domingo, 28 de abril de 2013

Guia da Segunda Divisão Paulista 2013 - União Mogi



O ano do centenário tende a ser um ano especial, não sem razão. Esse será o caso do União em 2013, que usará a motivação dessa efeméride para buscar dias melhores. Contudo, a motivação por si só e insuficiente, mas o União mostra mais do que isso.



Nome: União Futebol Clube

Fundação: 07/09/2013

Cidade: Mogi das Cruzes (387,779 habitantes - IBGE 2010)

Estádio: Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, popularmente conhecido como Nogueirão (capacidade para 10 mil pessoas)

Títulos: Segunda Divisão (2006)


Ao contrário de 2012, quando a equipe partia para a disputa da Segundona em uma situação um tanto quanto periclitante, o otimismo é a tônica de 2013, tanto é verdade que não se esconde de ninguém que a meta é subir para A3. Essa linha de pensamento faz parte do programa "União na Mais Alta Divisão", que visa colocar a Serpente do Tietê na A1 do Paulista, para a partir daí, poder alcançar competições de âmbito nacional. De fato é um plano bem ambicioso, como a muito não se via, especialmente nessa divisão. A pedra fundamental desse programa é o planejamento a longo prazo, e os parceiros do União (que vão de empresas privadas até o poder público - que cabe salientar que não investirá dinheiro público no time, mas ajudar na captação de recursos) estão cientes disso, assim como estão cientes de que a torcida tem papel importante nesse processo. Foi lançado um programa de sócio-torcedor (medida que já não é tão rara entre os clubes dessa divisão), que virá com ações de marketing, provavelmente em cima do centenário.

Como era de se esperar, todo esse investimento está gerando expectativas, e como já dissemos, o objetivo é o acesso, logo, será necessário montar um time à altura de tais expectativas. A bem de verdade, os nomes que o União dispõe não são dos mais conhecidos, mas de todo jeito, esse é o cenário geral da competição, então, não é algo propriamente ruim. Nesse ínterim, destaco o atacante Jefferson Chumbinho, vindo do Comercial - MS, que no entender do técnico Paulo Mulle, será a referência no ataque do time, isso no alto de seus 27 anos (vale lembrar que essa é uma competição sub-23, que permite que 3 atletas acima dessa idade estejam em campo). Sobre o treinador, Mulle (que é conhecido na região, pois treinou o ECUS em 2011) trabalha com o time desde janeiro desse ano, e pôde realizar uma série de amistosos contra equipes que compõem essa divisão, e até que se prove o contrário, saiu invicto (explica-se; o time empatou em 0 x 0 com o Atibaia e venceu o Guarulhos por 1 x 0. Outros dois amistosos foram disputados, contra o São Bernardo e o Grêmio Mauaense, mas não pude encontrar os resultados dessas duas partidas).

O primeiro passo já foi dado; empate fora de casa contra um desestabilizado Jacareí. A próxima partida será o dérbi da cidade, contra o Atlético Mogi, e a partir daí poderemos ter uma ideia precisa do que o União pode fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário