segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Guia da Segunda Divisão Paulista 2013 - AD Guarulhos

Ainda falta um tempo considerável para a competição, o que pode dar margem de tempo relativamente grande para as equipes se prepararem, e muitas adiarão a preparação até o mais tardar possível (mas ainda assim, antes do estágio em que a preparação tardia não comprometa - ainda mais - o desempenho da equipe), principalmente para economizar, em uma divisão em que o dinheiro é escasso. Apesar desse espaço de tempo, as equipes que escolherem se preparem depois largarão atrás das que já estão em atividade desde finais do ano passado.

Esse é o quadro geral dessa competição, e dito isso, abordaremos o representante de Guarulhos na competição, o AD Guarulhos (que por muito pouco não contou com a companhia do Flamengo, quase rebaixado na A3), que é um dos times que mais disputou a competição, se não o que mais disputou, com 23 participações. A do ano passado não foi das melhores, mas antes disso, cá estão os dados gerais da equipe;




Nome: Associação Desportiva Guarulhos (fundada em 01/12/1972)

Cidade: Guarulhos (1, 222, 357 habitantes)

Estádio: Antônio Soares de Oliveira (capacidade para cerca de 15, 000 torcedores)


O AD é um caso à parte nas divisões de acesso do futebol paulista. Poucos clubes permaneceram ativos por tanto tempo (só se licenciou uma vez, em 2003, para voltar logo no ano seguinte), sem contar com muito apoio, e principalmente, montando times base com jogadores nascidos na cidade, o que a bem de verdade, não é tão difícil como em outras localidades, pois vale lembrar que Guarulhos é a 2ª cidade mais populosa a possuir um representante na competição (o Nacional é da capital, logo...).

Só que a campanha do ano passado foi decepcionante, se comparada com a vista em 2011, em que o time chegou relativamente longe, mais especificamente, na 2ª fase, onde foi eliminado com um futebol aquém do visto na etapa anterior. Em 2012. nem isso; o time ficou ainda na 1ª fase, com a 3ª defesa mais vazada do grupo, que sofreu 18 gols em 10 partidas (só não foi pior que a do péssimo Suzano - 26 gc - e a do atípico Barueri, com 20 gols contra, mas que marcou 22, sendo o melhor ataque do grupo).

Foi decepcionante, mas levando-se em consideração que os recursos não eram muitos, não foi de todo o ruim. O clima era de otimismo para a outra competição do ano. Aos que pensaram que seria o sub-20 da Segunda Divisão, declaramos que estão enganados. A base do time do AD foi para a disputa dos tradicionais Jogos Regionais, algo que nem de longe é incomum para os clubes da 4ª Divisão do Paulista. Só para constar nos autos, o Guarulhos optou por disputar o sub-17, onde ficou na 1ª fase.

Já nos Jogos Regionais, a seleção da cidade obteve a medalha de bronze, nada mau. Devemos considerar que 4 jogadores do plantel do ADG, além do técnico, Olavo da Silveira, foram "convocados" para a seleção guarulhense, o que a bem de verdade, não é muito, mas isso apenas em uma primeira análise. Poucos são os times que possuem uma ligação tão estreita com o futebol amador (com exceção do Água Santa de Diadema, que até uns 2 anos atrás, era um clube amador) como o Guarulhos, tanto é verdade que o próprio treinador teve sua formação no futebol amador de Guarulhos, e o ADG foi sua primeira equipe profissional. Certamente uma boa parte da seleção medalha de bronze nos Jogos Regionais integrarão a equipe. Sobre contratações, a diretoria afirmou que irá esperar o final da A3 para trazer reforços vindos de fora da cidade.

Ainda que o elenco não esteja fechado, o time já começa a treinar com os jogadores disponíveis, ou seja, os que integram as categorias de base, além de grande parte do elenco que estava no time em 2012, tanto na Segunda Divisão como nos Jogos Regionais. A nosso ver, é uma tética correta a da diretoria, em montar um elenco com raiz guarulhense, o que pode fortalecer o vínculo do time com a cidade, angariando mais apoio (basta lembrar que o time foi fundado como "Vila das Palmeiras", e só em 94 adotou o nome da cidade, justamente para criar um vínculo de identificação com a cidade).

Ainda nesse campo, mas falando em âmbito esportivo, a diretoria afirma que a maior parte dos atletas são jovens com pouca experiência, e à medida que participem das competições, poderão concretizar seu potencial, e é justamente essa a expectativa para 2013. Seria injusto afirmar que esse seria o único trunfo e esperança do ADG, mas com certeza, é o principal, e seria interessante ver essa política dar bons resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário