quarta-feira, 22 de maio de 2013

América (s)

Estava dando umas zapeadas aleatórias no youtube, procurando matar o tempo, e por quê não, ter uma epifania do que escrever pro blog. Ainda tem as outras considerações sobre a a A2, é verdade, mas ainda estava ordenando os fatos na minha cabeça (nota: esses texto estava sendo escrito à um tempo, logo, o que devia estar ordenado já está em ordem, agora é só escrever, mas não agora). Seja como for, acabei caindo naquele vídeo do torcedor do América, puto com o time. Esse é um clássico, que não acredito que alguém tenha deixado de ver. Se não viu, veja, não só pela excentricidade do rapaz, mas pelo valor cancheiro do vídeo.

Nisso, em mais zapeadas, acabei achando umas coisas interessantes, mais especificamente, documentários, todos sobre o América. Os primeiros são os dois "Unido Vencerás", que retratam os torcedores do Mecão em dois momentos bem distintos; o primeiro foi produzido quando o América foi rebaixado no Torneio Rio-São Paulo de 2002, enquanto o segundo mostra a final da Taça Guanabara de 2006, a qual o clube chegou na final.

O outro também é sobre um América, mas o de Pernambuco. É um trabalho de faculdade (muito bem feito, diga-se), e tem um caráter mais institucional, se assim podemos dizer, pois entrevista apenas figuras ligadas administrativamente ao clube, as quais falam da história, calvário, ressurgimento e perspectivas para o futuro do Campeão do Centenário.

São dois clubes da capital, que tiveram uma fase áurea, que encararam uma fase extremamente difícil, e que agora procuram se reencontrar (às duras penas é verdade), além do fato de dividirem o mesmo nome. Seja como for, fica a torcida desse escriba para esses dois clubes ... e aguardo ansiosamente um "Unido Vencerás - Parte 3", e algo feito pela torcida e para a torcida do América - PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário