domingo, 7 de abril de 2013

Camisas - XV de Indaiatuba

Bendita agenda, essa que me tira tempo de postar aqui com a frequência desejada. As coisas se acertaram (pelo menos creio que), e vou poder voltar a escrever aqui rotineiramente. Essa semana, tive uma ideia, que a muitos pode ter sido óbvia, mas confesso que nunca havia me passado pela cabeça. Tenho algumas camisas aqui no meu acervo, a maior parte de clubes que militam, ou que militaram, no futebol paulista. Ora, por quê não escrever sobre elas? Afinal, tenho algumas aqui que ignoro quando foram feitas, e principalmente, desconheço muita coisa sobre esses clubes, e tenho esperança de que alguém que saiba algo passe por aqui e deixe sua contribuição.

Pelo título do post, já dá para saber qual é a camisa de hoje; do Esporte Clube XV de Indaiatuba, que já dividiu as atenções da cidade com o Primavera.

Fundado em 1949, resultado de uma fusão entre dois clubes da cidade (o Operário e o 13 de Maio), teve como inspiração o mais famoso XV do Brasil, o de Piracicaba, o que não deixa de ser curioso, afinal, geralmente os clubes da capital servem como inspiração. Na maior parte de sua história, o XV de Indaiatuba militou no futebol amador da cidade, onde está até hoje. Contudo, nos primórdios de sua existência, se dedicou à bocha, pois não haviam muitos espaços disponíveis na cidade para a prática do futebol, até que o Primavera (muito gentilmente, diga-se de passagem), permitiu que se usasse sua cancha, o Ítalo Mario Limongi, o que durou pouco, pois já em 52 o time conseguiu um espaço próprio. Além da experiência bochófila, o clube participou em competições organizadas pela FPF, em tempos em que a entidade era mais democrática. Na procura por dados sobre esses campeonatos, encontrei uma divergência de dados; algumas fontes apontam que o clube participou somente de uma edição, à de 73, enquanto outras, apontam duas participações, mas ainda assim, há divergências; algumas apontam 76 e 77, outras, dão como certo que o clube disputou as edições de 76 e 78.



O clube ainda se mantêm no mesmo estádio, àquele que foi inaugurado em 52, onde provavelmente mandou os jogos do(s) Paulista(s) que disputou, o qual é simplesmente conhecido como "Estádio do XV de Novembro". Em torno do estádio fica a sede social do clube, um espaço de 15 mil metros quadrados que é constantemente assediado por empreiteiras, graças à especulação imobiliária, afinal, além do tamanho do terreno, o patrimônio do XV está em um local bem localizado na cidade. Seja como for, a agremiação manda seus jogos lá. Seu último título foi o título municipal de 2004, que era organizado pela LIDI (Liga Regional Desportiva Indaiatubana), que deu lugar à AIFA (Associação Indaiatubana de Futebol Amador), que foi fundada em 2006, à qual o próprio XV é membro fundador (mas ainda não ganhou nenhum título organizado pela entidade máxima do futebol indaiatubano).



Sobre a camisa em si, evidentemente ela não é da época do profissionalismo. É difícil determinar o período em que ela foi feita, logo, se alguém tiver ideia aproximada do ano, contribua. A consegui em um bazar de roupa usada em Santo André, por um valor módico, o qual não lembro, e que incluiu uma outra camisa, do Uberaba.

Certamente seria muito bom rever o clube no futebol profissional, mas a diretoria do clube afirma que não pretende ingressar em nenhuma disputa do tipo, dado os valores simplesmente proibitivos para tal empreitada. Assim sendo, nos resta ver o XV atuando no futebol amador da cidade, e buscando um tão sonhado título. Uma oportunidade pode vir logo esse mês, com a 7ª Copa AIFA de Futebol de Campo, que deve ser uma competição muito interessante,competição essa que gostaria muito de poder ver de perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário