domingo, 7 de outubro de 2012

Usando uma música como referência - Parte 1 - O que é Subbuteo?

No distante 1986, o Half Man Biscuit, grupo inglês de rock, lançava um singelo single, que acabou obtendo certo sucesso; "The Trumpton Riots, e no lado B desse disco, havia "All I Want for Christmas is a Dukla Prague Away Kit". Esse música alcançou alguma repercussão no momento, mas por algum motivo, acabou se tornando uma das mais conhecidas da banda. Além disso, ela lançou uma tendência não muito vista no futebol mundial, em que a camisa reserva de um time se tornava mais popular que a titular, pelo menos fora da antiga Checoslováquia (que chegou a se tornar Checo-Eslováquia).

Cremos que essa introdução serviu de pouca coisa, pois quase ninguém conhece essa banda e esse time, nós mesmos os descobrimos por acaso. Isso tudo é uma oportunidade para abordar vários temas, todos eles vistos na obra. A música é dos 80, e talvez, tudo seja uma obra do acaso...pra falar a verdade, acreditamos que seja uma obra do acaso mesmo, mas isso não diminui a história em si.

Pra ser mais exato, a música trata o futebol de maneira secundária, mas ainda assim nos interessa, pois trás muitas referências sobre alguns temas. O enredo é despretensioso; é mais a história de uma treta de moleques que jogavam alguns jogos de tabuleiro. O dono da mesa sempre roubava de maneira descarada, e usava uma camisa reserva do Dukla, o que remoía o protagonista da música. Olhando para a música, a molecada brincava sem problemas em um negócio chamado scaletrix, que nada mais que é um autorama. O negócio descambava quando jogavam um negócio chamado subbuteo, um jogo bem popular na Europa, que lembra um pouco futebol de botão e aquele jogo de futebol da Gulliver, aliás, sendo mais precisos, podemos dizer que o jogo seja um dos pioneiros no que convencionou-se chamar de "futebol de mesa", afinal foi criado no final da década de 40, pelo inglês Peter Adolph.

Adolph tinha duas paixões; futebol (é um dos mais ilustres torcedores do Queens Park Rangers) e aves, ao ponto de ser um ornitólogo (um biólogo especialista em aves), o que explica o nome do jogo; Subbuteo vem de "Falco Subbuteo", o nome científico da ógea (não sabem o que é? Nós também não, o que por sinal é justo, pois é uma ave de rapina que está presente em quase todo mundo, exceto na América e na Oceania), que era a ave preferida do rapaz. Para sermos mais exatos, o inglês queria na verdade chamar o negócio de "Hobby", que é o nome popular da ógea lá por aquelas paragens, mas não pôde, pois alguém já havia patenteado a palavra primeiro.

Seja como for, o Subbuteo é algo extremamente popular na Europa, popular o bastante para organizarem campeonatos mundiais (que ao que parece, são campeonatos "mundiais" realizados só por europeus, mas se um continente inteiro gosta, tá bom então). Peter Adolph concebeu o jogo como apenas uma recriação do futebol, logo, eram criados bonecos baseados em jogadores, mas o tempo foi passando, e variações foram surgindo. Praticamente qualquer tema pode ser usado, gerando situações no mínimo insólitas, e também são muito populares os bonecos que retratam momentos marcantes do futebol. Aqui no Brasil, o subbuteo chegou recentemente; só em 2009 a prática foi reconhecida e incorporada à CBFM (Confederação Brasileira de Futebol de Mesa), e a prática, pelo menos aparentemente, está crescendo na América do Sul, tanto que em novembro teremos um campeonato sul-americano da modalidade.

Ainda assim, o subbuteo não é tão conhecido quanto o futebol-de-botão, o pinogol, ou o saudoso futebol da Gulliver, entre outros, mas parece ser algo muito bom, e esperamos que a prática prolifere por essas bandas. Quem tiver mais informações sobre isso, por favor, compartilhe.

Em tempo; esses últimos dias foram muito corridos, por isso o blog ficou sem atualizações, que nos impediram de tecer comentários sobre os acessos na Série D e na Segunda Divisão Paulista, coisa que faremos. Outra coisa; pretendíamos falar do Dukla já nesse texto, mas não era algo viável, pois o texto estava ficando muito, mas muito grande, já que o Dukla é uma equipe de muita tradição, com uma história rica, em glórias e em azares. Ainda assim, a documentação em português, castelhano e inglês não é muito farta, o que nos forçou (e nos força, já que não terminamos) a apelar para o inteligível tcheco, para que pudéssemos trazer algo fora do lugar comum. Se fossemos esperar concluir isso para soltar todo o material de uma só vez, esse texto demoraria muito para ficar pronto. Assim sendo, nos despedimos por enquanto. Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário