domingo, 20 de maio de 2012

Guia da Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 6 - Joseense

Persistência. Essa é a marca do Joseense na competição. Fundado em 98, sofre a concorrência de várias equipes tradicionais do Vale do Paraíba, como Taubaté, Guaratinguetá, Jacareí, Mathiqueira e o rival de cidade, o São José. De fato, é um cenário difícil para o crescimento de um clube, mas se o próprio Guará, fundado em 98 (ainda que em um contexto diferente) conseguiu atingir conquistas relevantes, por quê os joseenses não podem? Sonhar é permitido, mas nos últimos anos sonhar é a única coisa que o CAJ está fazendo. Dizemos isso pautados pelos desempenhos da equipe nas últimas edições da Segundona; de 2007 pra cá, o Tigre do Vale não passou da 1ª fase em nenhuma oportunidade, e em não raras ocasiões fez campanhas vexatórias. Que é admirável que continuem competindo mesmo com esse retrospecto, isso é, mas então por quê acreditar que isso vai mudar?

Ano passado mesmo, a classificação não veio por pouco; o CAJ ficou em 6º, com 18 pontos, e o 4º e último classificado, o ECUS, terminou com 20. Ainda assim, o desempenho foi irregular, com 5 vitórias e 6 derrotas em 14 jogos. E a média de gols não foi lá grande coisa, com 14 marcados e 18 sofridos. E novamente nos perguntamos; "o que o Joseense andou fazendo de diferente, ao ponto de nos convencer (e dizemos que somos exigentes) de que esse ano será diferente?". A base da equipe é composta por jogadores que estavam em 2011, que serão comandados novamente por Rafael Guanaes. Guanaes encerrou a carreira de jogador no próprio Joseense em 2009, tornando-se treinador da equipe já no ano seguinte. 

Agora, uma particularidade; o CAJ aposta muito em atletas para funções fora das 4 linhas. O atacante Renato Santiago e o goleiro Hélder ocuparão os cargos de Diretor de Futebol e Preparador de Goleiros, respectivamente. Podem estar estranhando o fato de que não usamos o prefixo "ex" (isso é um prefixo mesmo, ou o nome desse recurso da língua é outro?), mas é por quê eles estarão a disposição para jogarem. Não sabemos se dará certo, mas de todo ficaríamos sem saber se não fosse tentado, então é algo válido pelo menos como experiência.

Até o momento, as coisas vão bem. Trabalhando desde o começo do ano, o time mostrou ter um ataque eficiente, chegando a vencer um amistoso com o Sumaré por 5 x 0, e nos 3 primeiros jogos desse ano, venceu na segunda partida o Atlético Mogi por 4 x 1. Além desse resultado, a equipe empatou sem gols com o Manthiqueira na estreia e venceu o Jacareí por 1 x 0.

Agora, os pesares. O Joseense manda os jogos no estádio ADC Parhayba, muito elogiado por quem quer que vá lá. A questão é que são poucos os que fazem isso; ano passada a média de público foi de 35 pessoas por partida. Isso faz do time simplesmente o menos visto entre os mais de 40 participantes de 2011.


Continuar disputando a Segunda Divisão, mesmo com todas as dificuldades, é um sinal de persistência, persistência essa que merece ser reconhecida pela comunidade local, pois ela é um dos elementos que pode trazer o tão sonhado acesso, acesso que só virá se a equipe não repetir os erros dos últimos anos, e claro, se receber mais apoio da comunidade...acaso é um círculo vicioso? Seja como for, veremos como o Joseense se sairá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário