quarta-feira, 6 de abril de 2011

Segunda Divisão Paulista 2011 - Grupo 6 - Portuguesa Santista


Sabemos que muitos perguntarão por quê não seguimos uma periodicidade, por quê não terminamos de falar sobre as equipes do Grupo 5 para aí sim, começar com as do Grupo 6. Respondendo a essas perguntas, dizemos que é muito difícil conseguir informações sobre vários times, e infelizmente só conseguiremos falar de alguns com o início da competição. Outro ponto é que o caso da Portuguesa Santista é crítico, e retrata bem a realidade do futebol paulista hoje, então decidimos por falar da Briosa.



Tendo isso dito, começemos então. A Associação Atlética Portuguesa em 17, quando um grupo de portugueses viu alguns jogos do Hespanha (atual Jabaquara), e decidiram criar um clube que os representasse. Durante grande parte do século XX, pode-se dizer que a cidade de Santos era um dos maiores centros futebolísticos do Brasil, com uma bela liga amadora e com seus três times profissionais se destacando. Tanto que em 59, a Portuguesa Santista conquista aquela que talvez seja a sua maior glória; a Fita Azul, condecoração que a antiga CBD dava aos times que excursionavam pelo exterior e voltavam invictos para o Brasil. Cinco anos depois, a Portuguesa conquistaria a Série A2, e ficaria muito tempo na A1, mais especificamente até 78, quando voltaria para a A2, de onde só sairia em 96.



A última campanha de destaque do time foi o 3º lugar obtido no Paulista de 2003. Após isso, o clube passa por uma série crise, caindo pelas tabelas, até chegar na Segundona. Caso queiram saber um pouco mais desse processo, a 1ª entrevista do blog foi sobre o time, e lá se vê algumas coisas. A atual gestão é responsável pelos 4 rebaixamentos, além de outras coisas, como parcerias mal sucedidas, e a perca de parte do terreno do clube social. Isso porquê essa parte pertencia a União, que a cedeu para a consrução de um CT, mas que a diretoria usava como estacionamento de veículos de grande porte, como ônibus e caminhões. E com isso, a parte que corresponde à parte da sede social também terá de ser devolvida para a União. Evitamos fazer críticas gratuitas, mas rebaixar seguidas vezes um time como a Portuguesa, além de fazer uma presepada como essa do estacionamento é demais para o torcedor, que ultimamente vai no estádio para ver jogadores vinculados a empresários que só querem saber de ganhar dinheiro em cima do clube.



Para esse ano, o comandante será Douglas Neves, que terá uma difícil missão; levar a Briosa para a A3, e tendo em vista os resultados da pré-temporada, será muito difícil; derrota nos amistosos contra o Palmeiras B, e os times sub-20 de Corinthians e Santos. Mas o torcedor continua esperançoso, afinal de contas, esse é o papel do torcedor, e temos certeza de que apoio para a Portuguesa, além de críticas mais do que justas aos diretores que lá estão, não irão faltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário