
Segundo colocado do Grupo E ou F


Grupo H


Guadalupe
Líder do Grupo C
Líder do Grupo D
Segundo colocado do grupo A ou B


Grupo I


Cuba
Líder do Grupo E
Líder do Grupo F
Segundo colocado do grupo C ou D


A seleção de Granada vêm realizando boas campanhas na competição, chegando na final de 2008 e nas semifinais de 2010. Na primeira perdeu da Jamaica e na segunda para Cuba. Entretanto, na briga por uma vaga na Copa do Mundo, a equipe ficou em último em um grupo com Guatemala, Belize e São Vicente e Granadinas. Com certeza foi um revés, mas o plano para o futebol do país é a longo prazo, e afirmamos isso por causa do comando de Mike Adams, que está na federação nacional desde 2004. A maior parte dos jogadores atua no futebol do país, com poucas exceções, caso de Jason Roberts, experiente atacante de 34 anos que ajudou o Reading a atingir a Premier League.


Guadalupe, a cada edição do torneio caribenho, melhora sua campanha; 4ª em 2007, 3ª em 2008 e vice-campeã da edição passada. Se a mística continuar, podemos colocá-la como uma das favoritas ao título. Para além da sorte, a seleção guadalupiana (é isso mesmo?) possui um plantel interessante, com vários jogadores atuando no futebol francês. A seleção de Guadalupe passa pela mesma situação de Martinica; por ser um território ultramarino francês, não pode competir em torneios da FIFA, nem pleitear uma vaga na Copa do Mundo. Ainda que o técnico Roger Salnot tenha a disposição jogadores como Cédric Collet, Brice Jovial e Richard Socrier, todos jogando na 1ª Divisão Francesa (no recém promovido Reims, Dijon e Ajaccio, respectivamente), o maior artilheiro do atual plantel é Ludovic Gotin, que atua no campeonato nacional, no Le Moule. Gotin anotou 12 gols pela seleção nacional, o que o torna a referência natural no ataque da equipe.


Em relação aos cubanos, seu caso é peculiar. Todos os atletas da seleção atuam no futebol nacional. A seleção cubana possui atletas experientes, como volante Yoel Colomé (jogador do atual elenco com maior número de partidas, com 50) e o atacante Alain Cervantes, que com 32 gols é o artilheiro da seleção. Os comandados de Alexander "Chandler" González têm história na competição, e algo estranho, que talvez possa ser chamado de mística; por 3 vezes, os cubanos conquistaram cada uma das primeiras colocações da competição, exceto o 1º lugar. Colocando em miúdos, foram 3 vices, 3 medalhas de bronze e por 3 vezes terminaram em 4º. Se considerarmos a última Copa Ouro como parâmetro para estabelecer até onde os cubanos podem chegar, os Leones terão problemas; a equipe foi a última colocada de um grupo com México, Costa Rica e El Salvador, levando 16 gols e marcando apenas 1. Ainda que pareça ruim, e de fato é, já  representa uma melhora no nível do futebol do país, que na preferência do cidadão cubano, está atrás de uma infinidade de esportes, do boxe ao vôlei, e principalmente o beisebol.

 Saindo dos favoritos, não é possível falar de futebol caribenho sem falar Montserrat.  O país como um todo está passando por um processo de reestruturação, devido a uma erupção que ocorreu anos atrás e forçou o êxodo de milhares de moradores da ilha, e logicamente o futebol também está sendo afetado, tanto pela tragédia como pela reconstrução. Depois de ficar em último no seu grupo, pela fase qualificatória do torneio de 2010, a seleção do país quer fugir da inglória última colocação do ranking da FIFA. O futebol do país é amador, logo, os destaques são os atletas profissionais, que atuam em outros países, sobretudo na Inglaterra, que são 6 ao todo, incluindo que atua na Irlanda. Destaque para Jaylee Hodgson, que joga no Shepshed Dynamo, da 8ª divisão inglesa, e a quem temos como amigo no Facebook.

Seja como for, um bom parâmetro para se avaliar as possibilidades das seleções são as eliminatórias para a Copa, onde elas encontram rivais mais fortes que os vistos no Caribe. A Guiana foi uma surpresa, passando para a próxima fase das eliminatórias. Os Jaguares de Ouro contêm jogadores que atuam apenas no futebol local ou americano, o que torna a campanha ainda mais surpreendente, e pode ser um indício da evolução do futebol do país. Podemos destacar o meia Shawn Beveney, do Caledonia de Trinidad e Tobago, que com 22 gols marcados é o atleta da atual seleção que mais fez gols. No mesmo grupo da Guiana, Bermuda não fez feio. O mesmo ocorreu em Antigua e Barbuda, que tem um projeto no mínimo curioso para o futebol, mas muito usado no rugby; o técnico Tom Curtis divide a função entre o cargo na seleção nacional e o de técnico do Antigua Barracuda, único time profissional do país...que compete na 3ª Divisão do campeonato norte-americano. Dos jogadores que atuam no país, apenas o goleiro Tahari Lewis e o meia Jamie Thomas não jogam no Barracuda (eles defndem o All Saints Utd e o Bassa SC). O artilheiro do time é Peter Byers, do Barracuda, com 23 gols em 36 partidas, que divide o protagonismo com o zagueiro e capitão Geogre Dublin...que também joga no Barracuda. Os que não defendem o principal time do país (ou os outros dois clubes), atuam no futebol inglês, com destaque para Mikele Leigertwood do Reading e Dexter Blackstoock do Nottingham Forest, ambos atletas muito úteis para suas equipes.

A  República Dominicana foi um adversário duro para o mais tradicional El Salvador, que nesse mesmo grupo venceu os dois jogos contra Suriname por placares expressivos; 1 x 3 em Paramaribo (em jogo vistoi por 500 pessoas) e 4 x 0 em San Salvador (com público beirando os 10,000). Porto Rico e São Cristovão e Neves seguraram empates com o Canadá, com destaque para os portoriquenhos, que seguraram o ataque candense em plena Toronto. As demais equipes não tiveram um desempenho satisfatório nas eliminatórias, mas talvez com as lições aprendidas, e sem a presença dos rivais da América Central e do Norte (que querendo ou não, são melhor estruturados e contam com mais tradição no futebol), possa haver espaço para surpresas. Estamos esperando ansiosamente que consigamos achar um meio de ver essa competição pela internet, pois dificilmente algum canal aqui vai passar Suriname x Aruba...

Nenhum comentário:

Postar um comentário