terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mavi



Trabalhadores fundam clubes de futebol a todo o instante. Com o passar do tempo, a alma de classe trabalhadora vai sumindo, e raros são os casos em que ela permanece, e de vez em quando isso ocorre onde menos se espera.

Tomamos conhecimento dessa equipe recentemente, e já diremos como. O Adana Demir Spor Kulübü (1940) é da simpática cidade de Adana, com 1 milhão de pessoas e um número de grupos étnicos acima da média turca. Esportivamente, o Adana Demirspor ( a torcida prefere que os chamem assim, para não serem confundidos com o Adanaspor) não tem muitas conquistas, mas ficar 17 anos na 1ª Divisão não é para qualquer clube do interior em nenhum lugar do mundo. Mas sua torcida sempre manteve o ideário da classe trabalhadora e grupos expressivos dialogam com a esquerda, o que é fascinante. Não se tem muitas notícias da ação de grupos de esquerda nos países islamizados, e ainda que a Turquia seja o mais aberto da região (pois possuim pelo menos em tese, um governo laico, ou seja, não irá misturar a esfera do Estado com a religião, como os outros países da região fazem), existem muitas contradições lá dentro (se é que não tem nenhum país com suas contradições na esfera do capitalismo), especialmente com os curdos ou outros grupos étnicos minotritários. A torcida do Adana Demirspor já se posicinou contra a política do governo turco em relação às outras etnias, e reinvidica a liberdade de um jornalista que foi preso ao relatar tais abusos.

Os Mavi Simsekler ( Trovões Azuis, e no nome em turco, coloque cedilhas nos "S", pois o nosso teclado não possui esse recurso, assim como o simbolozinho do euro...) oscilam entre as 3 Divisões do país, e atualmente está na 2ª. A Segundona turca possui 3 fases, 2 de grupos e 1 de mata, e o Adana Demisrpor ficou na 1ª fase por apenas 3 pontos.

Em suma, é uma equipe completamente desconhecida do grande público ( você que não é um assíduo observador do futebol turco, diga agora, sem olhar no Wikipedia, o nome de 5 times turcos), pois nem na 1ª Divisão está. Ela só era conhecida entre o meio das torcidas de esquerda européia, e olhe lá. Até que algo no mínimo inusitado aconteceu. Eles convidaram um time da 1ª Divisão italiana, uma das mais ricas e com mais visibilidade( entre outros atributos) do mundo para um amistoso, na Turquia ainda por cima. A lógica diria que um time da 1ª Divisão italiana jamais aceitaria jogar contra um time dos escalões inferiores do futebol turco, sem mencionar que o jogo seria fora de casa. Tudo isso estaria certo se o time italiano não fosse o Livorno.

O Livorno é conhecido por ser a vangurada revolucionária dos gramados e todas as torcidas de esquerda o admiram. As diretorias dos dois clubes resolveram escutar as torcidas e promoveram o amistoso. O jogo foi festivo, logo placar, que foi um 0 x 0 não importou. Teve o básico; fogos, bandeiras com a foice e o martelo, cantos antifascitas, Lucarelli sendo ovacionado pelas duas torcidas, entre outras coisas. Seja como for, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário