quinta-feira, 26 de maio de 2011

Discriminação

Recentemente, estamos vendo vários escandâlos sobre práticas discriminatóris no futebol. Por exemplo, na Federação Francesa existia um sitema de cotas para negros, imigrantes e descendentes destes em todas as categorias da seleção francesa. Outro fato que vai na mesma direção, mas que não ganhou tanta repercussão, foi o da Federação Nigeriana ter afastado jogadoras homossexuais da seleção feminina. Organizou-se um tipo de caças-as-bruxas, e nas palavras de alguns dirigentes, esse é um "problema do passado".


Tais acontecimentos tem como motivação contradições que existem em seus respectivos países. Na França existe a questão da exclusão dos imigrantes, oriundos de ex-colônias que o governo francês explorou por séculos, e que atualmente, são marginalizados pelo atual sistema. Sobre o caso nigeriano, não podemos falar muito, pois não temos muitas informações sobre a realidade do país. Não sabemos o que pode ter motivado esse comportamento.


Em momentos de crise política e econômica, tais contradições tendem a se evidenciar, e infelizmente veremos mais manifestações do genêro. Mas em relação a esses dois casos, o mínimo que exigimos é uma retratação e a o fim de tais políticas por parte das federações da França e da Nigéria, que vão contra os preceitos amplamente divulagados (mas não tão praticados) pela FIFA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário