segunda-feira, 22 de março de 2010

Paraná

Já foram definidos os rebaixados no Campeonato Parananse, tratam-se de Engenheiro Beltrão, Nacional, Serrano e Toledo.Mas focarei o Eng. Beltrão e sua relação com a federação local, e os problemas dessa instituição.
Pra começar, o Beltrão chegou a Curitiba para enrentar o Corinthians local já rebaixado, pois tinha somente 5 pontos.Aliás, não chegou, pois nem foi.E o Corinthians garantiu a vitória no WO, o que culminou em sua classificação para a fase final, que possui um dos regulamentos mais questionáveis do país, mas isso fica para mais tarde.O Eng. não foi para a partida alegando que a FPF lhe devia R$13 mil, logo, a instituição não tinha dinheiro para levar jogadores mais comissão para a Capital.Por sua vez, a FPF diz que a equipe não pagou a verba para a arbitragem, que segundo o regulamento, seria de 1% da bilheteria.
Nessa pendenga, dou razão para o clube, pois o estatuto do torcedor prevê que as federações arquem com isso, o trecho está lá no site do clube, que não me parece lá muito confiável, mas talvez seja "só" falta de verba, mas aí vai; www.aereb.com.br.O site também relata a stuação da associação dos árbitros paranaenses, que pelo que deu pra perceber, é uma categoria bem parecida com os professores do estado de SP; sofreram arrocho, perderam direitos, terão de fazer um "cursinho" (mas só que terá de ser pago, R$175, que podem ser divididos em 5 prestações), e como os professores paulistas, muitos são acomodados e simplesmente aceitam as imposições da FPF.
Quanto ao regulamento, ele prevê que o 1º colocado terá uma bonificação de 2 pontos na 2ª fase, e o 2º terá um ponto."Bem, e daí?"Isso foi adotado em 2009, porque em 2007 o Paranavaí tinha vencido o estadual, e em 2008 o Toledo atingiu as semifinais, e só não foi para a final por causa do regulamento, que previa que o time melhor colocado levaria vantagem sobre o pior colocado (o Atlético-PR tinha vencido por 1 x 0 em casa, sendo derrotado pelo mesmo placar na casa do Toledo).Zebras no Paraná?Improvável.
Isso tudo sem contar que o Paraná é de longe recordista no número de clubes licenciados, média de 2 por ano, isso levando em consideração apenas a 1ª Divisão (o Eng. já confirmou que tem grandes chances de fazê-lo).Ao que parece, alguém está ganhando com isso tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário