domingo, 14 de novembro de 2010

Virada de Mesa

É, isso ainda existe no futebol brasileiro. Se no grande palco isso não ocorre, pelo menos as vistas, onde a grande mídia, que está localizada na região Sul-Sudeste, não chega, come solta. Recentemente, houve uma reunião entre os presidentes da Liga do Nordeste sobre o Nordestão 2011. E o polêmico presidente da Federação Sergipana, Carivaldo Souza, colocou mais uma estrelinha em sua cartolina. Com o apoio de outros cartolas, conseguiu estipular que não haveria rebaixamento no Nordestão 2010. Com isso, o lanterna da competição, o Sergipe, da capital Aracaju, estaria na elite da liga regional no próximo ano. Além disso, a nível estadual, adiou o início do Campeonato Sergipano para fevereiro, um mês depois do Campeonato do Nordeste.
Mas por quê isso? Bem, as duas equipes que representam o Sergipe na competição são da capital. Além do já citado Sergipe, temos o Confiança. Como o Nordestão será no início do ano, as duas equipes receberão R$500 mil ainda em dezembro desse ano. R$ 500 mil é uma fortuna para os padrões sergipanos, e as duas equipes da capital poderão montar um elenco forte para o estadual, em detrimento das equipes do interior. Isso vai de choque às pretensões do Itabaiana, o maior time do interior do estado, de participar da liga regional no próximo ano, além da manobra de beneficiar os times da capital no estadual.
Isso tudo colabora para diminuir a credibilidade do torneio. Já se especula que novamente o Sport Recife vai deixar a competição, e pra piorar a situação, Naútico e Santa Cruz também estudam largar a competição. Os clubes de maior projeção (os que estão na Série A e B do Brasileiro) mandam times reservas, e os outros fazem virada de mesa. Se continuar do jeito que está, o futebol brasileiro ficará ainda mais polarizado, não por que o Sul-Sudeste seja melhor, mas porque é menos pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário