quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cem Anos Não é pra Qualquer Um




Hoje, dia 1º de setembro, é aniversário do Esporte Clube Noroeste de Bauru, que completa 100 anos de existência. E nesses 100 anos, o clube sempre teve o mesmo nome, embora tenha sido fundado como Sport Clube Noroeste, antecipou a reforma ortográfica e colocando um "E" no primeiro nome.
Sempre mandou seus jogos no Alfredo de Castilho, com capacidade para 18, 840 torcedores. Campeão do Interior em 43, o Norusca, dez anos depois, venceria a Série A2 e passaria a integrar a 1ª Divisão do Campeonato Paulista. Infelizmente, numa partida contra o São Paulo em 58, parte do estádio pegou fogo, mas ninguém ficou gravemente ferido. Só em 60 pôde voltar para seu estádio, renomeado para Ubaldo de Medeiros, que logo depois, em 64 teve de ser re-renomeado para Alfredo de Castilho. Explica-se, Medeiros era partidário do presidente João Goulart, e com o Golpe Militar de 64... bem, para todos os efeitos alegou-se que era proibido colocar o nome de pessoas vivas em monumentos e coisas do tipo. Nesse mesmo ano, faria uma excursão pela Bolívia, em que terminaria invicto, com direito a uma chapuletada de 4 x 0 no Aurora, campeão boliviano daquele ano.

Caindo em 66, só voltaria em 74. Em 78 ganharia uma vaga na elite do Brasileirão, quando os estaduais serviam como torneios qualificatórios para o nacional. Em tempos de ditadura, os militares queriam dar a idéia de unidade nacional, daí o investimento no futebol. O Brasileirão deveria congregar toda a nação,de norte a sul, o que explica o surreal número de 74 equipes no campeonato. Mas seja como for, o Norusca ficou na 28ª colocação final. Os anos 80 e 90 seriam cheios de altos e baixos, promoções e rebaixamentos, da Série A1 para a A3.
No começo do século XXI, o clube perigava deixar de existir, mas um empresário, responsável pelo grupo Kalunga assumiu o clube e as divídas trabalhistas, e o Norusca, em alguns momentos ficou conhecido como Trem Bala. Queremos ter contato com torcedores do Noroeste para saber como é a relação com a diretoria do clube, que a grande mídia vende como pacífica na maioria dos casos. Ficam os parabéns para o Noroeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário