domingo, 28 de novembro de 2010

Máh! Olha só...


Não sei se todos aqui conhecem Oleguer Presas. Oleguer ficou famosos por ser um dos jogadores mais toscos do Barcelona. Tá bom que fica fácil parecer ruim no time do Barcelona, mas Oleguer não só parecia, era fraco. E ainda é, tanto que é reserva no time do Ajax, que não se compara ao mítico Ajax dos anos 70 e ao time da década de 90 que surpreendeu o mundo. Mas ele é esforçado, tanto que diversas vezes jogou contundido e improvisado (pois ser ruim e não ser esforçado é esculachar).


Mas uma notícia nos surpreendeu recentemente. Oleguer estava presente numa manifestação dos Sem-Teto de Amsterdam, dando total apoio, e passando desapercibido, exceto por alguns torcedores do Ajax e por alguns jornalistas que cobriam a manifestação, que o viram. A diretoria do Ajax logo se manifestou, dizendo que não tinha nada a ver com aquilo, e que eram opiniões pessoais do atleta. Pesquisando, descobrimos que um fator que atrasou sua carreira foi a sua graduação em Economia. Oleguer, apesar de sua (falta de) técnica, era amado pelos barcelonistas, pois se posicionou a favor da indepedência da Catalunha, com um viés esquerdista, além de fazer críticas públicas ao fascismo no futebol a ao ascenso da direita na Europa. Em seu livro "Camí d'Ítaca (Caminho de Ítaca), aborda esses fatores políticos, além das reações ao título do Campeonato Espanhol do Barcelona em 2004-05. Mas polemizou quando escreveu um artigo em basco defendendo uma liderança do ETA que estava presa, além de se posicionar de maneira favorável não só a indepedência catalã, mas do País Basco e de outras províncias que divergissem de Madrid. A reação a isso foram fortes críticas em Madrid e a perca do apoio da forncedora Kelme (que alegou apoiar atletas, não políticos), e a aclamação no País Basco e na Catalunha.


Isso é uma das coisas mais inusitadas que passaram por aqui nesse um ano e quebradinho do blog, mas é algo legal. Damos nosso apoio a Oleguer, e que um dia, ele possa aprender a joga futebol em alto nível, para poder fazer uma boa apresentação no jogo beneficiente em Chiapas, que está combinando com o Sub-comandante Marcos. (ps: estou em dúvida em qual seção coloco isso, pois é político, mas é folclórico)

Um comentário: