quarta-feira, 20 de julho de 2011

Futebol de Causas

Esse é o nome de um documentário português que retrata um episódio de grande repercussão. Foi em 1969, e envolveu a Universidade de Coimbra, e o clube que a representa, a Académica.

A situação era a seguinte; Portugal vivia uma situação política difícil, com a ditadura Estado Novo Salazarista, e que procurava estender seu controle para as universidades. A polêmica no caso de Coimbra foi a seguinte; o governo impôs que a Universidade de Coimbra fosse administrada por um conselho autonômo, sem dar voz aos estudantes, além de não terem o direito de se organizarem, medida esta que é revogada, mas quanto ao direito de participação dos estudantes nos assuntos da universidade, este continua negado.

Em abril de 1969, numa inauguração de um prédio na Universidade, mais especificamente, o de matemática, inauguração esta que contava com a presença do então presidente do país, Américo Tomás. E em frente do prédio, centenas de estudantes protestavam, com cartazes como "Exigimos Diálogo", "Universidade para Todos", "Estudantes no Governo da Universidade", e por aí vai. Nisso, Alberto Martins, um aluno da universidade, e representante das organizações estudantis, pede a palavra, para falar em nome dos estudantes. O pedido foi negado, e pior, algumas horas depois ele foi preso.

Os estudantes estavam extremamente mobilizados e engajados. É importante lembrar do contexto histórico da situação. O ano anterior, 1968, especialmente o mês de maio, ficou marcado como um ano cheio de levantes contestatórios em todo o mundo, e tamanha radicalização não iria desaparecer em apenas um ano. A partir da prisão de Martins e de outros estudantes, os protestos se intesificaram, e com a intensificação dos protestos, intensificou-se a repressão, e os conflitos se tornam inevitáveis. Naquele mesmo mês, numa assémbleia que contou com mais de 6,000 pessoas, se declara "luto acadêmico", e os alunos decidem não participar dos exames, ocupando a Universidade e ministrando cursos livres. No dia 30 de abril, o ministro da Educação, Hermano Saraiva, num comunicado televisivo, afirmando que os alunos estavam sendo desrespeitosos, que estavam afrontando o Presidente da República, e que a "ordem seria reestabelecida em Coimbra".

Aí entra o time de futebol. A Académica era composta majoritariamente por alunos ou ex-alunos que militavam politicamente na Universidade, e na década de 60, marcada pelo radicalismo, estudantil e operário, por todo o mundo, também foi a década em que atingiu o seu melhor desempenho. O dia 22/06 teve uma peculiaridade no futebol português; foi a primeira e única final da Taça de Portugal que não foi televisionada, mesmo o adversário dos acadêmicos ser o Benfica. Nesse dia, pode-se de dizer que o jogo esteve em segundo plano, pois os 37,000 lugares do Estádio Nacional de Lisboa e o seu entorno se tornaram um palco de manifestações contra o regime, naquele que até hoje é reconhecido como o "maior comício de sempre contra o regime".

Sobre o documentário em si, só conseguimos o trailer, que colocaremos aqui, mas quem conseguir obtê-lo, seja baixando, comprando, ou coisa que o valha, nos informe. Até mais.

http://www.youtube.com/watch?v=qcO2RUeTiWE

Documentário - 70 min - 2009

Escrito e Realizado por : Ricardo Antunes Martins
Produzido por : António Ferreira e Tathiani Sacilotto

Direcção de Fotografia : Lee Fuzeta
Música Original : Luís Pedro Madeira

Produção Executiva : António Ferreira
Chefe de produção : Inês Prazeres

Montagem : Lee Fuzeta
Supervisor de Pós-Produção : Rodrigo Lacerda

Director de Som : Simão Lopes
Misturas Audio : Toni Lourenço / Gil Figueiredo

Pós-Produção Audio : LoudStudio
Pós-Produção vídeo : Sofa Filmes

Em co-produção com : RTP – Rádio e Televisão Portuguesa
Com o apoio financeiro do : FICA – Fundo de Investimento para o Cinema e Audiovisual

uma produção PERSONA NON GRATA PICTURES - Portugal 2009

Um comentário:

  1. Muito orgulho em todos aqueles que fizeram pare desta e outras lutas académica, ficando para sempre, o seu nome, registado na história, reconheço a dificuldade por que todos passaram, mas no entanto foram todos bravos e herois...
    Um bem hajam

    ResponderExcluir