terça-feira, 8 de maio de 2012

Segunda Divisão Paulista 2012 - Grupo 03 - Lemense


Depois de duas temporadas na A3, o Lemense voltou para a Segundona. E o que podemos experar do CAL para esse ano? Veremos agora.

Na Série A3 de 2011, o Lemense somou apenas 15 pontos em 18 jogos, marcando 18 tentos, e sofrendo 31, o que fez da defesa do clube a 3ª pior da competição. Esse mau desempenho culminou no rebaixamento para a Série B, de onde  clube saiu em 2009, com grande campanha, alcançando o 3º lugar geral.

Para 2012, a equipe começou a preparação relativamente tarde, definindo o técnico apenas em abril; Rogério Corrêa. Para os que não conseguiram lembrar do nome, ele  era zagueiro do Atlético - PR campeão brasileiro de 2001. Corrêa começou a nova carreira ano passado, no Anapolina – GO, onde parou de jogar no Goiano para assumir o time logo em seguida. Sua experiência como técnico do time foi, digamos, muito breve; apenas 3 jogos na Série D do Brasileiro, e o retrospecto é razoavelmente bom; uma vitória (1 x 2 no Tocantinópolis), um empate (1 x 1 contra o Gama) e uma derrota (2 x 3 para o Itumbiara). Entre o final da Série D e 2012, Corrêa estudou e procurou se preparar, mas é mais do que evidente que lhe falta experiência na função (o que não quer dizer que não há preparo para tal).

Um fator que pode pesar é o curto tempo para preparação, que assim como técnico, começou apenas em abril. Para tentar compensar esse atraso, os treinos ocorrem em dois períodos, manhã e tarde, e a diretoria programou alguns amistosos. O time perdeu por 2 x 0 para o Tanabi, mas venceu o sub-20 do Guarani por 2 x 1. Aproveitando esse gancho, falemos das categorias de base, que são de extrema importância, sobretudo em uma competição sub-23 como a 4ª Divisão do Paulista. No começo do ano o time participou da Copa São Paulo de Futebol Jr., e foi muito mal, perdendo todos os jogos disputados, com direito a uma derrota de 7 x 1 para o Internacional de Porto Alegre. Atualmente, o clube firmou uma parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da cidade. Os primeiros passos serão participações nos campeonatos da Copa Ouro e Copa Caminho para o Sucesso, com a Escola Municipal de Futebol de Leme representando o clube.

E é bom que estes garotos estejam preparados, pois a Segunda Divisão Paulista é uma competição dura. Pensado nisso, a diretoria trouxe alguns atletas de destaque, sobretudo Jonny, zagueiro que defendeu o clube na campanha do acesso em 2009, e Felipe Índio, atacante revelado na base do Atlético – MG. O Lemense tentou contrata um grande nome; o ex-atacante Alex Mineiro, que assim como o técnico, foi campeão brasileiro com o Atlético - PR, foi ventilado. Porém, ao que tudo indica, não houve acordo.

Apesar de tudo isso, a diretoria mantém um discurso otimista, afirmando que o time brigará pelo acesso. Mas primeiro, é preciso superar os duros rivais de seu grupo, o 03;  Américo, Pirassununguense, Radium e Guariba, que será o primeiro rival do Lemense.

Bem, pra falar a verdade, já foi. Aqui fazemos um adendo; tentamos, e muito, mas não conseguimos falar de todas as equipes antes do início do certame. Agora, voltando ao post, a equipe perdeu  pro Guariba na casa por 2 x 0, em um jogo em que pouco ameaçou os mandantes. Para piorar a situação, por problemas de documentação, haviam apenas 3 jogadores no banco. Com todos esses problemas, viu-se algo que aparentemente será a tônica da equipe na competição; o esforço, algo que é extremamente importante nesse campeonato.

O próximo desafio da Onça Azul será o Américo fora, o que nos dá a certeza de que um grande público estará no estádio Joaquim Justo, lembrando que mesmo com uma campanha miserável, não foram poucos os jogos em que o Américo colocou mais de 1000 pessoas no estádio. Nesse quesito, o Lemense fica na (baixa) média geral da competição, com aproximadamente 225 pagantes por partida no Bruno Lazzarini. Para tentar reverter esse quadro, serão promovidos sorteios de ingressos, o que ao nosso ver, parece pouco, mas isso só o tempo dirá.


Nossa opinião? Achamos que em relação aos rivais de grupo, o Lemense larga um pouco atrás, mas nada que seja insuperável, longe disso, mas em um primeiro momento, acreditamos que é pouco provável que o Lemense alcance o acesso já nessa temporada... 

2 comentários:

  1. Visitei Leme no começo do ano para acompanhar a Copa SP de Juniores lá no Bruno Lazarini. O pessoal de lá estava confiante em uma boa campanha! Espero que eles consigam retornar a série A3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O clima lá deve estar muito bom. Acabei de saber que eles contrataram o Adhemar, o que se destacou no São Caetano. Mais um veterano que vai disputar a Segundona...

      Excluir