terça-feira, 7 de setembro de 2010

8 + 5 = 13


Cacilds, quantos clubes foram fundados no 7 de setembro? Seja como for, aqui vai mais um, e mais um do Nordeste, e mais um clube tradicional, o que me impede de usar a expressão "mais um".

Trata-se do Treze Futebol Clube, da gloriosa Campina Grande, Paraíba. 85 anos de glórias, sofrimento, paixão e fanfarronice, basicamente, o histórico de qualquer time de futebol da Terra. O Treze foi fundado em 25 por 13 pessoas, lideradas por Antônio Bióca. Em oito décadas e meia, o Galo da Borborema (o mascote do clube é o Galo pois o número 13 representa o galo no popular e familiar Jogo do Bicho) venceu 15 estaduais, o último esse ano, e com direito a 1 de maneira invicta, o de 66, e no ano seguinte a Copa do Nordeste, e uma Série B do Brasileiro, a de 86, a mais estranha de todas diga-se de passagem. Torneio Início, Copa Paraíba...tá tudo lá na sala de trófeus. Além disso, teve participação destacada na Copa do Brasil 2005, quando ficou em 5º lugar, o melhor desempenho de um paraibano a nível nacional.

O clube está bem, Campeão Paraibano, líder do Torneio do Nordeste e com a passagem para a 3ª fase da Série D do Brasileiro bem encaminhada (empate em 1 x 1 com o Araguaína no Tocantins, agora, o 0 x 0 dá a vaga para o Treze, pelo critério do fol feito fora de casa). E a torcida responde. Segundo o DataFolha, o time tem a maior base de torcedores do estado e a 30ª maior do Brasil.
A torcida parece estar satisfeita, e na busca pela Tríplice Coroa (Estadual, Regional e Nacional) promete lotar o estádio Amigão em todos os jogos. Com a transmissão dos jogos da região tendo primazia sobre as das outras regiões do Brasil (leia-se, RJ), a tendeência é um crescimento ainda maior. Digam se não é uma formosura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário