segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Finalíssima da Segunda Divisão Paulista 2011 - Independente Campeão





O Independente de Limeira se sagrou campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, vencendo o Capivariano por 2 x 0, no estádio Comendador Agostinho Prada, em Limeira. Depois de perder a primeira partida em Capivari pelo mesmo placar, o Independente precisava de um resultado positivo. O 2 x 0 foi suficiente devido aos critérios de desempate, pois o Independente fez melhor campanha na competição.

A campanha dos dois clubes foi cheia de oscilações. Da parte do Capivariano, foram esportivas, quanto ao Independente, o negócio foi administrativo. Na primeira fase, o Capivariano fez uma campanha claudicante, com 5 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. Mas nas fases seguintes, o clube deslanchou, para a surpresa de muitos, e o artilheiro do certame é alvi-rubro; Romão, com 27 gols marcados. Se o Capivariano não era um candidato a figurante, poucos o colocavam como candidato ao acesso, ainda mais, finalista. Destaque também para a torcida de Capivari, que só no jogo da final, mandou 15 ônibus para Limeira.

Por sua vez, o Independente era cotado como postulante ao acesso, graças a uma parceria que daria um grande suporte financeiro, e justificou os prognósticos ao ter um aproveitamento de cerca de 86% na 1ª fase. Mas uma série de acontecimentos começavam a indicar que a boa fase não duraria muito tempo; em junho, a parceria foi rompida, o clube ficou sem o dinheiro, teve de mandar jogos no Limeirão, estádio da rival Inter, e quase deixa de jogar em Limeira. Ainda assim, boa parte da comissão técnica permaneceu no clube, e com todas as dificuldades, conseguiram o acesso e o título.

Sobre o jogo, o Capivariano começou a partida mais tranquilo, pois estava com a vantagem. Mas depois de 15, 20 min, o Independente colocou os nervos no lugar, tanto que aos 28 min, numa belíssima cobrança de falta de João Santos, inalcançável para o arqueiro. O Capivariano sentiu o baque, mas começava a retomar a confiança, quando aos 49 min Bismarck marca o 2º gol do Independente. Logo depois do gol, o juiz decretou o final da 1ª etapa, e os jogadores foram para o vestiário de maneiras bem distintas. O 2º tempo começou nervoso, com o Capivariano tentando reverter o quadro negativo, enquanto o Independente procurava jogar no erro do adversário, explorando os contra-ataques. A partir dos 25 min do 2º tempo, o Capivariano foi todo ao ataque, pois 1 gol lhe daria o título, passando a sufocar o Independente. Mas com a adoção dessa estratégia, os visitantes davam espaços, e o Independente teve 3 chances claras, que não soube aproveitar. O jogo seguiu nessa toada até o apito do juiz, aos 50 min. Festa em Limeira, com o 3º título do Galo da Vila Esteves na competição (as outras 2 conquistas foram em 1973 e 1999). Ou seja, teremos GaLeão (nome do derby entre Independente e Internacional) em 2012. Quanto ao Capivariano, todos esperam que ano que vem, o clube possa voltar a surpreender, e torcida para isso não faltará.

Porém nem tudo foi festa; houve uma briga entre os jogadores das duas equipes quando a partida acabou, por motivos ainda muito mal explicados. Além disso, o vestiário onde estava a equipe de Capivari foi invadido, e vários objetos foram roubados, de material esportivo à pertences pessoais dos jogadores. Lamentável. Que o que ocorreu após a final seja investigado, e as atitudes cabíveis sejam tomadas.

Ainda que tenha sido uma mancha no título do Independente, a conquista do título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2011 foi, no mínimo, brilhante.

Ficha Técnica
Independente 2 x 0 Capivariano
Gols - João Santos, de falta, aos 28 e Bismarck aos 49 minutos do primeiro tempo (IN)
Local - Estádio Comendador Agostinho Prada
Árbitro - Marcelo Rogério
Auxiliares - Alex Alexandrino e Fábio Rogério Baesteiro
Público e renda - não divulgados

Independente - Diego; Gilberto, Petterson e Márcio; Murilo Silva (Gustavo), Alexandre, Carlos Diego, João Santos (Marcelo) e Thiago Pereira; Leandro Neves e Bismarck (Daniel).
Técnico - Jorge Parraga.

Capivariano - Douglas; Oliveira, Lucas, Kelisson e Pedro Henrique; Régis, Adoniram
(Thiaguinho), João Paulo (Tom) e Ivanzinho; Romão e Alamir (William).
Técnico - Genildo Cavalcante.

Ocorrências - cartões amarelos para Thiago Pereira e Alexandre (IN); Oliveira, Tom e Thiaguinho (CAP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário