segunda-feira, 14 de maio de 2012

Guia da Segunda Divisão Paulista - Grupo 5 - AD Guaurlhos



Dos clubes que participam da Segunda Divisão Paulista, o Guarulhos possivelmente é o que disputou mais edições do campeonato; essa será sua 20ª participação, e só não são 17 seguidas por quê em 2003 a equipe foi jogada para a 5ª Divisão devido à remodelação do futebol paulista, ficando lá até 2005. Se isso sugere que elementos como falta de competência e azar são recorrentes, o clube nunca se licenciou desde que se profissionalizou em 81, apesar de todas as dificuldades de se fazer futebol em uma cidade próxima de São Paulo, o que se reflete na média de público. Na campanha de 2011, a média foi de 142 pagantes no estádio Antônio Soares de Oliveira, popularmente conhecido como Ninho do Corvo, em alusão ao mascote do rival Flamengo (sentimos falta de um apelido direcionado ao torcedor do Guarulhos. Se houver algum, por favor, avisem, se não houver, recomendamos criarem, afinal, seria um charme a mais).

Ano passado, a equipe chegou até a 2ª fase, com a campanha mais oscilante vista no campeonato. Na 1ª fase, o Guarulhos conquistou 10 vitórias em 14 jogos, com 27 gols marcados e 16 sofridos, o que o deixou como líder di Grupo 5. Já na 2ª fase, o time degringolou e apresentou um futebol bem abaixo do visto na fase anterior, sendo lanterna de um grupo com Fernandópolis, Olímpia e São Vicente, com 2 empates e 4 derrotas, marcando ínfimos 4 gols e sofrendo 13, ou seja, uma média de mais de 2 gols sofridos por partida.

Ainda assim, a diretoria encarou a campanha como boa, claro que ficou a decepção com o desempenho medíocre na 2ª fase, mas afirmou que não seriam feitas loucuras, que o trabalho continuaria na mesma direção, tirando lições dos erros cometidos.

Para 2012, Olavo de Silveira, técnico com vasta experiência no futebol amador da cidade e em categorias de base será o treinador do time. Talvez por essa formação peculiar Olavo foi escolhido. Explica-se; dos clubes que integram o 4º escalão paulista, o Guarulhos é um dos que mais apostam na base e em jogadores nascidos na região, tanto é assim que 7 atletas são da cidade, e vários estão no clube a mais de 3 anos. Uma das revelações é o atacante Felipe, que na última edição do Paulista sub-17 marcou 5 gols em 3 jogos. O jogador mais experiente do elenco é o goleiro Marins, de 34 anos, que possui passagens por Guarani, São José, Flamengo de Guarulhos, e pela própria ADG. O técnico garante que essa política gera uma identificação, um amor à camisa do time, que só tende a trazer bons resultados. Sobre a preparação, o time vem treinando desde abril, pois já contava com uma base bem firmada, com a adição de jogadores da base.

Na estréia, o AD venceu o Sport Barueri por 2 x 0, jogando em casa, e com 2 expulos, o que reflete esse espírito de determinação. Mas agora, vamos abordar esse tema sob uma ótica ainda não vista aqui no blog; fomos ver Nacional x Guarulhos, no dia 12/05, lá no Nicolau Alayon. As observações sobre o jogo, sobre o estádio, e sobre o Nacional, faremos depois, mas agora vamos à algumas considerações sobre o jogo. O Guarulhos estava com alguns desfalques, mas que não devem justificar o péssimo desempenho apresentado. A equipe foi totalmente dominada pelo Nacional, criando pouqíssimas chances, e só chegou ao gol em um penâlti marcado de maneira esdrúxula, quando o atleta guarulhuense (é esse o gentílico mesmo?) trupicou sozinho e o juiz marcou a penalidade.


Assim sendo, podemos afirmar que o time, aparentemente, continua oscilando. Se quiser almejar algo mais, como o aceso, isso deve mudar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário