quinta-feira, 31 de março de 2011

Segunda Divisão Paulista 2011 - Grupo 5 - União Suzano AC


Direto da Cidade das Flores da região Metropolitana de SP, teremos a participação do União Suzano AC. O USAC é a equipe da cidade que a mais tempo compete no Campeonato Paulista, e sempre o fez com poucos recursos, exceto no período em que teve apoio da prefeitura, tanto que abrigou outras modalidades esportivas, como vôlei e futsal. Mas esse apoio não veio do nada, ele só se concretizou devido ao desempenho da equipe, que foi fundada de uma maneira singular. Pelos idos de 1960, um grupo de trabalhadores, estudantes, moradores em geral, jogavam bola num campinho perto da estrada Keida Harada (onde até hoje fica a sede do clube). Nisso, em 69, um empresário viu, resolveu dar apoio, e a brincadeira ficou mais séria, com a equipe ganhando vários títulos amadores, ainda com o nome de Paulista (que por "coincidência", era o nome da fábrica do empresário). Nisso, o clube se profissionaliza em 83, em 89 passa a receber o apoio da prefeitura, mudando o seu nome para o atual.



Em 92, a prefeitura inaugurou um estádio, o Francisco Marques Figueira, o popular Suzanão, com capacidada para cerca de 10,000 pessoas, sendo inaugurado numa partida com a Portuguesa, que acabou vencendo o time da casa por 5 x 1. Mas no ano seguinte, houve uma cisão no USAC, e antigos membros fundam o ECUS (Esporte Clube União Suzano). Um ano depois, o USAC deixa de receber apoio da prefeitura, e quem passa a receber é justamente o ECUS. O USAC continuou competindo mesmo sem apoio, e conseguiu se manter, pelo menos até 2003, quando se licenciou. Voltando em 2006, não fez nenhuma campanha de destaque nesse anos, coisa que a diretoria pretende mudar esse ano.



A prefeitura de Suzano se comprometeu a dar atenção igual para os dois clubes, cedendo meios de transporte, além de academias, para as equipes. Além disso, o USAC firmou uma parceria com a empresa Nicotra, que trouxe um treinador no começo do ano, Paulo Roberto Lilló, que ano passado comandou as categorias de base do Taubaté. Mas Lilló pediu demissão esse mês, e quem assume é Edinho Poá, que comandou o próprio USAC ano passado.



Outro ponto é que 50% dos jogadores do clube são de Suzano e região, isso devido ao trabalho feito nas categorias de base. Os trabalhos começaram em janeiro sob o comando de Lilló, mas Poá ainda terá um mês para dar corpo ao time que pegará na estréia o estrante Manthiqueira de Guaratinguetá, em Suzano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário