quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Guia da Segunda Divisão Paulista 2013 - AEA



Muito se esperava do retorno da AEA, afinal, é uma das tradicionais do interior, chegando à disputar a elite. Além disso, viria com o apoio da empresa de Waldir Peres, conhecido pelo público em geral por ser goleiro da Seleção Brasileira na década de 80, e por aqueles que acompanham as divisões de acesso, como um dirigente que ainda não mostrou muito, e essa seria uma grande oportunidade para reverter essa imagem. Talvez por isso, a sensação de que as coisas poderiam ir bem era muito forte, mas as coisas não se revelaram tão doces assim.



Nome: Associação Esportiva Araçatuba

Estádio: Adhemar de Barros (capacidade para 15,000 torcedores)

Cidade: Araçatuba (183,441 moradores)

Títulos: Série A2 (73, 91 e 94)


Pelos idos dos anos 90, e no começo dos anos 2000, o Araçatuba disputou a elite do futebol paulista, sempre dando um calor danado em quem quer que visitasse o Adhemarzão. As coisas seguiam nessa toada até que a equipe repetiu o caminho de tantas outras, começando a cair pelas tabelas, mas poucas chegaram em um ponto tão baixo quanto o Canarinho, que sem sombra de dúvida atingiu o fundo do poço (ser chamado de “Íbis Paulista” não foi pouca coisa), finalmente se licenciando em 2008.

Com todo esse histórico, fica fácil compreender o por quê da expectativa em cima do time em 2012. A equipe contaria com um planejamento sério, algo que era simplesmente impensável à poucos anos, e depois do vácuo criado com o licenciamento do Atlético, que deixou a cidade sem um representante no estado, seria um belo incentivo, incentivo esse que acabou não sendo muito levado em consideração pelos investidores. A empresa de Waldir Peres saiu repentinamente, alegando diferenças com a diretoria, isso à menos de 1 mês do início do campeonato. Essa mudança comprometeu todo o ano do AEA, já que todo o aporte financeiro esperado obviamente não veio, além do fato do elenco imperiosamente ter sido montado às pressas. Com todos esses problemas, não era possível alimentar expectativas muito altas, e o desempenho na competição confirmou os palpites dos mais pessimistas. Com apenas 4 pontos conquistados em 10 partidas, frutos de 1 vitória e 1 empate, um ataque de 9 gols, e uma defesa que levou 25 tentos. A diretoria tentou reverter o mal desempenho trocando de treinador, mas a falta de qualidade era visível, e tanto Avelino de Carvalho, o treinador que começou, ou Wilson Carrasco, ninguém poderia fazer muito mais que o que foi visto. As consequências dos problemas administrativos do Araçatuba chegou ao ponto de que após a competição, jogadores e funcionários chegaram a ir na prefeitura para cobrar salários atrasados.

Era de se admirar que o Araçatuba tivesse uma média de público de 450 pessoas por jogo, provavelmente mais motivadas pela saudade do time do que empurradas pelo desempenho em campo.

Ano passado, a situação chegou ao ponto de dar um WO, na segunda partida das oitavas de final do sub-20, contra o Mauaense. A diretoria alegou “falta de estrutura”, pois haviam apenas 9 atletas disponíveis para a partida, pois 3 estavam suspensos, outros 3 contundidos, e 5 foram dispensados, por serem de fora da região. Dito tudo isso, chega a ser até surpreendente que o AEA decidisse participar da edição de 2012.

Um ponto que certamente irá gerar polêmica será a nova diretoria, mais especificamente, um membro; Ademir Welliton de Oliveira, popularmente conhecido como Bizi. O fato em cima desse cidadão que tanto gera polêmica é que ele já foi presidente do Bandeirante de Birigui, o maior rival do Araçatuba.

Um possível membro da nova diretoria pode ser também o favorito para assumir a vaga de treinador; no caso, Rogério Pinto, o popular China, que obteve sucesso na própria cidade, ao conquistar o acesso para a A3 em 2009, no comando do outro time da cidade, o (pelo menos ao que tudo indica) licenciado Atlético Araçatuba.


São várias as notícias sobre o aspecto administrativo do clube, algumas datando do meio de dezembro, contudo, nada foi falado sobre jogadores, e não se sabe se China será diretor esportivo, técnico, ou se até mesmo virá para a equipe. Ainda que sua participação seja quase certa, para mais notícias sobre o AEA, só nos resta esperar, mas pelo menos teremos que esperar pouco, pois se o clube deixar pra última hora, mais uma eliminação rápida virá por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário