terça-feira, 16 de novembro de 2010

Caxára de Fórfi...

Caxará de Fórfi
Carcanha de Grilo
Asa de Barata
Garrafão de Pinga
Nhéque de Portera
Jaqueta de Corô
Já que tá que fique!
3 veiz 5 é...
XV!XV!XV!

Com essa música parabenizamos o Esporte Clube XV de Piracicaba, por seus 96 anos de vitórias, sofrimentos e lutas. Um dos maiores Campeões do Interior Paulista ( 4 Títulos do Interior e 4 da Série A2) o XV é um dos poucos times da região que possui um título a nível nacional, a Série C de 95. Foi o primeiro time do interior paulista a chegar a uma final de Campeonato Paulista, em 76, quando perdeu para o Palmeiras, depois de jogos extremamente difíceis.

O XV vem passando por momentos difíceis, mas sua fiel torcida nunca o abandonou, e o Barão de Serra Negra continua, e continuará sendo, um caldeirão. Fica nosso apoio à essa tradicionalíssima equipe do interior paulista.

Mas para o que não é da região, fica a pergunta; Vila Abobrinha fica perto de Piracicaba? Nós sabemos, mas não diremos nadinha nadinha...


Além disso, o XV é prolífico em manifestações artísticas. O cartunista Rondineli, nativo da cidade, e um dos artistas mais conhecidos da região, concebeu um dos mais emblemáticos personagens do futebol caipira; o Nhô Quim.
E outro artista da região, o cantor Juninho Caipira, compôs uma das obras primas do cancionero futebolístico; "Viva o XV de Piracicaba":
Arrastei o meu banquinho e me sentei lá num cantinho
Por que veio a inspiração
Para contar essa história, gravada em minha memória
E que me traz emoção
Eu ainda era pequeno, sete anos, mais ou menos
Me tornei conhecedor
Que havia na cidade um time bão de verdade
E já fiquei torcedor
Ouvia o rádio anunciar que o time ia jogar
E eu queria ir torcer
Sentar na arquibancada e ir vibrar com as jogadas
Que o time ia fazer
E foi assim, certo dia, para minha grande alegria
Meu pai me fez um negócio
No Clube, ele me levou, e lá mesmo me entregou
Minha carteira de sócio
Então eu podia ir...lá no estádio, aplaudir
Pular, vibrar de emoção
Disso tudo, ainda lembro, ver o XV de Novembro
Meu time do coração
O uniforme zebrado, tão bonito e respeitado
Pelos times brasileiros
No gramado, o XV entrava e a vitória conquistava
Um esquadrão verdadeiro
O XV ficou famos, até em jogo amistoso
Era difícil perder
Jogava sempre com raça, e no final...levava a taça
Fazia por merecer
Pro XV, não tinha páreo! Qual fosse o adversário
Fazia termer o Barão
As vitórias em fileiras, contra o Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians, do povão
Olha moço! Muito tempo já passou, mas quinzista ainda eu sou
E vou continuar assim
Porque essa paixão não acaba
Então viva Piracicaba
E viva o querido Nhô Quim


Nenhum comentário:

Postar um comentário