terça-feira, 8 de março de 2011

Segunda Divisão Paulista 2011



A Segundona vai começar, e vamos ter mais um retorno; o da Associação Desportiva Guarujá, da cidade homônima, a Pérola do Atlântico. O Guarujá sempre militou nas divisões inferiores do futebol paulista, nunca conseguindo ir para a Série A3, por exemplo. O Guarujá sofre de um problema crônico das equipes do litoral; falta de apoio, seja da cidade, seja dos torcedores, que preferem aderir ao clube mais vitorioso da região, o Santos. Por isso, todo um trabalho terá de ser feito para lotar os 8,112 lugares do estádio Antonio Fernandes.
A equipe, fundada em 92, quase sempre participou do Campeonato Paulista, ficando afastada apenas em 2009 e 2010. Mas as melhores participações ficaram nos anos 90, quando logo em 93, conseguiu a promoção para a 5ª Divisão, e em 97 atingiu a fase final dessa mesma competição, ficando com o 3º lugar, posição que naquela ocasião, não lhe garantia o acesso. Sendo confirmada esse ano, a diretoria procurar aquele velho esquema de procurar parcerias e montar um elenco pouco antes da competição, para não ter de pagar 3 meses de sálario por uma relativa inatividade, e um tempo hábil para entrosamento.

A curiosidade em torno do time fica pela escolha de seu mascote. A diretoria pretendia usar o cavalo marinho, que na opinião da única torcida organizada do time, não era um animal muito másculo. Como a cidade fica no litoral, automaticamente pensaram em peixes, mas logo abandonaram a idéia, por motivos um tanto quanto óbvios. Pensaram depois em baleias, mas essa idéia foi abandonada, isso porque os dirigentes do Santos, temerosos do potencial do Guarujá, rapidamente copiaram a idéia, e começaram a colocar baleias-mascotes nos jogos da Vila Belmiro, e a torcida aderiu ao projeto, prestando-se a cantar "peixe" olhando para uma orca (animal que muitos biólogos classificam não como baleia, mas como uma espécie de golfinho, mas esse é um assunto para outra área). Assim sendo, o Guarujá aproveitou o tubarão, que logo foi aclamado como intimidador e viril o suficiente. Seja como for, que o Guarujá possa voltar, e voltar bem, para a maior competição do estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário