domingo, 20 de novembro de 2011

Hoje Inauguramos uma Sessão


Lembram-se da última postagem? Quando falamos que o retiro forçado nos fez pensar em coisas que eram óbvias, porém, não foram pensadas ainda, essa é uma delas; falar de livros sobre futebol. Se já falamos da relação do esporte com o cinema, já era mais do que tempo escrever sobre literatura, um verdadeiro serviço de utilidade pública, incentivando a leitura pelos rincões desse país, além de apresentar um pouco de nossa cultura futebolística para os leitores estrangeiros (sim, pessoas de outros países dão uma passada aqui, afinal, o que é mais globalizado do que o futebol?)

Hoje abordaremos o livro "Histórias do Futebol", de João Saldanha, figura conhecida no futebol brasileiro, o popular "João Sem-Medo". Formado jornalista, João teve sua primeira como técnico em 1957, no Botafogo, e é justamente essa passagem que serve como recorte temporal para o livro. Saldanha retrata como era o dia-a-dia no culbe, que contava com um esquadrão de lendas do futebol brasileiro; Nilton Santos, Didi, Garrincha, e tantos outros. Mostra a convivência entre eles, a personalidade deles, além é claro das artes de Garrincha, rapaz que gostava de farrear que só ele, e danado que só vendo. Outro tema abordado pelo livro é a organização do futebol brasileiro; em troca de algum dinheiro, os clubes faziam excursões absurdas, jogando 4 (ou mais) vezes por semana, com viagens desconexas e exaustivas, indo do Ceará para Minas, para dali ir para o Caribe, voltar à São Paulo, ir a Paris, e por aí vai. Saldanha sempre criticou a cartolagem dos clubes e das federações, e muito disso está no livro.

Assim sendo, se tiverem a oportunidade de pegar esse livro, o façam, e esperamos que tenham a sorte de encontrá-lo com um preço camarada, como nós encontramos (se não nos enganamos, foi uns R$7,00). Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário