terça-feira, 10 de julho de 2012

Segunda Divisão...Baiana 2012

Olá. Pedimos desculpas pela demora em publicar alguma coisa aqui. Estávamos sem tempo, e pela primeira vez, sem ânimo pra escrever. Chegamos a cogitar uma pausa momentânea com o blog. Mas depois de alguns chacoalhões mudamos de ideia, e procuraremos escrever o máximo possível.

Indo para os negócios, falaremos da Segundona Baiana, mais especificamente do Ypiranga, que por ser o clube de origem mais popular do estado, é conhecido como "O Mais Querido". Depois de anos penando na Segunda Divisão do estado, o Ypiranga finalmente fez uma boa campanha, chegando às semifinais do certame.

No primeiro jogo, um empate em 2 x 2 contra o Jacuipense nos domínios do rival. Bastava um empate para o Ypiranga ir pra final e comemorar o acesso para a 1ª Divisão (salientando que na Bahia, apenas 2 times, no caso, os finalistas, sobem). A equipe de Riachão do Jacuípe pode não ter a tradição que o Mais Querido possui no futebol baiano, mas o Leão do Sinal possui vasta experiência nas divisões de acesso. Isso lhe valeu uma sensacional vitória; 4 x 1 em pleno Pituaçu. Festa para o Jauipense, que figurará entre os grandes do estado ano que vem, 15 anos depois de sua última passagem. Para o Ypiranga, a tristeza de quem bateu na trave por 2 vezes seguidas. Agora é não baixar a cabeça e tentar trazer o time de coração de Jorge Amado de volta para onde nunca deveria ter saído.

Para não sermos injustos, falaremos agora da outra semifinal, que reuniu dois campeões baianos. Um era uma potência no começo do século XX, conquistando 7 títulos, enquanto o outro é uma das poucas equipes fora de Salvador que conquistou o título. Tratam-se de Botafogo e Colo-Colo. Na primeira partida, o tradicional hepta campeão estadual vencia o Tigre de Ilhéus por 2 x 0, quando um gol aos 44 do segundo tempo deu esperanças para o time de Ilhéus, que precisaria de uma vitória simples para garantir o acesso.
O Botafogo, tão tradicional quanto o Ypiranga, passou longos anos no fundo do futebol baiano, colecionando experiências e tristezas. Isso valeu no jogo de volta, que usando de muito sangue frio, segurou o time de Ilhéus, garantindo vaga na final, e principalmente, o acesso, depois de 23 anos longe da elite do futebol baiano.

Com Botafogo e Jacuipense garantido seus ingressos para a 1ª Divisão Baiana na casa de seus adversários, tudo o que podemos esperar é uma grande final. A primeira partida, que ocorrerá no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, está programada para as 15:00 do dia 15/07, enquanto a de Salvador terá como palco Pituaçu, será no dia 22/07, às 15:30. Não poderemos estar lá, mas se houver algum leitor do blog que irá ver esse jogo, nos avise, pois gostaríamos muito de ouvir (ou ler) como foi. Bem, é isso, saludos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário