segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Guia da Segunda Divisão Paulista 2013 - Fernandópolis


O tão esperado Conselho Arbitral, que definirá quais times integrarão o maior campeonato do Brasil, já tem data definida; 31/01/2013. Até lá, muita coisa pode acontecer, mas em alguns casos, a participação de determinadas equipes é certa, e esse é o caso do Fernandópolis, tradicional agremiação das Divisões de acesso do estado.


Nome: Fernandópolis Futebol Clube

Fundação: 15/11/1961

Estádio: Cláudio Rodante (capacidade para 14,560 espectadores)

Cidade: Fernandópolis (população de 64,696 habitantes)

Títulos: Segunda Divisão (79 e 94) e sub-20 da Segunda Divisão (94)


Ao nos indagarem sobre o que nos permite afirmar que a participação do Fefecê é praticamente certa, respondemos que; 1º - Está na 4ª Divisão desde 98, alternando boas e más campanhas, mas mais importante que isso, sinceramente não nos lembramos da última vez que o clube se licenciou e 2º, preparação da equipe começou já no ano passado.
A Segunda Divisão de 2012 foi um tanto quanto traumática para o torcedor, que viu sua equipe ficar à 2 pontos do acesso (o time logo a frente, o Novorizontino, terminou com 9). Além disso, viram o acesso e o título de seu maior rival, o Votuporanguense. Ainda que a derrota na última para o CAV tenha sido doída, acreditamos que o revés sofrido em casa ante o Novorizontino foi muito mais pesado, pois foi nessa partida que o sonho do acesso ruiu de fato.

Foi difícil pra torcida, é verdade, mas a edição do ano passado evidenciou o crescimento do time nos últimos anos, em uma espécie de “escadinha”. Em 2010, o clube ficou na 2ª fase, chegando na 3ª em 2011 e por fim, batendo na trave ano passado. Se o crescimento for mantido, o acesso estará bem encaminhado.

O Fernandópolis, por ser uma das mais tradicionais equipes do interior, não tem problemas em trazer a torcida pra dentro do Cláudio Rodante, frequentemente apresentando uma média superior à 1000 torcedores, como ano passado, por exemplo, uma média superior à de algumas equipes das Divisões Nacionais (A, B, C e D), contudo, com uma cidade de quase 65 mil habitantes, é possível se fazer mais. Pensando nisso, a diretoria lançou um programa de sócio-torcedor, o “Sou FFC” (achamos que é pra ser lido como “Fefecê”, mas por quê não colocar assim desde o começo? É um apelido simpático, e mais importante, único), com uma série de facilidades para se acompanhar os jogos em casa. Afirma-se que mais passos nessa direção (angariar torcedores) serão dados, mas ainda não temos dados completos.

Para manter o ritmo ascendente, a equipe já começou a se preparar, e muito já está encaminhado. A diretoria acertou com o experiente técnico Pinho, que ano passado comandou o José Bonifácio, outro que por muito pouco não conseguiu o acesso. Para comandar o time dentro de campo, o Fefecê foi buscar um ídolo recente, o atacante Rudimar, que carrega o apodo de “Rudigol”. Ainda sobre reforços, vindos do José Bonifácio, provavelmente à pedidos do treinador, vemos o zagueiro Babi e o volante Dodo.

Ano passado, o Fernandópolis não participou do sub-20 da Segunda Divisão, disputando apenas torneios de base para atletas ainda mais novos, o que não quer dizer que jogadores da base do clube não serão aproveitados, já que disputou, ainda que sem muito brilho, a edição de 2011, onde chegou na 2ª fase. O sub-17, competição da categoria de base mais próxima, não foi muito boa, com o clube sendo eliminado na 1ª fase, mas só dizemos isso à título “digno de nota”, por quê ainda há muito tempo para corrigir erros, ou pra recomeçar de vez.


Colocando em miúdos, o Fernandópolis anda fazendo uma campanha melhor que a outra nos últimos 3 anos, conta com o apoio da torcida, e está se preparando desde o começo do ano, e ao nosso ver, o time vêm pra essa edição com mais força do que em 2012, o que nos faz crer que tudo isso credencia o Fefecê como um dos favoritos ao acesso para a A3 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário