quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Fundações, Retornos e Re-fundações

Como em todo ano, na Segunda Divisão Paulista, alguns clubes voltam e outros deixam de existir. Em 2012, podemos ver 3 novos clubes, de 3 cidades distintas, que já abrigaram clubes profissionais, mais especificamente, Araçatuba, Pindamonhagaba e Presidente Prudente.

Em Araçatuba, há toda uma movimentação para que a Associação Esportiva Araçatuba volte em 2012. Em associação com Waldir Peres (grande goleiro nos anos 80) e sua empresa, as coisas já estão praticamente definidas para que o Canário volte ao profissionalismo, com projetos para escolinhas para a formação de atletas e um museu do futebol de Araçatuba, que justamente por sua rica história, motivou Waldir a investir no clube. O distintivo e o uniforme do clube foram alterados, o que para nós, não foi algo muito legal, mas se os torcedores gostarem, então tá bom.

Já em Presidente Prudente, a cidade convive com uma séria dificuldade no futebol profissional. Depois do afastamento da Prudentina das disputas profissionais e da dissolução do Corinthians, nenhum clube conseguiu se firmar na cidade. Prudentino, Oeste Paulista e mais recentemente Grêmio Prudente, não ficaram tempo o bastanta na cidade para criar um vínculo. A cidade possui um clube, o Presidente Prudente FC, fundado no começo da década de 90, mas este ainda não caiu nas graças da cidade. Agora, pretende-se preencher essa lacuna com um novo Grêmio Prudente. O projeto é encabeçado pelo treinador Antonio Carlos (com passagens por São Caetano e Palmeiras), Bernardo Fernandes e Adriano Gerlin, presidente do Oeste Paulista, que cederá a vaga na FPF para o novo clube. Ao contrário do antigo Grêmio Prudente (que nasceu como Grêmio Barueri, foi para Prudente, mas acabou voltando para a Grande São Paulo), que era um clube empresa, o novo Grêmio será um clube associativo, sem intenção de mudar de cidade.

Já em Pindamonhangaba, a única equipe que disputou o Campeonato Paulista foi a Ferroviária, e isso foi a um bom tempo. Agora, as autoridades municipais já foram para a sede da FPF se informar sobre os trâmites, mas nada sobre comissão técnica e afins foi definido.

Mais informações em breve, quando tivermos fotos dos times perfilados e dos estádios cheios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário