quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Palestra Sempre


Como foi possível reparar, passaram-se uns bons dias sem um post sequer. É, é a falta de tempo mesmo, mas o importante é que voltamos, para falar justamente de um projeto de retorno às atividades de um clube tradicional, no caso, o Palestra de São Bernardo.

Conforme noticiado aqui, em um primeiro momento, a equipe ia disputar normalmente a Segunda Divisão Paulista, procurando apagar a má imagem do ano passado, quando foi um dos piores times da competição. Quando todos achavam que o clube ia brigar por algo relevante, foi anunciado de supetão que o Palestra não mandaria nenhuma equipe à campo esse ano. Não precisamos dizer que muita gente ficou triste, especialmente os torcedores do PSB, mas infelizmente, não é algo anormal um clube deixar as atividades profissionais na s divisões de acesso, especialmente quando estamos falando da última divisão do futebol paulista. Os motivos já são conhecidos daqueles que acompanham a realidade dessas equipes (falta de apoio da comunidade, recursos insuficientes, apoio insuficiente da FPF, etc.), mas pelo menos restavam as categorias de base. "Restavam", pois a diretoria do clube achou de bom tom sequer mandar a garotada pro Baetão.

Não ver sua equipe em campo é um castigo dos mais cruéis, se não o mais cruel, para seus torcedores. Pensando nisso, uma série de adeptos do Alviverde Batateiro resolveram se organizar, dando início ao movimento Palestra Sempre, que visa muito mais que um "simples" retorno do time ao profissionalismo. A iniciativa busca reunir torcedores, simpatizantes, pessoas que já foram ligadas ao clube (como atletas, profissionais e diretores) e moradores do Ferrazópolis, bairro em que o clube passou a maior parte de sua vida. Os objetivos do movimento vão desde a volta do Palestra aos gramados à abertura da sede social do clube para a população do bairro. A participação dos moradores do bairro na vida da instituição (colaborando em projetos clube, ou até mesmo usufruindo da estrutura da sede social) decaiu muito. Olhando o clube mais a fundo, vemos que houve retrocesso não só no futebol, mas em outras modalidades, em que o clube foi pioneiro, como o hóquei na grama, sem falar em modalidades como vôlei e futebol feminino, por exemplo. A realidade atual do futebol de acesso é muito dura e as dificuldades são imensas,  e analisando o atual momento, é fácil concluir que esse isolamento foi letal.

Vale lembrar que o Palestra surgiu no centro da cidade de São Bernardo, mas devido à brigas políticas, teve de sair de lá, e acabou indo para o Ferrazópolis por ser a única alternativa viável para que o clube continuasse vivendo, isso no final da década de 50. No começo houve uma rejeição ao "clube dos italianos", mas essa rejeição caiu por terra justamente quando o clube abriu suas portas para a população do bairro. Contar com apoio popular é a fórmula mais segura para um clube de menor porte se tornar (e se manter) forte.

Ser forte; é justamente esse o objetivo dos torcedores que se organizaram pelo Palestra. Ser forte resgatando a história e o legado que o Palestra construiu em 77 anos (completados no último dia 01), devolvendo à instituição o apelo popular que sempre a caracterizou. Os torcedores buscam fazer isso tudo, se possível, trabalhando em conjunto com a atual diretoria, pois apesar da insatisfação com o afastamento do time, é impossível não reconhecer as dificuldades de se manter uma equipe profissional, além das categorias de base, mas também é possível afirmar que um esforço maior, além de uma abertura para os torcedores dispostos a trabalhar pelo bem do clube, poderiam ser feitos.

Como já dissemos, a iniciativa ainda está em seu começo, e há muito para ser feito, mas torceremos para que os torcedores possam atingir seus objetivos. Acreditamos que um retorno do Palestra já para 2013 seria ótimo, mas cremos ser algo improvável, mesmo que a Segunda Divisão comece apenas na metade do 1º semestre, mas a volta às atividades das categorias de base e uma reabertura do espaço social do Palestra para a comunidade do Ferrazópolis são metas mais do que realistas.

Assim sendo, fica nossa torcida, e que os objetivos traçados por essa iniciativa possam ser alcançados, e a volta do Palestra não será uma vitória apenas de seus torcedores, mas também daqueles que acreditam em uma alternativa para o que vemos atualmente, que acreditam que um outro futebol é possível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário