segunda-feira, 17 de junho de 2013

Mais considerações

Faz tempo, eu sei, desde que prometi que teceria mais alguns comentários sobre a A2 e a A3 do Paulista. Faltou tempo, e não minto, faltou saco pra tal empreitada. Passada a tribulação, e recuperado o ânimo para apreciar isso aqui, vamos aos finalmentes, mas começando de um outro jeito.

Faz certo tempo que a A3 acabou, com o título merecido do São Bento, que voltará para a A2 esperando reeditar seu passado de glórias, quando Sorocaba era uma rota praticamente obrigatória no planejamento de viagens para a A1. Sendo derrotado em apenas 4 dos 25 jogos da competição (somando os 19 da 1ª fase com os 6 da 2ª), o clube prezou pela regularidade. Pra ser mais exato, dos 4 que subiram, 3 ocuparam as 4 primeiras posições na 1ª fase; o próprio São Bento, Batatais (3º) e Itapirense (4°). O 2º colocado, no caso, o Flamengo de Guarulhos, perdeu a chance do acesso por apenas 1 ponto, no caso para o Marília, que havia sido o 6º na fase anterior.

Da parte dos outros clubes que subiram, é interessante ver o Batatais,que ficou com o vice e conseguiu o acesso de maneira inesperada até (pelo menos para mim, que não o colocava entre os favoritos à subir). Ainda que tenha desperdiçado a chance de ser campeão (havia a possibilidade de vencer o São Bento em Sorocaba, mas é certo que a chance de ouro estava dentro do Oswaldo Scatena - que foi desperdiçada com um revés por 3 x 1). Não foi brilhante, mas sofrer apenas 28 gols ao longo de toda a competição é algo digno de nota. Menos gols ainda sofreu o Marília...ou melhor, sofreu apenas um gol a menos. Seja como for, a maior parte dos anos desse século não têm sido muito amigáveis ao torcedor do MAC. Depois de ver seu clube sair da A1 e deixar de disputar competições nacionais, esse acesso pode representar algo mais. No mais, também é interessante ver a ascensão da Itapirense, que voltou ao profissionalismo em 2005, e 9 anos após o retorno, já está na A2. Não sou o maior conhecedor do futebol de Itapira, mas acho que nenhuma equipe da cidade chegou tão longe.

Estes ocuparão na A2 as vagas que foram deixadas por Noroeste, São Carlos, Santacruzense e Juventus, cada qual com um quadro próprio (o que é natural, diga-se de passagem). Sobre o Noroeste, bem, gosto de compará-lo com a Portuguesa do ano passado; da Barcelusa à rebaixada no Paulista. Explico melhor; o Norusca venceu a Copa Paulista (erguendo a taça na casa do rival, no caso o Audax - que veja só, subiu), garantiu uma vaga na Copa Paulista, e na A2 garantiu uma vaga na A3. Ironicamente, o Norusca só entrou na zona de descenso na última rodada. Da parte de São Carlos e Santacruzense, os dois beiraram o rebaixamento ano passado, logo, se não houvessem mudanças drásticas, a lógica seria implacável. Evidentemente, a lógica prevaleceu (no caso da Santacruzense, a situação era bem mais periclitante, dado que o clube passava - ou melhor, passa - por sérias dificuldades econômicas). Por fim, o Juventus. O torcedor juventino viveu um desastre, no mínimo. Como todo clube promovido, a principal meta é não cair, mas esperava-se ao menos que o clube brigasse por alguma coisa, uma classificação para a 2ª fase, por exemplo. Mas o que se viu foi um elenco fraco de dar dó, e quando se viu que a molecada da base tinha algum potencial, era tarde demais. A se lamentar também a perca do grande Sérgio Mangiullo, torcedor emblemáticos do Juventus.

Ainda na A2, menção honrosa à permanência do Rio Branco, menção mais honrosa ainda ao Capivariano, que não só foi digno, como brigou pelo acesso até o final, e só não levou no saldo de gols (afinal, não tinha como superar o Comercial depois dos 7 x 0 que este aplicou na Portuguesa). Menção nada honrosa à Ferroviária, que só escapou do rebaixamento no saldo de gols (-5 contra -6 do Noroeste). Que olhem os exemplos de São Carlos e Santacruzense para não caírem no mesmo erro.

Voltando para a A3, no que tange o grupo dos que permanecerão por aqui em 2014, muita coisa aconteceu. Por exemplo, o Flamengo perdeu a chance do acesso, mas viu o despertar de um ícone, o atacante Jackson, que após um jogo em que marcou 5 gols (os 5 x 2 contra a Francana), ganhou o apodo de "Jackson Five". Nessa toada, o atacante converteu outros 15 gols (grande parte deles comemoradas com coreografias isso depois do apelido), e terminou como o artilheiro da A3. Considerando que o Flamengo marcou um total de 49, a importância que Jackson Five para a equipe é óbvia. Achei válida a sacada, mas ao que tudo indica, o pessoal da Rede Vida discorda de mim, dado que preferiam uma alcunha em bom português (o que no frigir dos ovos, revela um certo desconhecimento de cultura pop). Da Rede Vida, e das transmissões em geral, essas quero destacar mais tarde. Também quero destacar a campanha do Joseense, que de candidato ao rebaixamento, acabou fazendo uma campanha mais do que digna, e brigou até o final por uma classificação para a 2ª fase. Aproveitando o gancho, dos clubes que subiram da Segunda Divisão, apenas o São Vicente não conseguiu permanecer na A3. Apesar de terem conseguido ao menos ficar, ainda assim me decepcionei um pouco com Votuporanguense e Novorizontino, mas como já foi dito, o objetivo principal foi obtido.

Dos rebaixados para Segunda Divisão de 2013, São Vicente, Palmeiras B, Barretos e União São João não demonstraram em momento algum que poderiam ter um destino diferente. Destes, o único que não jogará a B ano que vem é o Palmeiras B, que foi dissolvido pela matriz (contei sobre o último jogo da equipe, é só clicar aqui). O Barretos, que subiu de maneira polêmica, volta à Segundona em menos tempo que eu esperava (achava que o time ficaria na A3 um tempo até conseguir galgar o acesso para a A2). Da parte do São Vicente, estes romperam com a parceira (ou foi a parceira quem rompeu com o clube. Pessoalmente, acredito que foi um processo mútuo), que havia montado o elenco que foi vice-campeão da Segunda Divisão de 2012. Já o União São João será membro do grupo daqueles que jogaram todas as divisões do Paulista, mas pela porta dos fundos. Talvez a queda tenha sido mais acentuada pelo fato de que o União já alcançou a 1ª do Brasileiro. É um choque muito grande, de fato, e torço para que se recuperem disso.

Dito tudo isso, fico por aqui. Reconheço que isso aqui saiu muito, mas muito tempo depois dos fatos descritos. Seja como for, há mais por vir. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário