domingo, 27 de novembro de 2011

Sobre Futebol e Música


O futebol permite uma série de manifestações, e a música, é uma delas. A música está muito presente no futebol, seja nas arquibancandas, com a torcida cantando sem parar, ou em outras músicas. Mas se há algo que o futebol é rico, são o hinos. Todo clube no mundo tem um hino, cada qual com sua peculiaridade, mas com o mesmo objetivo, exaltar o clube, suas conquistas, sua torcida, sua cidade, e por aí vai. Cada um com sua história.

Essa será uma nova sessão no blog; futebol e música, ou músicas futebolísticas, como preferirem, e decidimos começar por algo que sempre quisemos escrever, mas que sabemos que não terá grande repercussão, não que esse blog tenha muita, mas isso terá menos ainda. Vemos isso como uma excentricidade nossa, mas de todo o jeito, vá lá.

Há a algum tempo, ouvimos o hino do Tocantinópolis Esporte Clube, do estado do Tocantins. No começo, demos aquela atenção que sempre se dá a algo de novo que encontramos num universo que conhecemos. "Bem, é um hino de clube", e hino de clube é aquilo, ou é bonito ou é um "hino", mas jamais, jamais, é feio. Se o hino ou o distintivo não são usais, é por quê é há um motivo para tal, podemos fazer uma exceção às camisas, pois fornecedores e patrocinadores podem estragar tudo, pois é raro uma camisa nascer estranha. Porém, não são todos os que compartilham dessa opinião, achincalhando a perfomance dos intérpretes do hino, além de alguns de trechos de letra.

Mas de todo o jeito, o hino do Verdão do Tocantins mobilizava muitos comentários, o que nos motivou a pesquisar sobre o mesmo, só pra passar o tempo. Pesquisando, descobrimos muitas coisas, não só sobre o hino, como também da equipe em si, e sobre o futebol tocantinense. Pra começar, apesar de constar oficialmente 1989 como ano de fundação do clube, o Tocantinópolis vinha de muito antes, não como uma equipe amador, mas como a seleção da cidade, o que gerava uma identificação muito grande com os cidadãos. A fundação do clube se deu com a criação do estado do Tocantins (antes da Constituição de 88, o Tocantins fazia parte de Goiás), que passou a ter um campeonato próprio, ainda que o profissionalismo tivesse vindo de maneira oficial só em 1993.

Tamanha identificação levou a algumas inovações até então nunca vistas no futebol tocantinense. A primeira delas foi uma torcida organizada, a Mancha Verde, fundada por duas senhoras torcedoras da equipe. Então, pra contribuir com a Mancha Verde, Lucas, o Despachante, compôs uma marchinha, algo nada sério, pra torcida cantar nas partidas. Essa música é baseada numa marchina de carnaval composta pela dupla Jota Sandoval e Carvalinho na década de 50, "Quem Sabe, Sabe". É algo interessante, único até; um hino composto em cima de uma marchinha de carnaval, composto cerca de 40 anos antes, e que mais interessante, Lucas, o despachante, nunca teve a ambição de compor um hino oficial, só queria ajudar a torcida e homenagear o clube, que adotou a música como hino, sem ter oficializado, sim, mas sem procurar compor outro.

Bem, é isso. Acabamos de ver que não falamos muito de música, acabamos a usando para escrever muitas coisas mais. É assim que boas conversas funcionam, começam num assunto e vão para outro, ou usam um pretexto para navegar em outras coisas. De todo o jeito, pretendemos continuar com isso aqui...

Ah, antes que esqueçamos, aí vão as músicas;

Hino http://www.youtube.com/watch?v=ShNCEzxywpI

Marchinha http://www.youtube.com/watch?v=CnQjPIiuG-s

Nenhum comentário:

Postar um comentário