quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Segunda Divisão Paulista 2012 - Sobre a 3ª fase

Certo, a 3ª e antepenúltima fase da Segunda Divisão Paulista começou a um tempo, mas cá estamos, para fazer uma análise da situação de momento da competição. Quando fizemos o texto sobre a conclusão da 2ª fase, tecemos algumas considerações sobre a 3ª, e hoje, dá pra dizermos se elas são acertadas ou não. Restam mais 3 jogos, mais 9 pontos em disputa, logo, muita coisa pode acontecer ainda. Assim sendo, falemos sobre as possibilidades de cada um dos 16 clubes que chegaram até aqui;

Grupo 14

Osasco
Nacional
Votuporanguense
Sport Barueri

Osasco; Nenhum time cresceu como o Osasco na competição. De candidato á eliminação na 1ª fase, o clube passou, e bem. Na 2ª fase, quando considerávamos que aquele lugar era mais do que satisfatório, o time passa com uma campanha satisfatória. Para os que achavam que o OFC deu sorte, o empate fora de casa contra a Votuporanguense, em 1 x 1, mostra que o time veio para ficar. Se o acesso vier, não será dos mais improváveis, pois a equipe esta jogando bem, mas com certeza será o menos cotado. O único fato a se lamentar é que o clube parece não conseguir fazer frente ao clube da cidade, o Grêmio Osasco, quando falamos de apoio da população. Infelizmente, são frequentes os jogos em que menos de 100 pessoas estão presentes. Com certeza isso pode comprometer as coisas em alguma escala.

Nacional; Podemos dizer que o fantasma da péssima campanha de 2011 foi exorcizado, mas não completamente; isso só virá caso o clube suba. Desde que caiu, em 2009, o Naça é cotado como um dos favoritos ao acesso. É consenso que tradição não falta à equipe da Barra Funda, e o futebol apresentado até aqui foi suficiente para levar o clube longe, mas não o credencia como um dos favoritos ao acesso. A equipe costumava perder muitas chances, mas em alguns jogos, a equipe sofre uns apagões, e essas chances não são criadas com naturalidade. A defesa é a força do time; com 12 gols sofridos, é uma das melhores da competição, mas que vacilou no empate em casa contra a Votuporanguense, quando o NAC estava fazendo 2 x 0, ainda no primeiro tempo. Só resta mais uma partida no Nicolau Alayon, o clube terá de fazer um bom resultado em pelo menos um jogo fora para almejar uma classificação.

Votuporanguense; Tendo em vista a campanha do time na 1ª fase, quando atingiu 100%, era esperado que o ritmo caísse em determinado momento. Estranho seria se o time continuasse passando o trator geral. Seja como for, o time está entre aqueles que podem ser considerados como um dos favoritos não só ao acesso, mas ao título. O ataque, com 39 gols marcados até aqui (e que possuí o artilheiro da competição, Romário, com 13), vai bem, mas a defesa é a maior força do time, com apenas 15 gols concedidos. Além disso, outra força do time é o estádio Plínio Marin, em que a equipe perdeu apenas 2 pontos, em um empate contra o Osasco (1 x 1), já nessa fase. E é justamente isso que credencia o CAV à classificação, mesmo estando em 3º no grupo; restam mais dois jogos em casa. Se o clube fizer bons resultados em casa, poderá passar.

Sport Barueri; Definitivamente, o Sport Barueri caiu muito. Gostávamos do fato da equipe atacar ao ponto de fazer 6 e levar 4, mas ultimamente, o desempenho tem sido mais regular, em todos os sentidos. Na 3ª fase mesmo, passou na bacia das almas, pelo índice técnico (um dos melhores 3º colocados), sendo um dos poucos que avançou com saldo negativo. Para atenuar isso, o clube tem um retrospecto relativamente bom em casa, na Arena Barueri, muito mais pelo conhecimento do campo do que pelo apoio da torcida, efetivamente.

Grupo 15

Sumaré
Fernandópolis
Grêmio Mauaense
Joseense

Sumaré; Afirmamos de maneira categórica que o Sumaré não conseguiria grande coisa nessa fase, afinal, passou entre os melhores 3º colocados, com os mesmos 8 pontos do Olímpia, mas foi o único que chegou até aqui com saldo negativo (-1), em suma, não passaria e ponto. Ledo engano. O empate em casa contra o Joseense dava indícios de que estávamos certos, mas a categórica vitória fora de casa contra o Fernandópolis (3 x 1) e o empate fora de casa contra o Mauaense (1 x 1) colocam o clube na liderança do grupo. O clube tem mais 2 jogos em casa (que valem mais pelo fator "conhecimento do campo" do que "apoio de torcida" - dentre os 16 participantes dessa fase, é o que possuí a pior média de público), e se conseguir bons resultados, se classifica, mas ainda não o colocamos como favorito ao acesso...sabemos que corremos risco de queimar a língua de novo, mas até aí, faz parte.

Fernandópolis; A 1ª colocação na última fase foi uma exceção. Olhando a campanha do até Fefeçê aqui, o time foi segundo em tudo, e até o momento, está em segundo em vários campos conhecidos; até entre os artilheiros o Fernandópolis está em 2º (Rudimar, 10 gols). O time começou bem, com um empate fora em 1 x 1 com o Mauense, mas a inesperada derrota ante o Sumaré colocou algumas interrogações nas cabeças de seus torcedores, e ainda que tenha se reabilitado contra o Joseense (2 x 1), só resta mais um jogo em casa, que com apoio da torcida, que frequentemente chega na casa dos 1,000 expectadores por jogo (a maior entre os membros do grupo) deverá ser "o" jogo...pelo menos até a próxima fase. Ainda assim, acreditamos que o clube passa de fase, muito pelo que seus rivais (não) vêm mostrando.

Grêmio Mauaense; 3 jogos, 3 empates. Cravamos que se o time acertasse seus problemas, teria chance, mas não é isso que tem acontecido. A principal deficiência da equipe na 2ª fase foi não ter conseguido fazer resultados em casa, e na 3ª isso está se repetindo. A proximidade com a capital, o desconhecimento de sua existência por parte da população, além do fato dos jogadores serem todos do São Bernardo FC, colabora para que a arquibancada do Pedro Benedetti (sim, o estádio possui apenas 1 arquibancada) não fique muito cheia. Com 2 empates em 1 x 1 contra Fernandópolis e Sumaré, nem o precioso ponto obtido fora de casa contra o Joseense foi tão precioso assim. A defesa, assim como na fase anterior, está se postando bem, o problema é o ataque que não está conseguindo resolver. Resumindo, agora a Locomotiva do ABC está em situação complicada.

Joseense; Na 1ª fase, o Joseense foi uma das equipes que apresentou um dos melhores desempenhos de todos os tempos, com um ataque eficiente (23 gols marcados) e uma defesa sólida (7 sofridos). Era plausível supor que o time iria bem na 2ª etapa. A equipe foi líder, mas de maneira mais discreta, mas de todo jeito, foi líder. Agora na 3ª e antepenúltima fase, o clube simplesmente não engrenou, com 2 empates e 1 derrota. Um empate fora contra o Sumaré pode ser tido como um bom resultado, mas ficar na igualdade com o Mauaense é de se colocar um pé atrás, e uma derrota fora de casa com o Fernandópolis é algo até esperado, mas nunca bem quisto. Apesar de possuir um dos artilheiros da competição (Luis Guilherme, 9 gols), o ataque não tem sido tão produtivo quanto nas fases anteriores, com apenas 2 gols marcados, e a defesa já sofreu 3 gols em 3 jogos. Pra piorar, contando com a 2ª fase, já são 8 jogos sem vitória. Oscilações são esperadas, especialmente em uma competição tão longa, mas agora não é mais hora pra isso. O clube ainda tem chances de classificação, mas está complicado.


Grupo 16

Novorizontino
José Bonifácio
Guarujá
Américo

Novorizontino; Líder, e até o momento, possui a melhor campanha entre os 16 classificados. Um sempre bom empate fora de casa contra o forte Américo, uma vitória em casa contra o não menos forte José Bonifácio (2 x 0), justificando nossos palpites. Mas a vitória fora contra o Guarujá (2 x 0) parece confirmar os prognósticos daqueles que o colocam como um dos favoritos ao acesso. A defesa do Tigre ainda não foi vazada, e com 4 gols marcados até o momento, vai fazendo seu papel. Além disso, vêm sendo apoiado em peso pela cidade, que estava com saudades do time, afastado do profissionalismo a mais de 10 anos, e com mais 2 jogos em Novo Horizonte, a classificação está mais do que encaminhada. Há gente que vai mais longe, credenciando o time não só ao acesso, mas ao título, e podemos dizer que estamos nesse grupo.

José Bonifácio; Com 6 pontos, não só é o 2º melhor do grupo como o 2º melhor da 3ª fase. Assim como nas fases anteriores, a força da Serpente do Vale tem sido seu estádio, o Antônio Pereira Braga. O outro grande trunfo do time é seu ataque, que não passou em branco em nenhum jogo em casa, o que vêm se mantendo nessa etapa, um pouco mais comedido, é verdade (duas vitórias - Guarujá e Américo - pelo placar simples). Vencer todos os jogos em casa e conseguir uns pontos fora é o suficiente para se passar dessa fase, mas caso o clube passe, terá de alcançar vitórias fora, e essa, definitivamente, não é a especialidade do José Bonifácio (lembrando que a única vitória fora foi contra uma claudicante Matonense).

Guarujá; Esse é o 2º ano do Guarujá em seu retorno ao profissionalismo, e com certeza, atingir a 3ª fase pode ser encarado como um grande sucesso. O passo inicial na 3ª fase foi uma derrota fora de casa ante o José Bonifácio pelo placar mínimo, algo esperado até. A vitória em casa contra o Américo (2 x 0) mostrou  algo que vimos em todo o campeonato; um ótimo desempenho em casa, com 6 vitórias e 3 empates. Entretanto, a derrota de 2 x 0 em casa pro Novorizontino pesou, e perder uma longa invencibilidade em casa nunca é bom, ainda mais em um momento decisivo. Com 2 jogos fora de casa, vai ser complicado pra ADG chegar mais longe.

Américo;  O Américo vinha bem no Campeonato. Apoiado por sua torcida, que frequentemente está na casa do milhar lá no Joaquim Justo, a equipe foi bem na 1ª fase, mas não tão bem assim na 2ª, quando passou por índice técnico, como um dos melhores 3º colocados. Agora, na 3ª, a situação está complicada, pois a equipe conquistou apenas 1  ponto em 3 jogos. Muitos podem dizer que a equipe fez apenas 1 jogo em casa, o que de fato, é correto, mas ultimamente, o time não vêm correspondendo à esse apoio. Na 2ª fase, a única vitória foi um WO contra o Atlético Mogi, e se desconsiderarmos isso, a última vitória em casa foi no distante 17/06, um 4 x 0 contra o Radium. Também é certo que o desempenho fora não foi de todo ruim, mas olhando pro agora, a equipe não conseguiu fazer frente ao Guarujá e ao José Bonifácio longe de casa. Se a toada continuar assim, será difícil o Américo ir para a 4ª fase.


Grupo 17

Tupã
Olímpia
São Vicente
Jaboticabal




Tupã; Dissemos que o Tupã, juntamente do Olímpia, passaria de fase, mais provavelmente em 2º, brigando com o São Vicente, mas com leve vantagem para os litorâneos. Bem, o clube é líder, mas dado o equilíbrio do grupo, isso é bem menos expressivo do que em situações razoavelmente normais. A equipe começou confirmando dois prognósticos ao vencer o Jaboticabal por 2 x 1 fora de casa; 1º, que passaria de fase com relativa tranquilidade e 2º, de que o Jotão havia chegado longe demais. Mais 2 jogos foram disputados, e não é mais possível afirmar isso. Mesmo sendo um dos clubes mais apoiados por sua torcida, empates em casa ante o São Vicente (2 x 2) e Olímpia (0 x 0) colocaram o time em uma liderança relativa e não muito expressiva. Pra ser mais exato, o clube não foi brilhante em nenhum momento, primando mais por uma regularidade mais do que discreta. Existem chances de passar de fase, e elas estão calcadas em uma vitória no próximo jogo em casa (contra o Jaboticabal) e fazer bons resultados fora, o que venhamos e convenhamos (indo pro caminho das obviedades no futebol), é algo bem mais fácil falar do que fazer.

Olímpia; Apesar de estar em 2º, acreditamos que a equipe possui mais chances de se classificar tranquilamente que o Tupã, simplesmente por quê está usando a receita mais simples no futebol; vencer em casa e buscar o máximo possível de pontos fora. Até o momento, são 7 vitórias no Tereza Breda, com destaque para um inapelável 3 x 0 contra o Novorizontino. Mas é bom a equipe abrir o olho, pois vale lembrar que a equipe foi derrotada por Fernandópolis (2 x 1) e Sumaré (1 x 0), quando este último não vinha em um bom momento técnico. Ainda assim, é uma das favoritas a passar de fase. A defesa, que foi furada apenas 1 vez nessa 3ª fase, não necessita de maiores cuidados, mas o ataque, um dos melhores de toda a competição, nessa fase marcou apenas 1 gol. Se quiser que conquistar o tão sonhado acesso, terá de melhorar.

São Vicente; Poucos diriam que o alvinegro litorâneo chegaria até aqui. Pra ser mais exato, quem quer que acompanhasse a Segundona, afirmava que eram Jabaquara e Portuguesa Santista que iriam longe. Nem do Guarujá esperavam muito. Seja como for, o time da primeira cidade do Brasil está aí firme, mas não muito forte. Cremos que o time chegou mais longe do que esse esperava, mas existem uma série de fatores relevantes que o colocam como candidato a morrer na praia (não, isso não foi uma piada, não foi intencional ou planejado. Não somos bons em trocadilhos, reconhecemos isso, e por isso mesmo evitamos usá-los). Único de seu grupo com saldo de gols negativos (-1, devido aos 4 tentos concedidos), o São Vicente não mostrou um ataque envolvente ou uma defesa extremamente segura. No máximo, foi de regular pra baixo. Se passar, surpreenderá.


Jaboticabal;  Se ainda há um certo debate sobre se o São Vicente chegou mais longe do que se esperava ou não, é consenso que o Jatão foi muito além do que se esperava. Por ter passado no índice técnico na 1ª fase, esperava-se que a equipe ficasse na etapa anterior. Mas eis que o time aplica uma goleada de 4 x 0 sobre o Manthiqueira, e surpreendentemente vence a Votuporanguense pelo placar mínimo, e com mais alguns resultados básicos, passa de fase, pra novamente ser cotado pra ser eliminado. O jogo de estreia na 3ª fase, uma derrota em casa pro Tupã, pareceu confirmar os prognósticos, assim como uma esperada derrota para o Olímpia pareceu estar dentro dos conformes das previsões dos palpiteiros de plantão. A vitória em casa contra o São Vicente (2 x 0) deixa o time à apenas 2 pontos do líder Tupã, mas com apenas mais um jogo em casa à se disputar, e o time venceu apenas 3 jogos fora de casa, todos contra times bem inferiores (Taquaritinga, Matonense e um ruim Manthiqueira na 2ª etapa). Entretanto, se o clube passar, afirmamos categoricamente que o clube sobe...e tenho dito.




Um comentário:

  1. Olá, amigos do Futebol Interiorano!
    Bacana a página de vocês, podemos trocar links como forma de parceria, visando a divulgação e o crescimento de ambos os blogs?

    Tornei-me seguidor e convido a seguir também o FuteB.R.O.N.C.A.! e curtir nossa FanPage no Facebook.

    Aguardo contato pelo email: blogfutebronca@gmail.com ou, se preferirem, pelo link "BOCA NO TROMBONE" na página inicial do site.

    Fico no aguardo,
    Saudações,
    Luiz Fernando Vétere

    ResponderExcluir