terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Outro Chelsea


Esse é o nome de um documentário alemão de 2010, dirigido por Jakib Preuss, que tem como pano de fundo um clube; o Shakhtar Donetsk. O diretor alemão trabalhou na Ucrânia em 2004, acompanhando as eleições presidenciais. Nisso, ele pôde ver o país de mais perto.

A premissa do documentário é simples; acompanhar dois torcedores do Shakhtar e ver suas opiniões sobre o país, a política, a cultura, e claro, o futebol. Eles são Aleksander "Sacha", um mineiro de 55 anos, torcedor apaixonado, que sempre que pode vai aos jogos fora, e que possui saudades dos tempos da URSS. O outro é Nikolay "Kolya", um jovem político que admite não entender muito de futebol, mas acha que as vitórias do Shakhtar dão uma boa imagem da região e de seu partido, que é o mesmo do presidente do clube, o bilionário Rinat Akhmetov, e do presidente do país, Viktor Yanukovych.

Sobre o nome do filme, retiramos uma declaração que o próprio diretor deu para o site do Globo Esporte (saibam que se tivessemos oportunidade, nós mesmos faríamos as perguntas); o" estádio de futebol transformou-se no espelho de uma sociedade, o lugar onde mineiros, políticos e oligarcas se encontram. A ideia de comparar Shakhtar e Chelsea surgiu logo de cara, por causa de óbvias semelhanças: ambos foram comprados por bilionários da antiga União Soviética e têm grande concentração de torcedores nas classes mais pobres, com sentimentos divididos sobre a mudança de identidade do clube por causa do dinheiro injetado e dos jogadores estrangeiros".

O documentário mostra bem a cidade, além do cotidiano de uma ex-república soviética dividida, com o Shakthar sendo a bandeira dessa região, tanto que em certa parte do filme, um torcedor afirma que "o Shakhtar pode perder o título, mas que eles já fizeram o principal, vencer o Dynamo de Kiev". Além disso, aborda a campanha do time na Copa da UEFA de 2009, quando o clube venceu, ironicamente, o Werder Bremen, time de coração do diretor. Mandaremos o trailer do filme, que contêm legendas em inglês, pois infelizmente não há previsão de um lançamento em português

http://www.theotherchelsea.com

Genêro: Documentário
Duração: 87 min
Direção: Jakob Preuss

Nenhum comentário:

Postar um comentário